Desenvolvimento do bebê - 9 semanas de gestação

Atualizado em janeiro 2024
9 semanas de gravidez
Faltam 32 semanas
azeitona
O seu bebê é do tamanho de uma azeitona.
Equivale ao mês:
início do 3º mês
Equivale aos dias:
57 a 63 dias de gestação

Na 9ª semana de gestação, o bebê já é considerado um feto e o desenvolvimento é marcado pelo desaparecimento da cauda embrionária e a continuação da formação dos órgãos internos. Nesta fase, a cabeça do bebê é mais arredondada, os primeiros dentinhos começam a se formar dentro da gengiva e o nariz e as orelhas estão mais desenvolvidos.

Durante essa semana, com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga começa a ser notada, e a mulher pode continuar a ter enjoos matinais, mudança de humor, azia, sensação de queimação no estômago, inchaço ou vontade de urinar com frequência.

Além disso, nessa fase é comum também a mulher apresentar coceira nos seios, mudança de cor nos mamilos, que podem ficar mais escurecidos, e sensação de peso e sensibilidade nos seios, devido às alterações hormonais.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

As principais características do desenvolvimento do bebê na 9ª semana da gestação são:

  • A cabeça do bebê equivale a metade do seu tamanho, os olhos estão bem separados e as pálpebras continuam a se formar e cobrir mais os olhos;
  • Pequenos botões de dente que se transformarão nos dentes de leite começam a se desenvolver dentro da gengiva;
  • A cauda embrionária desaparece e o bebê começa a parecer mais com uma pessoa pequena;
  • As mãos e pés tornam-se semelhantes a remos e os dedinhos das mãos e dos pés ficam mais visíveis, assim como os lóbulos das orelhas e a ponta do nariz.
  • As articulações dos ombros, tornozelos e punhos do bebê já funcionam, ajudando o bebê a se mexer livremente dentro do saco amniótico.

Além disso, os principais órgãos internos, como coração, cérebro, pulmões, rins e intestino, continuam a se desenvolver.

Tamanho do bebê

O tamanho do feto com 9 semanas de gestação é de 2,5 a 3 centímetros, sendo equivalente ao tamanho de uma azeitona.

Mudanças no corpo da mulher

Na 9ª semana de gravidez, sintomas como enjoos matinais, inchaço, vontade frequente de urinar, azia, queimação e alteração de humor podem continuar. Além disso, também pode ocorrer coceira nos seios, sensação de mamas grandes, pesadas e sensíveis ao toque, devido ao aumento das glândulas de leite e do tecido adiposo, e os mamilos podem escurecer devido às alterações hormonais.

O cansaço excessivo é muito comum nesta fase e pode continuar até o final do terceiro trimestre, pois o corpo está se preparando para a maternidade e o metabolismo e os níveis de hormônios no corpo aumentam significativamente, o que causa uma diminuição de glicose no sangue e da pressão arterial, aumentando a sensação de cansaço.

Nesta fase, o útero continua expandindo para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar cólicas leves na mulher. No entanto, se a cólica for forte ou se sentir outras dores, como dor lombar, deve-se procurar o obstetra imediatamente.

Cuidados durante a 9ª semana

Na 9ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como: 

  • Enjoo matinal: Se os enjoos forem muito intensos, o médico poderá indicar o uso de remédio para enjoos. Uma boa dica para diminuir o enjoo na gravidez é comer pequenas refeições com frequência ao longo do dia. Veja outras formas de aliviar o enjoo na gravidez;
  • Vontade de urinar frequentemente: Não prender a urina e beber muita água para manter o corpo hidratado. No caso de sentir queimação na hora de urinar, deve-se comunicar ao médico pois pode ser indicativo de infecção urinária;
  • Azia ou queimação no estômago: Comer refeições menores ao longo do dia, evitar grandes refeições à noite, evitar deitar logo após as refeições e evitar alimentos picantes ou gordurosos;
  • Cansaço excessivo: Descansar durante o dia, se possível, ir para a cama um pouco mais cedo à noite, podem ajudar a diminuir o cansaço e aumentar a disposição;
  • Coceira nos seios: Aplicar cremes hidratantes ou óleos podem ajudar a diminuir esse desconforto. Existem produtos específicos para serem utilizados na gravidez que podem ser indicados pelo médico; 
  • Cólicas leves: Sentar ou deitar, tomar um banho quente iu fazer exercícios de relaxamento podem diminuir as cólicas leves. No entanto, em caso de cólicas fortes, deve-se comunicar ao médico imediatamente ou procurar o pronto-socorro mais próximo.

Além disso, é importante também manter uma alimentação balanceada, beber pelo menos 12 copos de água por dia, praticar atividades físicas recomendadas pelo médico e descansar sempre que possível. Outro cuidado importante é continuar tomando as vitaminas pré-natal indicadas pelo médico e evitar o uso de medicamentos por conta própria.

Principais exames

Na 9ª semana de gestação, o obstetra pode solicitar a ultrassonografia, para confirmar a localização e desenvolvimento do bebê.

Além disso, em casos de mulheres grávidas com mais de 35 anos, o médico também pode indicar o exame de sangue para avaliar a proteína plasmática A associada à gravidez (PAPP-A) e a beta-hCG livre.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro