Eczema numular: o que é, causas, sintomas e tratamento

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
setembro 2021

O eczema numular, também conhecido como dermatite numular, é uma inflamação na pele que leva ao surgimento de manchas vermelhas em forma de moeda e que causam coceira intensa, podendo levar à descamação da pele.

Esse tipo de dermatite é mais frequente no inverno, devido ao ressecamento da pele, e é mais comum em adultos entre 40 e 50 anos, mas também pode surgir em crianças.

O diagnóstico é feito por um dermatologista através da observação das características das manchas e dos sintomas relatados pela pessoa. Após a confirmação do diagnóstico, o médico pode indicar o início do tratamento mais adequado para aliviar os sintomas, podendo ser recomendado o uso de medicamentos ou pomadas.

Principais sintomas

O eczema numular é caracterizado pela presença de manchas vermelhas em forma de moeda em qualquer parte do corpo, sendo as áreas mais frequentes as pernas, antebraço, mãos e dorso dos pés. Outros sintomas desse tipo de eczema são:

  • Coceira intensa na pele;
  • Formação de pequenas bolhas, que podem romper e formar crostas;
  • Ardência da pele;
  • Descamação da pele.

É importante que o dermatologista seja consultado assim que foram identificados os sintomas da eczema numular, pois assim é possível que seja feita a avaliação das lesões da pele e seja feito o diagnóstico, sendo importante que seja feito o diagnóstico diferencial para outras doenças que afetam a pele.

Causas do eczema numular

As causas do eczema numular ainda não são totalmente esclarecidas, no entanto acredita-se que pode estar relacionado com a dermatite atópica.

Alguns fatores podem favorecer o aparecimento dos sintomas, como ressecamento da pele, devido a banhos quentes, clima seco ou frio excessivo, contato da pele com fatores que causam irritação, como detergentes e tecido, além de infecções bacterianas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para eczema numular é indicado pelo dermatologista e normalmente é feito com o uso de medicamentos orais ou pomadas de contendo corticoides ou antibióticos. Além disso, é importante tomar bastante água para manter a pele hidratada e evitar tomar banhos muito quentes.

Uma forma de complementar o tratamento para eczema numular é a fototerapia, também conhecido como a terapia com luz ultravioleta. Confira mais detalhes do tratamento para eczema.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em setembro de 2021. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. Eczema. Disponível em: <http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/NHG%2038%20Eczema(1).pdf>. Acesso em 23 set 2021
  • NOGUEIRA, Catarina P.; SOUTO, Inês V.; BRANDÃO, Margarida; ROCHA, Rui. Eczema numular - um desafio diagnóstico. Rev Port Med Geral Fam. Vol 35. 330-334, 2019
Mostrar bibliografia completa
  • ANTUNES, Adriana A.; SOLÉ, Dirceu; CARVALHO, Vânia O. et al. Guia prático de atualização em dermatite atópica - Parte I: etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Posicionamento conjunto da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia e da Sociedade Brasileira de Pediatria. Arq Asma Alerg Imunol. Vol 2. 1 ed; 131-156, 2017
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Eczema. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/eczema/70/>. Acesso em 23 set 2021
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.