Damiana: para que serve (e como fazer o chá)

Evidência científica

Damiana é uma planta medicinal, da espécie Turnera diffusa, utilizada principalmente como estimulante sexual, além de ajudar a melhorar a digestão e a tratar problemas relacionados com o ciclo menstrual, por exemplo.

As partes normalmente utilizadas da damiana, também conhecida como chanana, albina ou erva-damiana, são as folhas ou raízes, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, para o preparo do chá, cápsulas ou tintura.

A damiana pode ser comprada em farmácias de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais, e deve ser usada com orientação do médico ou fitoterapeuta, pois ainda são necessários estudos que indiquem a dose suficiente para que a planta tenha benefícios e não surjam efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa número 2

Para que serve

A damiana possui diversos benefícios para a saúde, sendo indicada para:

1. Bronquite

A damiana pode auxiliar no tratamento da bronquite, pois tem ação expectorante, que ajuda a aliviar a tosse.

2. Problemas digestivos

A damiana pode ser usada para combater problemas digestivos, pois é capaz de melhorar a digestão, ajudando também a prevenir a prisão de ventre.

3. Reumatismo

A damiana tem ação anti-inflamatória e antioxidante que podem ajudar a reduzir os sintomas do reumatismo, como dor ou rigidez nas articulações ou vermelhidão, calor ou inchaço na articulação, por exemplo.

4. Aumentar o desejo sexual

A damiana tem propriedades estimulantes, tônicas e afrodisíacas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual.

5. Melhorar a disfunção erétil

Devido as suas propriedades tônicas, afrodisíacas e estimulantes, a damiana pode ajudar a melhorar a disfunção erétil leve em homens, melhorando o bem estar geral e o desejo sexual.

6. Aliviar os sintomas da menopausa

A damiana pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, como secura vaginal, pois possui efeitos semelhantes aos dos hormônios femininos.

Além disso, a damiana também pode ajudar a como ansiedade ou depressão, que podem surgir na menopausa, melhorando o humor e a disposição.

7. Combater a ejaculação precoce

A damiana pode auxiliar no tratamento da ejaculação precoce, já que tem propriedades ansiolíticas e antidepressivas.

8. Diminuir o cansaço e a fadiga

A damiana tem propriedades tônicas e estimulantes que podem ajudar a aumentar a energia e o rendimento, tanto físico como mental, reduzindo os sintomas de cansaço, fadiga e esgotamento crônico.

9. Combater a infecção urinária

A damiana pode ser usada para auxiliar no tratamento da infecção urinária ou infecções na bexiga, devido suas propriedades diuréticas e antimicrobianas.

No entanto, seu uso não substitui o uso de antibióticos receitados pelo médico.

10. Ajudar a emagrecer

A damiana, quando associada ao guaraná e à erva mate, pode ajudar a emagrecer, pois melhora os níveis de energia, e aumenta a disposição para realização de exercícios físicos.

No entanto, seu uso deve ser feito com orientação do médico, e fazer parte de uma dieta balanceada indicada pelo nutricionista. Veja como fazer uma dieta para emagrecer com saúde.

11. Reduzir a ansiedade e depressão

A damiana tem propriedades ansiolíticas e antidepressivas que podem ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão, complementando o tratamento recomendado pelo médico.

12. Controlar os níveis de açúcar no sangue

A damiana apresenta efeito hipoglicemiante, ou seja, é capaz de evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam muito elevados, podendo ser utilizada como forma de complementar o tratamento para diabetes.

No entanto, os estudos realizados apresentam resultados contraditórios, sendo necessários mais estudos que comprovem esse benefício.

Propriedades da damiana

A damiana tem propriedades afrodisíacas, antibacterianas, adstringente, emoliente, expectorante, anti-inflamatórias, antioxidantes, tônicas, purgativas, antidepressivas e estimulantes, devido as substâncias presentes na sua composição, como damianina, asarbutina, pinocembrina, acacetina, apigenina, 7-glicosideo e Z-ecianina.

Como usar

Normalmente, a damiana é consumida na forma de chá preparado com as folhas dessa planta. No entanto, também existe como suplemento em forma de cápsulas ou tintura.

1. Chá de damiana

O chá de damiana deve ser preparado com as folhas secas dessa planta medicinal.

Ingredientes

  • 2 a 4 g de folhas secas de damiana;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água, desligar o fogo e adicionar a água na xícara com as folhas secas de damiana. Tapar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber no máximo 2 xícaras por dia.

2. Cápsulas

As doses da cápsulas de damiana pode variar dependendo da concentração de cada suplemento.

No entanto, a quantidade recomendada pode ser de 500 mg, 2 vezes ao dia, tomado com um copo de água, conforme orientação do médico ou fitoterapeuta.

3. Tintura

A dose recomendada de tintura de damiana é de 2 a 3 mL, ou seja, de 40 a 60 gotas, três vezes ao dia, diluídas em um copo com água. Essa dose pode variar dependendo da tintura, sendo recomendado ler o rótulo do produto.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da damiana estão relacionados com o consumo excessivo dessa planta, podendo causar problemas no fígado e nos rins, além de poder ter efeito laxativo e diurético.

O uso em grandes quantidades dessa planta medicinal também pode causar insônia, dor de cabeça, náuseas, vômito ou convulsões, por exemplo.

Quando não é indicado

A damiana não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, essa planta medicinal não deve ser usada por pessoas que tenham alergia à damiana.

No caso da tintura de damiana, por conter álcool na sua composição, é contraindicado para pessoas em tratamento do alcoolismo ou que usam o remédio dissulfiram.