Síndrome de Haglund: o que é, como identificar e tratamento

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
janeiro 2022

A síndrome de Haglund ou deformidade de Haglund é uma alteração do osso e dos tecidos no pé, caracterizado pela presença de uma pontinha óssea na parte superior do calcanhar que leva ao desenvolvimento de uma inflamação nos tecidos à sua volta, entre o calcanhar e o tendão de Aquiles, podendo causar bursite. 

Geralmente, a síndrome de Haglund é mais comum em mulheres jovens, principalmente por causa do uso de sapatos altos apertados, embora também possa se desenvolver nos homens, causando sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão no calcanhar. 

O tratamento da síndrome de Haglund deve ser orientado pelo ortopedista, que pode indicar mudanças no tipo e na altura dos sapatos, o uso de remédios para reduzir a inflamação, fisioterapia, e em alguns casos, cirurgia.

Como identificar

A síndrome de Haglund pode ser identificada através de sinais e sintomas que aparecem na parte de trás do calcanhar e incluem:

  • Formação de um caroço duro;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor ou desconforto.

Além disso, é comum que a dor piore devido ao uso constante de sapatos duros que comprimem ou pressionam a ligação entre o calcanhar e a panturrilha.

No caso de surgirem os sintomas, é importante consultar o ortopedista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a deformidade de Haglund tem como objetivo reduzir a inflamação como em qualquer outra bursite.

Os principais tratamentos que podem ser indicados pelo médico são:

1. Trocar os sapatos

Trocar os sapatos que pressionem o calcanhar ou adaptar a posição do pé no sapato, é indicado pelo médico para evitar a pressão no calcanhar e ajudar a aliviar a dor.

Desta forma, pode ser indicado o uso de sapatos confortáveis com salto plataforma nem muito baixos, nem muito altos, ou sapatos abertos na parte de trás do calcanhar, por exemplo. 

2. Compressas frias

Aplicar compressas frias no calcanhar ajuda a diminuir a dor e aliviar o inchaço e a inflamação.

Para fazer a compressa de gelo, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar o saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel em uma toalha limpa e seca e aplicar na região afetada, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 vezes por dia. 

3. Remédios

Alguns remédios que podem ser indicados pelo médico são anti-inflamatórios ou analgésicos, como o ibuprofeno, para aliviar a dor e a inflamação.

Em alguns casos, o médico pode também aplicar injeções de corticóides diretamente no calcanhar para tratar a inflamação e aliviar a dor.

O uso desses remédios para a síndrome de Haglund deve ser feito somente sob a supervisão médica, com doses e pelo tempo de tratamento de forma individualizada. 

4. Fisioterapia

A fisioterapia pode ser recomendada pelo médico e orientada por um fisioterapeuta, com exercícios de alongamento para aliviar a tensão no tendão de Aquiles, o que ajuda a aliviar a dor e o inchaço no calcanhar.

3. Cirurgia

Em alguns casos, o médico pode indicar a cirurgia para retirar o excesso de osso do calcanhar, o que ajuda a reduzir a pressão nos tecidos do calcanhar e aliviar a dor.

A cirurgia normalmente é recomendada no caso dos outros tratamentos não terem sido eficazes. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2022. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em janeiro de 2022.

Bibliografia

  • MAFFULLI, Nicola; et al. Haglund's deformity. Foot Ankle Int. 33. 9; 807-8, 2012
  • VAISHYA, Raju; et al. Haglund’s Syndrome: A Commonly Seen Mysterious Condition. Cureus. 8. 10; e820, 2016
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.