Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser coriza constante e o que fazer

Fevereiro 2020

A coriza é quase sempre um sinal de gripe ou resfriado, mas quando surge muito frequentemente também pode indicar uma alergia respiratória a poeira, pêlo de animais ou a outro alérgeno que consiga se deslocar no ar, por exemplo.

Embora, na maior parte das vezes, seja uma situação temporária, a coriza pode provocar muito desconforto e, por isso, se durar mais de 1 semana para desaparecer é muito importante consultar um otorrino para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Confira um simples remédio caseiro para secar a coriza mais rapidamente.

O que pode ser coriza constante e o que fazer

1. Gripe e resfriado

A gripe e o resfriado quase sempre causam coriza na maior parte das pessoa, sendo acompanhada de outros sintomas como espirros, dor de cabeça, tosse, dor de garganta e, até, febre baixa. Este tipo de coriza pode demorar até 10 dias para desaparecer e não é motivo de preocupação, desaparecendo assim que o organismo é capaz de combater o vírus.

O que fazer: para recuperar mais rapidamente de uma gripe ou resfriado deve-se ficar de repouso, beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação adequada e evitar alterações bruscas de temperatura. Confira outras dicas para tratar a gripe e o resfriado, assim como alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas.

2. Alergia respiratória

As reações alérgicas do sistema respiratório geralmente causam inflamação dos tecidos do nariz e, por isso, causam muito frequentemente o surgimento de coriza. Embora possa ser confundida como um sinal de resfriado, nestes casos, geralmente a coriza é acompanhada de outros sintomas como olhos lacrimejantes, espirros e sensação de peso na região em volta do nariz.

Além disso, quando é provocada por uma alergia, a coriza costuma surgir sempre por volta da mesma altura do ano, especialmente na primavera, pois é quando existe uma maior quantidade de alérgenos no ar, como pólen, poeira ou pêlo de cachorro.

O que fazer: quando se suspeita de alergia deve-se tentar descobrir a causa e depois tentar evitá-la, para conseguir diminuir os sintomas. Porém, caso não seja possível identificar a causa, o otorrino pode aconselhar o uso de anti-histamínicos e descongestionantes para reduzir a resposta do corpo e diminuir a coriza e os outros sintomas da alergia. Veja os remédios mais usados e outros cuidados que deve ter.

3. Sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que provoca o surgimento de coriza, mas normalmente o corrimento nasal apresenta coloração amarela ou esverdeada, indicando uma infecção. Além da coriza, podem ainda surgir outros sintomas típicos da sinusite como febre, dor de cabeça, sensação de peso no rosto e uma dor, junto dos olhos, que piora sempre que se deita ou inclina a cabeça para a frente.

O que fazer: normalmente é preciso fazer o tratamento com sprays nasais e remédios antigripais para reduzir as dores de cabeça e a febre, por exemplo. No entanto, caso esteja sendo causada por uma infecção, a sinusite pode precisar ser tratadas com um antibiótico, sendo por isso muito importante consultar um otorrino. Veja mais sobre sinusite, quais os remédios usados e como fazer o tratamento caseiro.

O que pode ser coriza constante e o que fazer

4. Rinite

A rinite é uma inflamação do revestimento do nariz que causa uma sensação de coriza constante, que demora muito tempo para desaparecer. Embora os sintomas sejam muito semelhantes aos de uma alergia, incluindo espirros e olhos lacrimejantes, não são causados pelo sistema imune e, por isso, o tratamento deve ser diferente. Saiba mais sobre como identificar a rinite.

O que fazer: geralmente são utilizados descongestionantes nasais receitados pelo otorrino ou por um alergologista, mas também podem ser recomendadas as lavagens nasais para retirar o excesso de muco. Confira como fazer a lavagem nasal em casa.

5. Pólipos nasais

Embora seja uma causa bem mais rara, a presença de pólipos no interior do nariz também pode causar coriza constante. Os pólipos são pequenos tumores benignos que normalmente não causam qualquer tipo de sintomas, mas que quando crescem podem causar a coriza, assim como alterações no paladar ou roncos ao dormir, por exemplo.

O que fazer: normalmente não é necessário qualquer tipo de tratamento, porém, se os sintomas foram constantes e não melhorarem, o médico pode aconselhar o uso de sprays corticoides para reduzir a inflamação dos pólipos. Caso esses sprays não funcionem, pode ser necessário remover os pólipos com uma pequena cirurgia.

Quando ir ao médico

A coriza é uma situação relativamente comum, que, na maior parte das vezes, não causa preocupação. No entanto, é importante ir ao médico se surgirem sintomas como:

  • Coriza que demora mais de 1 semana para melhorar;
  • Coriza com coloração esverdeada ou com sangue;
  • Febre;
  • Dificuldade para respirar ou sensação de falta de ar.

Estes sintomas podem indicar que a coriza está associada a algum tipo de infecção e, por isso, pode ser necessário fazer um tratamento mais específico para evitar agravamento da condição.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem