Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento para colpite

O tratamento da colpite deve ser recomendado pelo ginecologista e tem como objetivo eliminar o microrganismo responsável pela inflamação da vagina e do colo do útero e, assim, aliviar os sintomas apresentados pela mulher, além de evitar o desenvolvimento de complicações.

O ginecologista normalmente indica o uso de antimicrobianos em forma de comprimido, creme ou pomada que deve ser aplicada diretamente na região íntima, por cerca de 6 a 10 dias. No entanto é importante que não só durante o tratamento, mas também depois, a mulher realize boa higiene íntima e dê preferência ao uso de calcinha de algodão, pois assim é possível evitar que a colpite aconteça novamente.

Como é feito o tratamento para colpite

1. Remédios para colpite

O ginecologista normalmente indica o uso de Clindamicina ou de Metronidazol no tratamento para a colpite, isso porque os microrganismos normalmente relacionados com essa doença são sensíveis a esse antimicrobiano e, por isso, o tratamento é eficaz. No entanto, para que o microrganismo seja de fato eliminado e não exista risco de complicações, é importante que a mulher realize o tratamento completo, mesmo que não existam mais sintomas aparentes.

Além do Metronidazol, pode ser recomendado pelo ginecologista o uso de Miconazol no caso da colpite estar relacionada com fungos, principalmente do gênero Candida.

Os remédios para colpite normalmente são indicados em forma de pomada que deve ser introduzida na vagina com auxílio de um aplicador após a higiene íntima diária. A recomendação é que o uso da pomada seja feito à noite, pois assim o remédio consegue atuar de forma mais eficaz contra o agente microbiano.

Normalmente os parceiros não necessitam de tratamento, pois como a colpite não corresponde a uma infecção sexualmente transmissível, não há risco do microrganismo ser transmitido por via sexual. No entanto, é importante que o agente responsável pela colpite seja identificado, pois caso seja verificado que é causada pelo Trichomonas sp., pode haver transmissão por via sexual, sendo recomendado que o parceiro faça exames e inicie o tratamento.

Tratamento para colpite na gravidez

A colpite na gravidez também pode ser tratada com Metronidazol ou Clindamicina, já que não interferem no desenvolvimento do bebê, no entanto é importante que o uso seja feito de acordo com a recomendação do médico. Isso porque mesmo que não tenha impacto no desenvolvimento fetal, o tempo de uso pode variar de uma mulher para outra.

2. Tratamento caseiro

Além do uso do remédio indicado pelo ginecologista, é importante que a mulher tenha alguns cuidados que também ajudam a combater o agente infeccioso e tratar a colpite. A principal forma de tratar a colpite de forma caseira é por meio da higienização íntima adequada, em que deve-se lavar apenas a região externa da vagina, pois assim é possível promover a microbiota normal da vagina. Veja como fazer a higiene íntima correta.

Além disso, é recomendado usar calcinha de algodão, evitar roupas muito apertadas e não ter relação sexual durante o tratamento, pois assim é possível favorecer a cicatrização dos tecidos e evitar novamente a inflamação da vagina e do colo do útero.

Uma forma de complementar o tratamento recomendado pelo ginecologista é através do chá da casca da aroeira, já que essa planta possui propriedade anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante. No entanto, apesar dessas propriedades, ainda são necessários mais estudos que comprovem a eficácia da aroeira no tratamento da colpite. Conheça mais sobre a aroeira.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem