Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamentos para curar a Cifose

Para tratar a cifose leve pode ser necessário manter a boa postura no dia-a-dia e fazer exercícios que fortalecem as costas e o abdômen, mas nos casos mais graves, quando há hipercifose moderada ou grave são recomendadas sessões de fisioterapia ou cirurgia para corrigir a coluna. 

A cifose dorsal, também conhecida por cifose torácica, é um desvio anterior da coluna, que leva a que as costas fiquem tortas, em posição "corcunda" e, normalmente a pessoa tem o pescoço, os ombros e a cabeça inclinada para frente. Muitas vezes, a cifose surge para compensar a lordose e, em alguns casos, a cifose cervical, é acompanhada de escoliose, necessitando de tratamento específico. 

Geralmente, a cifose é mais comum em adolescentes devido a má postura e, em mulheres após a menopausa, quando ocorre osteoporose, e quando não tratada tende a piorar, causando aumento da dor nas costas e pode prejudicar a respiração.  

Tratamentos para curar a Cifose

Opções de tratamento para cifose 

As formas de tratamento para hipercifose dorsal são definidas pelo médico, de acordo com a gravidade de cada caso, mas as opções são: 

Exercícios gerais

Nos casos de cifose leve, quando a própria pessoa consegue voluntariamente corrigir a postura ao manter a coluna ereta e os ombros e a cabeça para trás, pode ser indicado somente os exercícios de fortalecimento das costas e do abdômen. Alguns exemplos destes exercícios são:

  • Musculação: a pessoa pode usar máquinas, como o "voador" que ajudem a trabalha os músculos do peito e, que ajudam a corrigir a postura.
  • Exercícios localizados: para fortalecer os músculos abdominais;
  • Natação, hidroginástica ou remo: são bons exercícios para cifose já que ajudam a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico, ajudando a colocar os ombros para trás.

Estes exercícios devem ser realizados 2-3 vezes por semana e alcançam ótimos resultados, mas também é importante a manutenção da boa postura no dia-a-dia. Exercícios de alongamento são indicados no final do treino para promover a flexibilidade da coluna vertebral e aliviar dores nas costas devido à má postura.

Uso de colete para postura 

As órteses e coletes para hipercifose só devem ser usados quando indicados pelo médico ortopedistas. Não são recomendados os coletes de tecido elástico que se compram em lojas de roupa íntima, por exemplo. Estes podem até mesmo prejudicar a postura porque a pressão exercida pelo colete pode aparentemente melhorar a postura instantaneamente, mas essa postura é inadequada e não corrige a posição da cabeça e da curvatura lombar, e com o passar do tempo, pode haver piora da dor nas costas. 

Fisioterapia 

Para tratar a cifose moderada, quando mesmo que a pessoa tenta voluntariamente alinhar a coluna, sem sucesso, são recomendadas sessões de fisioterapia com acompanhamento de um profissional, pelo menos 1 vez por semana durante 1 hora. Devem ser realizados exercícios cinesioterápicos, utilizando métodos de treino direcionado, como reeducação postural global, pilates e isostretching, por exemplo. Melhores resultados são observados quando são realizadas 2-3 sessões por semana.

O fisioterapeuta também deve orientar a pessoa a manter a postura adequada no dia-a-dia, que deve manter em todas as posições: sentado, deitado e caminhando. Técnicas de manipulação vertebral também podem ser indicados para liberar o movimento da coluna, mas devem ser realizados com cautela em pessoas idosas devido o risco de fratura por causa da fraqueza óssea. 

Conheça alguns exemplos de exercícios para corrigir a cifose que o fisioterapeuta pode indicar. 

Cirurgia 

Quando a cifose é severa, o médico ortopedista pode indicar cirurgia à coluna para fazer a correção do desvio. A cirurgia normalmente é feita em caso de cifose congênita, ainda durante a infância ou adolescência. Também é recomendada em caso de Doença de Scheuerman com mais de 70 graus no ângulo de Cobb. A cirurgia pode ser feita com a técnica como artrodese, onde fundem-se as 2 vértebras acima e abaixo da hipercifose. 


Bibliografia

  • MEDEIROS, Raimundo N. R. et al. Tratamento cirúrgico da cifose congênita. ACTA ORTOP BRAS. 42-51, 2002
  • NHS. Treatment - Kyphosis. Link: <www.nhs.uk>. Acesso em 12 Dez 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem