A damiana é uma planta medicinal, também conhecida como chanana, albina ou erva-damiana, que é utilizada principalmente como estimulante sexual, além de ajudar a melhorar a digestão e a tratar problemas relacionados com o ciclo menstrual, por exemplo.
Essa planta possui propriedades afrodisíacas, antibacterianas, adstringente, emoliente, expectorante, anti-inflamatórias, antioxidantes, tônicas, purgativas, antidepressivas e estimulantes.
O nome científico da Damiana é Turnera ulmifolia L. e pode ser comprada em farmácias de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais. É importante que o seu uso seja feito sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois ainda são necessários estudos que indiquem a dose suficiente para que a planta tenha benefícios e não surjam efeitos colaterais.

Para que serve
A damiana possui diversos benefícios para a saúde, servindo para algumas situações, como:
- Bronquite, já que tem ação expectorante, ajudando a aliviar a tosse;
- Problemas digestivos, pois é capaz de melhorar a digestão, ajudando também a prevenir a prisão de ventre;
- Reumatismo, pois possui propriedade anti-inflamatória;
- Cólicas menstruais, alterações do ciclo menstrual e secura vaginal, por exemplo, pois possui efeitos semelhantes aos dos hormônios femininos;
- Infecções na bexiga e infecções urinárias, devido à sua propriedade antimicrobiana;
- Falta de desejo sexual, já que é considerada afrodisíaca, ajudando no tratamento da impotência masculina;
- Ansiedade e depressão.
Além disso, a damiana apresenta efeito anti-hiperglicemiante, ou seja, é capaz de evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam muito elevados, podendo ser utilizada como forma de complementar o tratamento para diabetes. No entanto, os estudos realizados apresentam resultados contraditórios.
Dessa forma, é importante que a damiana continue sendo estudada para que se tenha maiores comprovações científicas sobre os seus efeitos e a dose diária ideal para que se tenha os benefícios.
Como usar
Normalmente, a damiana é consumida na forma de chá preparado com as folhas dessa planta. No entanto, também existe como suplemento em forma de cápsulas ou tintura.
1. Chá de damiana
Para fazer o chá, basta colocar 2 folhas de damiana em 200 ml de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber. É indicado consumir no máximo 2 taças por dia.
2. Cápsulas
As doses da cápsulas de damiana pode variar dependendo da concentração de cada suplemento. No entanto, a quantidade recomendada pode variar entre 400 a 800 mg, três vezes ao dia, tomado com um copo de água.
3. Tintura
A dose recomendada de tintura de damiana é de 2 a 3 mL, ou seja, de 40 a 60 gotas, três vezes ao dia, diluídas em um copo com água. Essa dose pode variar dependendo da tintura, sendo recomendado ler o rótulo do produto.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da Damiana estão relacionados com o consumo excessivo dessa planta, podendo causar problemas no fígado e nos rins, além de poder ter efeito laxativo e diurético. O uso em grandes quantidades dessa planta medicinal também pode causar insônia, dor de cabeça, náuseas e vômito, por exemplo.
Quando não é indicado
Como ainda são necessários mais estudos para que sejam comprovados os efeitos dessa planta no organismo, bem como a dose tóxica para o corpo, é aconselhado que mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação não façam uso da Damiana.