Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a cifose

Para tratar a cifose, pode ser necessário fazer sessões de fisioterapia, usar colchões mais firmes ou palmilhas no sapato e, em alguns casos, fazer uma cirurgia para corrigir a coluna pode ser a única solução para curar definitivamente a cifose.

A cifose dorsal, também conhecida por cifose torácica, é um desvio na coluna, que leva a que as costas fiquem tortas, em posição "corcunda" e, normalmente a pessoa tem o pescoço, os ombros e a cabeça inclinada para a frente. Muitas vezes, a cifose surge para compensar a lordose e, em alguns casos, a cifose cervical, é acompanhada de escoliose, que são alterações na coluna. Leia mais em: Cifose.

CifoseCifose
Alterações na colunaAlterações na coluna

Geralmente, a cifose é mais comum em adolescentes devido a mal-formações ou, em mulheres após a menopausa, quando ocorre osteoporose, já que os ossos da coluna enfraquecem e ficam tortos.

Dicas para tratar a cifose

Para tratar a cifose pode-se seguir algumas dicas, como:

  • Usar um colchão de cama firme, levando a que as costas fiquem retas;
  • Usar colete ortopédico rígido ou cinta, apenas por indicação médica e, que leve a uma postura correta;
  • Usar palmilhas posturais na sola do pé, dentro do sapato e adaptadas a cada caso;
  • Manter a postura correta. Veja alguns exercícios para melhorar a postura;
  • Fazer exercício físico regularmente para fortalecer os músculos, principalmente das costas e ombros;
  • Fazer uma dieta rica em cálcio e vitamina D para manter uma boa densidade óssea e evitar o risco de fratura. Veja mais em: Dieta rica em cálcio.

Além destas dicas, a pessoa com cifose pode fazer sessões de fisioterapia, tratamento medicamentoso e em alguns casos realizar cirurgia para tratar a cifose.

Exercícios para cifose

Para tratar a cifose, a pessoa deve fazer sessões de fisioterapia com acompanhamento de um profissional, pelo menos 1 vez por semana durante 1 hora, realizando exercícios para reeducação postural da coluna, para que esta fique mais alinhada. No entanto, pode-se fazer:

  • Exercícios de academia: a pessoa pode usar máquinas, como o "voador" que ajudem a trabalha os músculos do peito e, que ajudam a corrigir a postura.
  • Exercícios para o abdominal: fortalecer os músculos da barriga podem ajudar a melhorar a postura;
  • Natação, hidroginástica ou remo: são bons exercícios para cifose já que ajudam a fortalecer os músculos das costas e melhora o condicionamento físico, ajudando a colocar os ombros para trás.

Além disso, exercícios de alongamento pode melhorar a flexibilidade da coluna vertebral e aliviar dores nas costas devido à má postura. Saiba mais sobre os exercícios para corrigir a cifose.

Como aliviar a dor

A pessoa com cifose pode ter dor nas costas devido à posição errada da coluna e, por isso, o uso de analgésicos, como Paracetamol ou anti-inflamatórios como Ibuprofeno pode ajudar a aliviar a dor. Porém, esta medida não trata a cifose, apenas alivia os sintomas.

Além disso, no caso de pessoas mais velhas com cifose, pode ser necessário tomar remédios para a osteoporose como suplementos de cálcio, para ajudar a prevenir fraturas da coluna vertebral causada pela coluna torta.

Cirurgia à coluna

Quando a cifose é muito grave, o médico pode indicar cirurgia à coluna para tratar definitivamente a cifose e fazer a correção do desvio e, normalmente é feita em jovens, na fase da adolescência.

A cirurgia é realizada quando a dor é muito incômoda e dificulta as atividades do dia-a-dia, sendo colocados parafusos nas vértebras. Na grande maioria dos casos, recupera-se em 4 meses e, não é necessário usar nenhum tipo de colete após o procedimento.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...