Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 41 semanas de gestação

Com 41 semanas de gestação, o bebê está completamente formado e pronto para nascer, mas se ele ainda não nasceu, é provável que o médico aconselhe a indução do parto para estimular as contrações uterinas, até no máximo 42 semanas de gestação.

O nascimento do bebê deve acontecer nesta semana porque após as 42 semanas a placenta estará envelhecida e não poderá suprir todas as necessidades do bebê. Por isso, se você já está com 41 semanas e não apresenta contrações e a barriga não fica dura, o que se pode fazer é caminhar por pelo menos 1 hora por dia para estimular as contrações.

Pensar no bebê e se preparar mentalmente para o parto também ajuda no desenvolvimento do trabalho de parto.

Desenvolvimento do bebê - 41 semanas de gestação

Todos os órgãos do bebê estão devidamente formados, mas quanto mais tempo ele passar dentro da barriga da mãe, mais gordura ele terá acumulado e terá recebido uma maior quantidade de células de defesa, ficando assim com o sistema imune mais fortalecido.

Tamanho do bebê com 41 semanas de gestação

O bebê com 41 semanas de gestação tem cerca de 51 cm e pesa, em média, 3,5kg.

Fotos do bebê com 41 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 41 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 41 semanas de gestação

Alterações na mulher com 41 semanas de gestação

A mulher com 41 semanas de gestação pode ficar cansada e sentir falta de ar. O tamanho da barriga pode incomodar para ficar sentada e para dormir e por vezes ela pode pensar que seria melhor que o bebê já estivesse do lado de fora.

As contrações podem se iniciar a qualquer momento e tendem a ficar cada vez mais fortes e doloridas. Se deseja um parto normal, ter relações sexuais pode ajudar a agilizar o trabalho de parto e assim que as contrações começarem, deve anotar o horário e com que frequência chegam para avaliar o andamento do trabalho de parto. Veja: Sinais do trabalho de parto.

Em alguns casos antes das contrações começarem, a bolsa pode romper e nesse caso deve-se ir logo para o hospital para evitar infecções.

Veja também:

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:


Carregando
...