Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é dermatite numular e principais sintomas

A dermatite numular ou eczema numular é uma inflamação na pele que leva ao surgimento de manchas vermelhas em forma de moeda e que causam coceira intensa, podendo levar à descamação da pele. Esse tipo de dermatite é mais frequente no inverno, devido ao ressecamento da pele, e é mais comum em adultos entre 40 e 50 anos, mas também pode surgir em crianças. Saiba como identificar e tratar o eczema.

O diagnóstico é feito por um dermatologista através da observação das características das manchas e dos sintomas relatados pela pessoa. Entenda como é feito o exame dermatológico.

O que é dermatite numular e principais sintomas

Principais sintomas de dermatite numular

A dermatite numular é caracterizada pela presença de manchas vermelhas em forma de moeda em qualquer parte do corpo, sendo as áreas mais frequentes as pernas, antebraço, palma das mãos e dorso dos pés. Outros sintomas dessa dermatite são:

  • Coceira intensa na pele;
  • Formação de pequenas bolhas, que podem romper e formar crostas;
  • Ardência da pele;
  • Descamação da pele.

As causas do eczema numular ainda não estão muito bem esclarecidas, porém esse tipo de eczema normalmente está relacionado ao ressecamento da pele, devido a banhos quentes, clima seco ou frio excessivo, contato da pele com fatores que causam irritação, como detergentes e tecido, além de infecções bacterianas.

Como é feito o tratamento

O tratamento para dermatite numular é indicado pelo dermatologista e normalmente é feito com o uso de medicamentos orais ou pomadas de contendo corticoides ou antibióticos. Além disso, é importante tomar bastante água para manter a pele hidratada e evitar tomar banhos muito quentes.

Uma forma de complementar o tratamento para eczema numular é a fototerapia, também conhecido como a terapia com luz ultravioleta.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar