Desenvolvimento do bebê - 10 semanas de gestação

Atualizado em janeiro 2024
10 semanas de gravidez
Faltam 31 semanas
morango
O seu bebê é do tamanho de um morango.
Equivale ao mês:
2ª semana do 3º mês
Equivale aos dias:
64 a 70 dias de gestação

Na 10ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pela formação de ossos e cartilagens, dos canais auditivos, narinas e cotovelos. Nesta fase, a cabeça do bebê ainda é maior que o resto do corpo, todos os dentes de leite já estão formados e o maxilar e os músculos do rosto responsáveis pela sucção começam a se desenvolver.

Durante essa semana, com o crescimento do útero, a barriga pode ficar levemente arredondada e a mulher pode sentir dor na pelve, devido a ação dos hormônios que esticam os ligamentos da pelve para acomodar o bebê que cresce a cada dia e para preparar o corpo da mulher para o parto no futuro.

Nesta fase, a mulher pode continuar a ter enjoos matinais, azia, sensação de queimação no estômago ou vontade de urinar com frequência.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

As principais características do desenvolvimento do bebê na 10ª semana da gestação são:

  • Os canais auditivos, o lábio superior e as narinas estão se formando, e os músculos do rosto que permitem sugar e mastigar começam a ser desenvolvidos e os maxilares já contém todos os dentes de leite do bebê;
  • A cabeça do bebê ainda é grande e os olhos começam a se aproximar e estão cobertos pelas pálpebras;
  • O coração está totalmente formado e bate 180 vezes por minuto, sendo de 2 a 3 vezes mais rápido do que o coração da mulher;
  • Os ossos e as cartilagens estão se formando, os dedos das mãos e dos pés estão mais alongados e nas pernas estão se desenvolvendo os joelhos e os tornozelos;
  • Os braços desenvolveram os cotovelos, que já dobram
  • As unhas das mãos e dos pés e cabelos começarão a ficar visíveis a partir desta semana;
  • O estômago do bebê começa a produzir sucos digestivos, os rins formam maiores quantidades de urina e, se for um menino, o bebê já produz testosterona.

A maioria dos órgãos vitais do bebê, como rins, fígado, cérebro e pulmões, estão funcionando, mas continuarão a amadurecer durante o período restante da gravidez.

Além disso, o bebê também já possui os órgãos sexuais internos, mas os órgãos sexuais externos ainda não se desenvolveram.

Tamanho do bebê

O tamanho do bebê com 10 semanas de gestação é de 3,5 a 4 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de um morango.

Mudanças no corpo da mulher

Na 10ª semana de gravidez, o útero da mulher tem o tamanho aproximado de uma laranja e a barriga já pode ser percebida, mostrando-se levemente arredondada.

A mulher pode sentir dor na pelve, porque os ligamentos e os músculos que sustentam o útero, começam a ficar mais esticados para acomodar o bebê e preparar o corpo para o futuro parto.

Os sintomas de enjoo matinal, prisão de ventre, cansaço excessivo e vontade frequente de urinar, azia, sensação de queimação no estômago e as variações emocionais da gravidez, podem continuar. Além disso, a mulher também pode ficar com mais fome do que o normal.

Cuidados durante a 10ª semana

Na 10ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

  • Enjoo matinal: Comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia. Se os enjoos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez. Veja alguns remédios indicados para enjoo na gravidez;
  • Prisão de ventre: Comer mais fibras na forma de cereais integrais, frutas e vegetais frescos; beber bastante água e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico;
  • Dor na pelve: Fazer alongamentos leves e movimentos suaves podem ajudar a aliviar o desconforto. Se a dor não melhorar, é aconselhado entrar em contato com o médico imediatamente;
  • Aumento da fome: Priorizar uma alimentação saudável, incluindo frutas, legumes e verduras frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras. Veja como deve ser alimentação na gravidez.

É importante também seguir todas as orientações médicas e tomar somente o ácido fólico e/ou outros suplementos indicados pelo médico.

Principais exames

Alguns exames que podem ser prescritos pelo médico na 10 ª semana de gravidez são a translucência nucal e o exame de sangue. que ajudam a avaliar o risco de malformações ou alterações genéticas no bebê, como onfalocele, síndrome de Down, síndrome de Edwards e síndrome de Patau.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro