Eczema numular: o que é, causas, sintomas e tratamento

O eczema numular, também conhecido como dermatite numular, é uma inflamação na pele que leva ao surgimento de manchas vermelhas em forma de moeda e que causam coceira intensa, podendo levar à descamação da pele.

Esse tipo de dermatite é mais frequente no inverno, devido ao ressecamento da pele, e é mais comum em adultos entre 40 e 50 anos, mas também pode surgir em crianças.

O diagnóstico é feito por um dermatologista através da observação das características das manchas e dos sintomas relatados pela pessoa. Após a confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar o início do tratamento mais adequado para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de medicamentos ou pomadas.

Eczema numular: o que é, causas, sintomas e tratamento

Principais sintomas

O eczema numular é caracterizado pela presença de manchas vermelhas em forma de moeda em qualquer parte do corpo, sendo as áreas mais frequentes as pernas, antebraço, mãos e dorso dos pés. Outros sintomas desse tipo de eczema são:

  • Coceira intensa na pele;
  • Formação de pequenas bolhas, que podem romper e formar crostas;
  • Ardência da pele;
  • Descamação da pele.

É importante que o dermatologista seja consultado assim que foram identificados os sintomas da eczema numular, pois assim é possível que seja feita a avaliação das lesões da pele e seja feito o diagnóstico, sendo importante que seja feito o diagnóstico diferencial para outras doenças que afetam a pele.

Causas do eczema numular

As causas do eczema numular ainda não são totalmente esclarecidas, no entanto acredita-se que pode estar relacionado com a dermatite atópica.

Alguns fatores podem favorecer o aparecimento dos sintomas, como ressecamento da pele, devido a banhos quentes, clima seco ou frio excessivo, contato da pele com fatores que causam irritação, como detergentes e tecido, além de infecções bacterianas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para eczema numular é indicado pelo dermatologista e normalmente é feito com o uso de medicamentos orais ou pomadas de contendo corticoides ou antibióticos. Além disso, é importante tomar bastante água para manter a pele hidratada e evitar tomar banhos muito quentes.

Uma forma de complementar o tratamento para eczema numular é a fototerapia, também conhecido como a terapia com luz ultravioleta. Confira mais detalhes do tratamento para eczema.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Eczema. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/eczema/70/>. Acesso em 23 Set 2021
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Eczema. Disponível em: <http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/NHG%2038%20Eczema(1).pdf>. Acesso em 23 Set 2021
  • NOGUEIRA, Catarina P.; SOUTO, Inês V.; BRANDÃO, Margarida; ROCHA, Rui. Eczema numular - um desafio diagnóstico. Rev Port Med Geral Fam. Vol 35. 330-334, 2019
  • ANTUNES, Adriana A.; SOLÉ, Dirceu; CARVALHO, Vânia O. et al. Guia prático de atualização em dermatite atópica - Parte I: etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Posicionamento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Arq Asma Alerg Imunol. Vol 2. 1 ed; 131-156, 2017
Mais sobre este assunto: