Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 dicas para tirar a mamadeira do seu filho

Os pais devem iniciar a retirada da mamadeira como forma de dar a alimentação da criança entre o primeiro e o terceiro ano de vida, principalmente quando ela para de mamar, para evitar uma maior dependência da criança com o hábito de sugar para se alimentar.

A partir do momento em que o bebê já segurar bem o copinho de plástico e beber sem se engasgar, ainda com a supervisão dos pais, já se pode retirar a mamadeira e progredir para a alimentação apenas no copinho.

Veja a seguir 7 dicas para facilitar esse processo.

1. Fazer do copo uma conquista

Uma boa estratégia é os pais conversarem com a criança e fazerem parecer que a passagem da mamadeira para o copo, na verdade, é uma conquista incrível para ela.

Deve-se falar que a criança está crescendo e se tornando um adulto, ganhando assim o direito de usar o copo como as outras pessoas grandes e independentes. Assim, ela vai se sentir estimulada a fazer a troca.

7 dicas para tirar a mamadeira do seu filho

2. Criar um bom ambiente

Para estimular a criança, uma dica é que a família esteja sempre na mesa, principalmente durante as refeições principais e o café da manhã.

Os pais devem conversar, contar histórias e criar um ambiente agradável, onde todos são crescidos e usam copos e pratos ao invés de deitar na cama ou no sofá sozinha com a mamadeira.

3. Retirar o copo gradualmente

Para que não seja um choque para a criança, o ideal é retirar o copo gradualmente, começando por usar o copo durante as refeições do dia e deixando a mamadeira para a noite, se for preciso utilizá-la.

Ao usar essa tática, é importante lembrar de não levar a mamadeira para passeios ou visitas a familiares, pois a criança deve entender que agora ela usa o próprio copo.

4. Escolher o copo favorito

Para envolver ainda mais a criança no processo de transição, uma boa dica é levá-la para escolher o novo copinho que será só dela. Assim, ela poderá escolher o copo com a foto do seu personagem favorito e com a sua cor favorita.

Para os pais, fica a dica e escolher copos leves e com asas para ajudar a criança a segurá-lo. Os que têm bico com furinhos na ponta são uma boa opção para o início do processo.

5. Dar a mamadeira para quem precisa

Outra estratégia para o bebê se desfazer da mamadeira é dizer que ela será dada a crianças menores que ainda não sabem usar o copo ou para algum personagem infantil, como o papai Noel ou o coelhinho da Páscoa.

Assim, quando ela pedir a mamadeira de volta, os pais podem argumentar que ela já foi dada para outra pessoa e que não há como buscá-la novamente.

6. Ser firme e não voltar atrás

Por mais que o bebê aceite bem a retirada da mamadeira, em algum momento ele sentirá saudades dela e fará birra para tê-la de volta. No entanto, é importante que os pais resistam ao sofrimento da criança, pois trazer a mamadeira de volta vai fazê-la entender que pode conseguir tudo o que quer de volta, apesar do compromisso em se desfazer do objeto.

Assim, respeite as decisões e compromissos para que a criança também desenvolva esse senso de responsabilidade. Tenha paciência, ela vai deixar de birra e superar essa fase.

7. Programe-se

Os pais devem se programar e ter uma meta para que o filho abandone o uso da mamadeira, que normalmente é indicada entre 1 a 2 meses até que o copo realmente prevaleça.

Durante esse período as diversas estratégias devem ser usadas, lembrando de não voltar atrás a cada passo dado adiante nesse processo.

Agora veja dicas sobre Como fazer o bebê dormir a noite toda.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...