O que pode ser o corrimento branco na gravidez (e o que fazer)

Atualizado em maio 2023

O corrimento branco durante a gravidez é considerado normal, já que acontece devido às alterações hormonais que acontecem durante esse período e representa uma barreira adicional entre o feto e o exterior, ajudando a proteger contra infecções.

No entanto, quando o corrimento é acompanhado por dor ou ardor ao urinar, coceira ou mau cheiro, pode ser sinal de infecção ou inflamação da região genital, sendo importante consultar o ginecologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

É importante que a causa do corrimento branco seja identificado e tratado, caso haja necessidade, para evitar complicações durante a gestação que possam colocar em risco a vida do bebê, ou infecção do bebê durante o parto, o que também pode interferir no seu desenvolvimento, em alguns casos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de corrimento branco na gravidez são:

1. Alterações hormonais

O corrimento branco na gravidez acontece normalmente devido às alterações hormonais típicas desse período, não sendo motivo de preocupação para a mulher. Além disso, é normal que à medida que o útero é pressionado de acordo com o desenvolvimento da gestação a mulher note maior volume de corrimento.

O corrimento branco na gravidez acontece também como forma de proteger o bebê contra infecções, já que funciona como uma barreira para o exterior.

O que fazer: como o corrimento brando na gravidez e sem cheiro é normal durante a gravidez, não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento. No entanto é importante que a mulher observe se há o aparecimento de outros sinais ou sintomas, e, caso surjam, consultar o médico para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

2. Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por fungos, na maioria das vezes Candida albicans, que causa além do corrimento branco, coceira intensa, vermelhidão e inchaço na região genital, além de também poder provocar queimação e dor ao urinar.

A candidíase na gravidez é uma situação frequente, pois as alterações hormonais que acontecem durante a gestação favorecem a proliferação desse microrganismo, que faz parte da microbiota normal da vagina.

O que fazer: é importante que a candidíase na gravidez seja tratada de acordo com a orientação do médico para evitar a infecção do bebê no momento do parto. Assim, pode ser indicado o uso de cremes ou pomadas vaginais como Miconazol, Clotrimazol ou Nistatina.

Saiba como identificar e tratar a candidíase na gravidez.

3. Colpite

A colpite é também uma situação que leva ao aparecimento de corrimento branco, semelhante à leite, que pode ser bolhoso e ter cheiro muito forte, e corresponde à inflamação da vagina e do colo do útero que pode ser causada por fungos, bactérias ou protozoários, principalmente o Trichomonas vaginalis.

O que fazer: é importante que a mulher vá ao ginecologista para que seja feita uma avaliação da vagina e do colo do útero e possa ser indicado o tratamento adequado e, assim, evitar que o bebê seja infectado ou que existam complicações durante a gravidez, podendo ser indicado pelo médico o uso de Metronidazol ou Clindamicina. Veja como é feito o tratamento para colpite.

Vídeos relacionados