Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Pomada de neomicina: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Maio 2021

A pomada de sulfato de neomicina é um antibiótico que age destruindo as bactérias que podem causar infecções na pele como úlceras, feridas com pus, ou furúnculos, por exemplo. Esse antibiótico é muitas vezes encontrado em associação com a bacitracina, que é outra substância que impede a multiplicação das bactérias, potencializando o efeito no combate às infecções da pele.

Esta pomada pode ser comprada em farmácias e drogarias com o nome comercial Neomicon ou com o nome genérico sulfato de neomicina. Já quando se encontra associada à bacitracina, a pomada pode ser comprada com o nome comercial de Nebacetin, Ferid ou Cicatrene, por exemplo. 

A pomada de neomicina deve ser usada com indicação médica e é vendida somente com prescrição e retenção da receita pela farmácia.

Pomada de neomicina: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

A pomada de sulfato de neomicina é indicada para o tratamento de infecções da pele como:

  • Eczema;
  • Piodermite;
  • Furúnculo;
  • Feridas com pus;
  • Úlcera.

Além disso, quando associada à bacitracina também pode ser usada para prevenir infecção na cicatriz cirúrgica ou para tratar infecções no ouvido como otite, infecções da mucosa nasal, antraz, bolhas na pele causada pelo impetigo, acne ou queimaduras de pele infectadas. Veja todas as indicações da pomada de sulfato de neomicina com bacitracina.

Como usar

A pomada de sulfato de neomicina deve ser aplicada 3 vezes por dia no local a tratar, sempre nos horários estabelecidos pelo médico, sendo recomendado lavar a pele com água e sabonete neutro, e secar bem antes de passar a pomada. Aplicar uma fina camada da pomada sobre a pele e depois cobrir com um curativo de gaze estéril, ou conforme orientação médica.

Para combater completamente a infecção na pele, deve-se usar a pomada de neomicina durante todo o tempo do tratamento indicado pelo médico, mesmo que os sintomas tenham desaparecido. 

No caso de esquecer de passar a pomada no horário correto, passar assim que lembrar, mas não passar se estiver quase na hora de aplicar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

No caso da pomada de sulfato de neomicina com bacitracina, deve ser aplicada de 2 a 5 vezes por dia na pele infectada, conforme orientação médica, e o tratamento deve ser prolongado durante 2 a 3 dias após o desaparecimento dos sintomas, e não deve ser feito por mais de 10 dias. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a pomada de neomicina são vermelhidão, irritação, coceira ou inchaço no local da aplicação.

Além disso, a pomada de neomicina com bacitracina também pode causar problemas de equilíbrio e audição quando aplicada no ouvido para o tratamento da otite ou quando usada em grandes áreas de pele.

Quem não deve usar

As pomadas de neomicina ou de sulfato de neomicina com bacitracina não devem ser usadas em bebês, crianças, por mulheres grávidas ou durante a amamentação. Também devem ser evitadas por pessoas com miastenia grave ou com doenças dos rins, como insuficiência renal.

Além disso, essas pomadas não devem ser usadas por pessoas alérgicas à neomicina ou bacitracina, ou outros antibióticos da classe dos aminoglicosídeos como gentamicina, amicacina ou tobramicina.

As pomadas com neomicina também não devem ser usadas nos olhos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • LIVERTOX: CLINICAL AND RESEARCH INFORMATION ON DRUG-INDUCED LIVER INJURY [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Neomycin. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK547874/>. Acesso em 20 Mai 2021
  • STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Bacitracin Topical. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK536993/>. Acesso em 20 Mai 2021
  • DRUGS.COM. Neomycin (Topical). 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/monograph/neomycin-topical.html>. Acesso em 20 Mai 2021
  • EMS. Sulfato de neomicina + bacitracina. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_sulfato_de_neomicina_bacitracina_10018_1320.pdf>. Acesso em 20 Mai 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...