Dente escurecido: o que pode ser (e o que fazer)

O dente escurecido é uma condição mais frequente em crianças, que normalmente acontece após um trauma direto no dente ou uso de alguns antibióticos, por exemplo.

No entanto, o escurecimento dentário também pode acontecer em adultos, sendo que as causas mais comuns são tratamentos de canal ou a ingestão frequente de alimentos ou bebidas que possam manchar os dentes.

É importante que o dentista seja consultado para que seja identificada a causa do dente escurecido e, assim, seja iniciado o tratamento, caso seja necessário.

Imagem ilustrativa número 2

O que pode ser o dente escurecido

As principais causas de dente escurecido são:

1. Pancadas no dente

Pancadas no dente causadas por queda ou acidente de trânsito ou no esporte, por exemplo, podem deixar o dente escurecido, com uma cor cinza, marrom ou preta.

Isso porque o trauma direto nos dentes pode causar danos nos vasos sanguíneos e sangramento no interior do dente ou lesionar nervos da polpa dentária resultando em necrose pulpar.

Essa coloração escura no dente pode se desenvolver ao longo do tempo e até surgir alguns anos após o trauma.

O que fazer: deve-se consultar o dentista o mais rápido possível para avaliar a vitalidade do dente. 

Se necessário, pode ser feito o tratamento do canal e remoção do tecido morto do dente e clareamento interno para restaurar a cor e a função do dente.

Além disso, é recomendado que após um trauma no dente, seja feito acompanhamento com o dentista a cada 6 meses.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Cáries

Algumas cáries que surgem na parte inferior ou por trás do dente podem causar escurecimento do dente sem o aspecto característico da cárie.

Além disso, a cárie avançada pode provocar a morte da polpa do dente, deixando o dente escurecido, com cor marrom ou preta.

O que fazer: o tratamento é feito pelo dentista com restauração do dente através da remoção da cárie e de todo o tecido infectado ou até tratamento de canal. Entenda como é feito o tratamento de cáries.

3. Tártaro

O tártaro é o acúmulo de bactérias nos dentes causado por má higiene bucal, hábito de fumar, uso de aparelhos ortodônticos ou menor produção de saliva.

Isso pode deixar o dente escurecido, apresentando manchas amarelas, marrons ou pretas nos dentes, além de mau hálito. 

Leia também: Mancha no dente: 11 causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/mancha-no-dente

O que fazer: deve-se consultar o dentista para a remoção do tártaro acumulado no dente, para promover seu clareamento.

Além disso, é importante manter a escovação dos dentes de forma correta, com uma escova macia ou elétrica e utilizar o fio dental diariamente. Veja como escovar os dentes corretamente.

4. Uso de antibióticos

Alguns antibióticos, como tetraciclina e doxiciclina, podem deixar o dente escurecido se usados na infância. 

Isso acontece porque, até os 7 anos, os dentes ainda estão se formando e precisam de cálcio. 

Esses remédios se ligam ao cálcio dos dentes em desenvolvimento, causando manchas escuras, amareladas, marrons, cinzas ou pretas permanentes.

O que fazer: o dentista pode fazer o tratamento com clareamento do dente, nos casos mais leves, ou indicar a colocação de facetas dentárias, lente de contato dental ou coroas para cobrir o dente escurecido. 

Leia também: Lente de contato dental: vantagens, desvantagens e tipos tuasaude.com/lente-de-contato-dental

5. Hábitos de vida

Alguns hábitos de vida, como beber muito café, fumar, ou consumir vinho tinto e refrigerantes de cola com frequência podem escurecer os dentes aos poucos.

Isso porque o esmalte do dente, que é sua camada mais externa, pode ficar manchada.

O que fazer: o dentista pode fazer um tratamento de clareamento do dente no consultório ou indicar kits de clareamento para serem usados em casa. Veja as principais opções de tratamento para clareamento dos dentes

Além disso, para evitar novas manchas que podem deixar o dente escurecido, é importante evitar o consumo dessas bebidas e parar de fumar.

6. Tratamento de canal

O tratamento de canal com remoção incompleta de tecidos do dente ou o uso de obturações de amálgama também podem deixar o dente escurecido ao longo do tempo.

O que fazer: o dentista pode fazer o clareamento interno do dente, no caso de tratamento de canal incompleto, ou colocar coroa ou facetas dentárias para cobrir as manchas escuras.

Já no caso das obturações de amálgama, o dentista pode trocar a obturação por materiais da cor do dente. Veja como é feita a obturação do dente

7. Infecção na polpa do dente

A infecção na polpa do dente, conhecida como pulpite, pode dificultar a circulação de sangue para o dente, deixando-o escurecido.

A pulpite pode ser causada por traumas no dente, cáries ou bruxismo, por exemplo.

O que fazer: deve-se consultar o dentista para identificar a causa da pulpite e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.

Desta forma, o tratamento pode envolver limpeza e restauração do dente, canal, ou colocação de placa de bruxismo à noite.

8. Envelhecimento

O envelhecimento natural do corpo pode provocar desgaste do esmalte dos dentes, deixando a dentina, que é mais amarela, exposta.

Isso pode deixar os dentes mais escurecidos ou amarelados. Veja outras causas dente amarelado.

O que fazer: o dentista pode recomendar o tratamento com clareamento dental no consultório médico ou em casa.

Quando ir ao dentista

É aconselhado ir ao dentista quando existe suspeita de que o escurecimento do dente surgiu devido a uma cárie, infecção do dente, uso de medicamentos ou acúmulo de placa bacteriana, pois são situações que necessitam de um tratamento mais específico.

Já nas outras situações, é recomendado consultar o dentista quando o dente não volta à cor normal após algumas semanas ou quando surgem outros sintomas como:

  • Dor intensa que não melhora;
  • Sangramento da gengiva;
  • Dente abanando;
  • Inchaço da gengiva.

Além disso, qualquer outro sintoma mais genérico, como febre, também deve ser avaliado por um profissional.

Vídeos relacionados

CLAREAMENTO DENTAL faz mal para os dentes?

09:00 | 21.157 visualizações

Como tratar gengivite e mau hálito

07:48 | 168.342 visualizações

ALIMENTOS QUE PREVINEM CÁRIES

04:03 | 73.197 visualizações