Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Contratura de Dupuytren

A contratura de Dupuytren é uma alteração que ocorre na palma da mão que faz com que um dedo fique sempre mais dobrado que os outros. Geralmente aparece mais em homens dos 30 aos 50 anos de idade e os dedos mais acometidos são o anelar e o mindinho. Seu tratamento é feito através da fisioterapia, mas em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia.

Causas da contratura de Dupuytren

Essa doença pode ser de causa hereditária, auto-imune, pode aparecer devido a um processo reumático ou até mesmo devido ao efeito colateral de algum medicamento, como por exemplo o Gadernal. Habitualmente ela é causada pelo movimento repetitivo de fechar a mão e os dedos, como ocorre ao fazer tricô, por exemplo.

Sintomas da contratura de Dupuytren

Os sintomas da contratura de Dupuytren são:

  • Nódulos na palma da mão
  • Nódulos nos tendões flexores dos dedos afetados
  • Dificuldade em abrir os dedos afetados
  • Dificuldade em pousar a mão devidamente aberta numa superfície plana, como numa mesa por exemplo.

Como tratar a contratura de Dupuytren

O tratamento para a contratrura de Dupuytren é feito com fisioterapia, mas nem sempre o resultado é satisfatório e neste caso há indicação para fazer uma cirurgia para diminuir as deformidades a melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Nas sessões de fisioterapia podem-se utilizar recursos anti-inflamatórios como laser ou ultra-som por exemplo. Além disso é parte fundamental do tratamento a mobilização articular e a quebra de depósitos de cálcio no tendão, seja através de massagens ou com o uso de aparelhos.

Evitar fechar muitas vezes ao dia a mão e os dedos é uma recomendação a ser seguida, se preciso for, recomenda-se uma parada no trabalho ou mudança de setor, se esta for uma das causas do aparecimento da deformidade.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...