Nebacetin: para que serve e como usar

A Nebacetin é uma pomada que contém sulfato de neomicina + bacitracina zincica, que são substâncias com ação antimicrobiana, que agem destruindo e impedindo a multiplicação de bactérias que podem causar infecções na pele, além de ajudar na cicatrização da pele, e por isso é indicada para prevenir infecções causadas por queimaduras ou feridas, ou para o tratamento de acne infectada ou furúnculos, por exemplo.

Esta pomada pode ser encontrada em farmácias ou drogarias como Nebacetin pomada ou na forma de genérico como sulfato de neomicina + bacitracina zincica, e deve ser usada com indicação médica sendo vendida somente com prescrição e retenção da receita pela farmácia.

Nebacetin: para que serve e como usar

Para que serve

A pomada Nebacetin é indicada para o tratamento ou prevenção de infecções na pele  ou nas mucosas como:

  • Feridas abertas;
  • Queimaduras na pele;
  • Infecções ao redor dos pelos ou foliculite;
  • Infecções na parte de fora das orelhas, como otite externa;
  • Acne ou espinha infectadas;
  • Furúnculos;
  • Úlceras de pele;
  • Eczema infectado;
  • Cortes ou feridas infectadas com ou sem pus.

A pomada de Nebacetin também pode ser usada para prevenir infecção na cicatriz cirúrgica ou para tratar infecções da mucosa nasal, antraz ou bolhas na pele causada pelo impetigo.

Além disso, a Nebacetin pomada é indicada para o tratamento do intertrigo, que é uma infecção na pele que pode aparecer na parte interna das coxas, entre os dedos ou nas dobras da pele, como axilas, abaixo dos seios e virilha, por exemplo, e que causa coceira, dor no local e vermelhidão.

Como usar

A pomada de Nebacetin deve ser usada sobre a pele afetada, aplicando uma fina camada da pomada, de 2 a 5 vezes por dia, sempre nos horários estabelecidos pelo médico. É recomendado lavar a pele com água e sabonete neutro e secar bem com uma toalha limpa e seca, antes de aplicar a Nebacetin pomada. 

O uso da pomada Nebacetin deve ser feito pelo tempo do tratamento indicado pelo médico, mesmo que os sintomas tenham desaparecido, para que se possa combater completamente a infecção na pele. Além disso, o uso dessa pomada deve ser prolongado durante 2 a 3 dias após o desaparecimento dos sintomas, e não deve ser feito por mais de 10 dias. 

No caso de esquecer de passar a pomada no horário correto, passar assim que lembrar, mas não passar se estiver quase na hora de aplicar a próxima dose. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a pomada Nebacetin são vermelhidão, inchaço, irritação, coceira ou inchaço no local da aplicação.

Além disso, a Nebacetin pomada também pode causar problemas de equilíbrio e audição quando aplicada no ouvido para o tratamento da otite ou quando usada em grandes áreas de pele.

Quem não deve usar

A pomada Nebacetin não deve ser usada por bebês, crianças, por mulheres grávidas ou durante a amamentação. Também devem ser evitadas por pessoas com miastenia gravis ou com doenças dos rins, como insuficiência renal.

Além disso, essa pomada não deve ser usada por pessoas alérgicas à neomicina ou bacitracina, ou outros antibióticos da classe dos aminoglicosídeos como gentamicina, amicacina ou tobramicina.

A Nebacetin pomada também não deve ser usada nos olhos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • LIVERTOX: CLINICAL AND RESEARCH INFORMATION ON DRUG-INDUCED LIVER INJURY [INTERNET]. BETHESDA (MD): NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Neomycin. 2019. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK547874/>. Acesso em 02 Set 2021
  • STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Bacitracin Topical. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK536993/>. Acesso em 02 Set 2021
  • DRUGS.COM. Neomycin (Topical). 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/monograph/neomycin-topical.html>. Acesso em 02 Set 2021
  • EMS. Sulfato de neomicina + bacitracina. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_sulfato_de_neomicina_bacitracina_10018_1320.pdf>. Acesso em 02 Set 2021
  • NYCOMED PHARMA LTDA. Nebacetin pomada (sulfato de neomicina e bacitracina). Disponível em: <https://araujo.vteximg.com.br/arquivos/ids/2780717/Bula-0000000002977.pdf>. Acesso em 02 Set 2021
Mais sobre este assunto: