Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Contusão muscular: o que é, sintomas e como tratar

A contusão muscular geralmente é causada por um trauma direto que provoca dor, inchaço e rigidez na região, sendo a coxa o local mais afetado. Esse tipo de lesão é muito comum em atletas, principalmente em jogadores de futebol, mas pode acontecer em todos que praticam atividade física. A contusão muscular pode ser classificada em leve, moderada ou severa dependendo da gravidade da pancada e do tempo necessário para sua recuperação.

O tratamento para a contusão muscular inclui o uso de gelo no local, pomadas anti-inflamatórias, alongamentos, repouso e, aos poucos, a retoma da atividade física. Em alguns casos a fisioterapia é indicada para acelerar a recuperação, através de equipamentos próprios como o ultrassom, por exemplo.

Contusão muscular: o que é, sintomas e como tratar

Sintomas de contusão muscular

A contusão muscular pode ser percebida através de sinais que podem ser sentidos logo após o trauma local, como dor, inchaço, rigidez, dificuldade de movimentação, diminuição da força e da mobilidade articular, e hematoma dependendo da gravidade da contusão.

As contusões acontecem normalmente em atletas, sendo mais frequente em esportes de contato e acontecem com mais frequência na coxa e na panturrilha. Apesar dos sinais e sintomas de contusão poderem durar poucos dias, há maior risco de complicações no caso de haver novamente trauma direto na região. 

Como tratar uma contusão muscular em casa

O que se pode fazer para tratar uma contusão muscular leve ou moderada em casa é logo a seguir a lesão, aplicar uma compressa de gelo picado, tendo o cuidado de envolver a compressa com um pano fino, como uma fralda, por exemplo, para não queimar a pele. A compressa pode ser mantida na região dolorida por até 15 minutos e não há necessidade de mantê-la por mais tempo porque não são conhecidos maiores benefícios com isso. Pode-se colocar a compressa de gelo 2 vezes ao dia, até que o inchaço desapareça. Saiba quando usar compressa quente ou fria.

Para complementar este tratamento caseiro pode-se passar uma pomada como Gelol ou Calminex, por exemplo, antes de dormir, fazendo uma massagem local, até que o produto seja completamente absorvido pela pele. Também é recomendado alongar o músculo lesionado com cuidado, durante 30 segundos a 1 minuto de cada vez.

Durante cerca de 2 semanas a prática desportiva é desaconselhada para que o músculo possa se recuperar mais rapidamente. No entanto, os exercícios de alongamento podem ser realizados e também é possível fortalecer outros músculos do corpo, poupando somente o membro afetado. Se mesmo após seguir estes cuidados, a contusão não melhorar pode ser necessário fazer algumas sessões de fisioterapia para reabilitar o músculo e melhorar sua função.


Bibliografia

  • NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPORTE E ORTOPEDIA. Atualização em Ortopedia e Traumatologia do Esporte - As lesões musculares. Link: <www.sbrate.com.br>. Acesso em 13 Jun 2019
  • FERNANDES, Tiago L.; PEDRINELLI, André; HERNANDEZ, Arnaldo José. Lesão Muscular - Fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e apresentação clínica. Rev Bras Ortop. 2011;46(3):247-55. Vol 46. 3 ed; 247-255, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem