Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dermatose papulosa nigra: o que é, causas, sintomas e tratamento

A dermatose papulosa nigra é uma condição da pele caracterizada pelo aparecimento de pápulas pigmentadas, de coloração marrom ou preta, que se manifestam predominantemente no rosto, pescoço e tronco, e não causam dor.

Esta condição é mais comum em pessoas com pele negra e asiáticos, porém, embora seja raro, também pode ocorrer em caucasianos. Além disso, também é mais comum em mulheres a partir dos 60 anos.

Geralmente, não é necessário tratamento, a não ser que a pessoa o deseje fazer por questões estéticas. Algumas das técnicas que podem ser usadas são a curetagem, o laser ou a aplicação de nitrogênio líquido, por exemplo. 

Dermatose papulosa nigra: o que é, causas, sintomas e tratamento

Possíveis causas

Pensa-se que a causa que esteja na origem da dermatose papulosa nigra seja um defeito no desenvolvimento do folículo pilossebáceo, que também é influenciado por fatores genéticos. Por isso, é provável que cerca de 50% das pessoas com história familiar de dermatose papulosa nigra venham a sofrer desta condição.

As pápulas costumam surgir em regiões do corpo expostas ao sol, o que indica que a luz ultravioleta também tem influência na formação das pápulas.

Alguns investigadores também consideram que a dermatose papulosa nigra é uma variante da ceratose seborreica em pessoas com pele escura. Saiba mais sobre esta e outras condições em que surgem manchas escurar na pele.

Quais os sinais e sintomas

Os sinais e sintomas característicos da dermatose papulosa nigra são o surgimento de múltiplas pápulas, de cor marrom ou preta, arredondadas, planas e superficiais, que não causam dor.

Geralmente, numa fase inicial, as lesões apresentam uma superfície lisa e, mais tarde, podem tornar-se ásperas, semelhantes a verrugas ou apresentar um formato filiforme.

Como é feito o tratamento

A dermatose papulosa nigra não necessita de tratamento porque não causa dor nem desconforto. Porém, em alguns casos, pode ser feito por razões estéticas através da curetagem, laser, excisão, eletrofulguração ou aplicação de nitrogênio líquido.

Bibliografia >

  • LEUNG, Alexander K. C. et. al.. Dermatosis Papulosa Nigra. Enliven Archive: Clinical Dermatology. Vol.1. 5.ed; 2015
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem