Como tratar uma lesão no joelho

setembro 2022

Quando a lesão no joelho acontece durante a prática de algum esporte ou queda, por exemplo, é possível tratar as lesões através de medidas simples, como colocar gelo no local, manter a perna elevada, ou massagear suavemente o joelho com pomadas anti-inflamatórias, pois assim é possível aliviar a dor e o inchaço.

A lesão no joelho pode ser causada por tendinite ou bursite, que são inflamações que acontecem no tecido que envolve os músculos do joelho, mas também pode surgir devido a lesão no menisco, luxação no joelho, rompimento do ligamento do joelho, síndrome da banda iliotibial ou osteoartrite, por exemplo, causando dor, dificuldade para esticar a perna ou para caminhar. Veja outros sintomas e causas de dor no joelho.

Quando a dor é muito intensa e não melhora após alguns dias, é importante consultar o ortopedista para que sejam feitos exames que permitam avaliar o joelho com mais detalhes e, assim, ser indicada a realização de tratamento mais específico.

Algumas dicas para tratar a lesão no joelho são:

1. Repouso

O repouso do joelho é importante pois assim é possível relaxar a musculatura e favorecer a desinflamação da articulação, o que ajuda na recuperação e aliviar a dor e o desconforto que surgem ao movimentar a articulação do joelho.

Além disso, o médico deve recomendar interromper os exercícios físicos e evitar colocar muito peso sobre o joelho afetado, podendo para isso ser indicado o uso de muletas para suportar o peso do corpo e diminuir o esforço e a movimentação no joelho afetado ou utilização de cadeira de rodas.

2. Aplicar compressas frias

A utilização de compressas frias ajudar a reduzir a inflamação, a dor e o inchaço no joelho, melhorando a dor e o desconforto, e devem ser feitas imediatamente assim que acontecer a lesão no joelho, continuando sua utilização por 2 a 3 dias.

Para fazer a compressa de gelo, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar o saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel em uma toalha limpa e seca e aplicar sobre o joelho, deixando agir por 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia. Nos dois primeiros dias, pode-se aplicar a compressa fria a cada 2 horas.

3. Fazer compressão no joelho

Durante o repouso, pode-se também fazer a compressão no joelho, utilizando uma faixa compressiva ou joelheira elástica, para diminuir os movimentos do joelho, promover mais estabilidade na articulação e conter o inchaço. Dessa forma, é possível aliviar os sintomas da lesão.

4. Elevar a perna

Elevar a perna para cima ajuda a estimular a circulação sanguínea, melhora o sistema linfático, além de proporcionar relaxamento, aliviando o inchaço no joelho.

Uma forma fácil de elevar as pernas é deitar na cama e colocar almofadas ou travesseiros, por baixo do joelho e do calcanhar, por exemplo.

5. Fazer uma massagem

Fazer uma massagem no joelho com pomadas anti-inflamatórias também podem ajudar a aliviar os sintomas da lesão, sendo importante que a massagem seja realizada 3 a 4 vezes por dia até que o produto seja totalmente absorvido pela pele. 

Além das pomadas anti-inflamatórias compradas na farmácia, pode-se também fazer massagem no local com uma pomada de arnica, que também possui propriedade anti-inflamatória e analgésica. Veja como preparar a pomada de arnica.

6. Exercícios

É importante também que sejam feitos alguns exercícios durante a recuperação da lesão, pois assim é possível prevenir danos à articulação e recuperar a movimentação do joelho. 

Um dos exercícios que podem ajudar a aliviar os sinais e sintomas do dor no joelho é ficar deitado de barriga para cima e dobrar a perna arrastando o calcanhar sobre a superfície até o ponto em que conseguir realizar o movimento sem dor, repetindo esse exercício 10 vezes seguidas. 

Um outro exercício que pode ser útil para melhorar os movimentos com esta articulação é permanecer sentado numa mesa com as pernas pendidas e então esticar a perna até a perna ficar estendida ou até o limite da dor. Esse exercício também pode ser realizado 10 vezes seguidas, no entanto, é importante que os exercícios sejam indicados pelo fisioterapeuta, pois podem variar de acordo com a necessidade da pessoa.

Causas da lesão no joelho

A lesão no joelho pode ser causada por algumas condições, como:

Além disso, lesão no joelho pode surgir devido ao desgaste da articulação ou devido a traumas, como pancadas, quedas ou acidentes, por exemplo.

Quando ir ao médico

É recomendado consultar o ortopedista quando a pessoa não consegue movimentar ou dobrar o joelho, a dor é muito intensa ou quando o joelho parecer deformado. Além disso, a ida ao médico é aconselhada quando a pessoa apresentar febre ou a articulação parecer estar mais quente.

Assim, durante a consulta, o ortopedista poderá fazer uma análise mais detalhada dos sintomas e realizar exames que possam identificar a causa da dor e da disfunção, através de testes específicos e exames de imagem como raio-X ou ressonância, por exemplo.

A partir dos resultados dos exames, poderá ser indicada a realização de tratamentos mais específicos, que podem envolver o uso de medicamentos, realização de sessões de fisioterapia ou cirurgia, nos casos mais graves.

Assista o vídeo a seguir com outras dicas para aliviar a dor no joelho:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • Patel, D. R.; VILALOBOS, A. Evaluation and management of knee pain in young athletes: overuse injuries of the knee. Transl Pediatr. 6. 3; 190-198, 2017
  • KISNER, Carolyn; COLBY Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e Técnicas. 6ª.ed. São Paulo: Manole, 2016.
Mostrar bibliografia completa
  • DUTTON, Mark. Fisioterapia ortopédica: exame, avaliação e intervenção. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
  • EVANS, J.; NIELSON, J. L. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Anterior Cruciate Ligament Knee Injuries. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK499848/>. Acesso em 05 set 2022
  • FARROKHI, Shawn; et al. The influence of knee pain location on symptoms, functional status and knee-related quality of life in older adults with chronic knee pain: data from the Osteoarthritis Initiative. Clin J Pain. 32. 6; 463–470, 2016
  • GOLDMAN, Daryl T.; et al. Current Concepts and Future Directions of Minimally Invasive Treatment for Knee Pain. Curr Rheumatol Rep . 2018 Jul 23;20(9):5. 23. 9; 54, 2018
  • WEBER, A. E.; et al. An Algorithmic Approach to the Management of Recurrent Lateral Patellar Dislocation. J Bone Joint Surg Am. 98. 5; 417-27, 2016
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.

Tuasaude no Youtube

  • 5 DICAS PARA TRATAR DOR NO JOELHO

    05:13 | 791455 visualizações
  • CALOR ou FRIO para Aliviar a Dor | Como Usar Corretamente

    01:39 | 511117 visualizações