Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Correr descalço faz mal?

Correr descalço aumenta o contato com o solo e isso é bom porque assim há um maior trabalho dos músculos dos pés e da panturrilha, melhorando a absorção do impacto sobre as articulações. Além disso, os pés descalços permitem uma sensibilidade maior aos pequenos ajustes que o corpo precisa fazer para evitar lesões, o que nem sempre acontece ao usar tênis de corrida com bons amortecedores ou próprios para pisada pronada ou supinada, por exemplo.

No entanto, o ideal não é ir começar a correr descalço sem nenhuma preparação, porque é necessário habituar os pés e proteger a pele de arranhões ou cortes, por isso a opção mais segura é usar 'luvas para os pés' ou correr descalço na praia ou na academia. 

Correr descalço faz mal?

Vantagens e desvantagens de correr descalço 

Ao correr descalço o corpo consegue se ajustar melhor, havendo menor risco de lesões nas articulações dos joelhos e quadril, porque naturalmente a primeira parte do pé que tem contato com o solo é o peito do pé, o que distribui as forças de impacto diretamente para os músculos ao invés das articulações. Além disso, essa é uma forma natural de fortalecer os pequenos músculos do interior dos pés, o que diminui as chances de inflamações como a fascite plantar. 

No entanto, ao correr descalço existem pequenas mudanças no corpo, a pele dos pés fica mais grossa, podem surgir bolhas de sangue no peito do pé e sempre existe o risco de cortes e ferimentos devido a pedras no caminho ou caco de vidro, por exemplo.

Como correr descalço de forma segura 

As melhores formas de correr descalço sem prejudicar o corpo são:

  • Correr descalço na esteira;
  • Correr descalço na areia da praia
  • Correr com 'luvas para os pés' que são um tipo de meia reforçada.

Uma outra opção segura é correr com tênis sem amortecimento e que permita abrir bem os dedos dos pés enquanto corre.

Para começar essa nova forma de praticar a corrida é importante começar devagar para o corpo se habituar. O ideal é começar correndo menos quilômetros e por menos tempo, porque assim é possível evitar a dor nos dedos, que é chamada cientificamente de metatarsalgia, e diminui o risco de microfraturas no calcanhar. 

Calçado minimalista - Luvas para os pés
Calçado minimalista - Luvas para os pés

Como começar

A melhor forma de começar a corrida minimalista ou corrida natural, como também é conhecida é iniciar os treinos de forma progressiva. Uma boa dica é começar trocando o tênis de corrida que está habituado a usar pelas 'luvas para os pés' e correr na esteira ou na praia.

Depois de algumas semanas pode-se começar a correr na grama e então depois de mais algumas semanas pode-se correr totalmente descalço, mas começando também pela esteira, areia da praia, grama, depois na terra batida e, por último, no asfalto. Só é recomendado fazer uma corrida de aproximadamente 10K no asfalto depois de ter iniciado esse tipo de adaptação há mais de 6 meses. Em todo caso é mais seguro ser acompanhado por um personal trainer para alcançar melhores resultados sempre. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...