Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Damiana: para que serve, como usar e efeitos colaterais

A Damiana é uma planta medicinal, também conhecida como chanana, albina ou erva-damiana, que é utilizada principalmente como estimulante sexual, já que possui propriedades afrodisíacas, sendo capaz de aumentar o desejo sexual. Além disso, essa planta pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de problemas digestivos e relacionados ao ciclo menstrual, por exemplo.

O nome científico da Damiana é Turnera ulmifolia L. e pode ser comprada em farmácias de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais. É importante que o seu uso seja feito sob orientação do médico ou fitoterapeuta, pois ainda são necessários estudos que indiquem a dose suficiente para que a planta tenha benefícios e não surjam efeitos colaterais.

Damiana: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve a Damiana

A Damiana é uma planta medicinal muito utilizada principalmente devido à sua propriedade afrodisíaca, sendo capaz de aumentar o apetite sexual e ajudar no tratamento da impotência masculina, por exemplo. Além da sua propriedade afrodisíaca, a Damiana também possui ação antibacteriana, adstringente, emoliente, expectorante, anti-inflamatória, antioxidante, tônica, purgativa, antidepressiva e estimulante. Assim, a Damiana pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de:

  • Bronquite, já que tem ação expectorante, ajudando a aliviar a tosse;
  • Problemas digestivos, pois é capaz de melhorar a digestão, ajudando também a prevenir a prisão de ventre;
  • Reumatismo, pois possui propriedade anti-inflamatória;
  • Cólicas menstruais, alterações do ciclo menstrual e secura vaginal, por exemplo, pois possui efeitos semelhantes aos dos hormônios femininos;
  • Infecções na bexiga e infecções urinárias, devido à sua propriedade antimicrobiana;
  • Falta de desejo sexual, já que é considerada afrodisíaca;
  • Ansiedade e depressão.

Além disso, a Damiana apresenta efeito anti-hiperglicemiante, ou seja, é capaz de evitar que os níveis de açúcar no sangue sejam muito elevados, podendo ser utilizada como forma de complementar o tratamento para diabetes, no entanto os estudos realizados apresentam resultados contraditórios.

Dessa forma, é importante que a Damiana continue sendo estudada para que se tenha maiores comprovações científicas sobre os seus efeitos e a dose diária ideal para que se tenha os benefícios.

Chá de Damiana

O consumo da Damiana normalmente é feito por meio do consumo do chá, em que são utilizadas as folhas dessa planta. Para fazer o chá basta colocar 2 folhas de Damiana em 200 ml de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber.

É recomendado que o consumo dessa planta seja feito de acordo com a orientação do médico ou do fitoterapeuta para evitar os efeitos colaterais, sendo normalmente aconselhado o consumo de até 2 xícaras por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da Damiana estão relacionados com o consumo excessivo dessa planta, podendo causar problemas no fígado e nos rins, além de poder ter efeito laxativo e diurético. O uso em grandes quantidades dessa planta medicinal também pode causar insônia, dor de cabeça, náuseas e vômito, por exemplo.

Como ainda são necessários mais estudos para que sejam comprovados os efeitos dessa planta no organismo, bem como a dose tóxica para o corpo, é aconselhado que mulheres grávidas ou que estejam em fase de amamentação não façam uso da Damiana.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem