Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cuidados com as unhas do bebê

Os cuidados com as unhas do bebê são muito importantes para evitar que o bebê se arranhe, principalmente no rosto e nos olhos.

As unhas do bebê podem ser cortadas logo após o nascimento e sempre que estiverem grandes o suficiente para machucar o bebê. No entanto, recomenda-se cortar as unhas do bebê pelo menos 1 vez por semana.

Como cortar as unhas do bebê

As unhas do bebê devem ser cortadas com uma tesoura de pontas redondas, como mostra a imagem 1, e num movimento reto, segurando a ponta do dedo para a unha ficar mais saliente e não ferir o dedo do bebê, como mostra a imagem 2.

Cuidados com as unhas do bebê
Cuidados com as unhas do bebê

As unhas não devem ser cortadas muito curtas porque o risco de inflamação é maior. Depois de cortadas, as unhas devem ser lixadas com uma lixa de unhas, para eliminar possíveis pontas. Tanto a tesoura de pontas redondas, assim como a lixa, devem ser utilizadas só para o bebê.

Para ser mais fácil cortar as unhas do bebê, uma estratégia é esperar que ele adormeça e cortar as unhas enquanto ele dorme ou enquanto ele mama.

Cuidados com as unhas encravadas do bebê

Os cuidados com as unhas encravadas do bebê devem ser feitos quando a região ao redor da unha encravada está vermelha, inflamada e o bebê sente dor.

Quando isso acontecer, pode-se molhar os dedos do bebê em água morna com sabão 2 vezes por dia e aplicar um creme cicatrizante, como o Cicalfate, da Avène ou um anti-inflamatório com corticoides, sob indicação do pediatra.

Se a unha do bebê estiver inflamada, parecer ter pus, o bebê tiver febre ou a vermelhidão se espalhar além do dedo, significa que há infecção, pelo que o bebê deve ir imediatamente ao pediatra ou ao podologista infantil para ele indicar qual o melhor tratamento.

Para evitar que as unhas do bebê encravem, deve-se cortar as unhas em movimento reto, não arredondando os cantos e evitar colocar meias e sapatos apertados ao bebê.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...