O que você precisa saber?

Como saber se o colesterol está alto

Para saber se o colesterol está alto é preciso fazer um exame de sangue no laboratório, e se o resultado estiver elevado, superior a 200 mg/dl, é importante procurar um médico para ver se é preciso tomar remédio, fazer alterações na alimentação e/ou aumentar a prática de exercício físico. Porém, se há histórico na família de colesterol alto, é preciso fazer o exame de sangue uma vez por ano a partir dos 20 anos para diagnosticar precocemente o problema.

Geralmente, o colesterol alto não causa sintomas, no entanto, os sintomas de colesterol alto podem aparecer quando os valores estão muito elevados, através de pequenas elevações na pele, chamado xantomas.

Exames para medir o colesterol

A melhor forma de identificar o colesterol alto é através de um exame de sangue com jejum de 12 horas, que indica a quantidade do colesterol total e todos os tipos de gordura presentes no sangue como LDL (colesterol ruim), HDL (colesterol bom) e triglicerídios.

Porém, outra forma mais rápida de saber se o colesterol está alto é fazer um teste rápido apenas com uma gota de sangue do dedo, que pode ser feito em algumas farmácias, como o teste da glicemia para diabéticos, onde o resultado sai em poucos minutos, porém,  ainda não há esse teste no Brasil. 

Exame de sangue de laboratórioExame de sangue de laboratório
Exame rápido de farmácia Exame rápido de farmácia

No entanto, esse teste não substitui o exame laboratorial, mas o seu resultado pode ser um alerta para procurar o médico e só deve ser utilizado para rastreio ou acompanhamento de pessoas que já sabem que têm o diagnóstico de colesterol alto, mas que desejam fazer um acompanhamento de rotina de forma mais frequente.

Por isso, veja quais são os valores ideais de colesterol em: Valores de referência para o colesterol. No entanto, pessoas com diabetes devem manter os níveis de colesterol ainda mais abaixo destes valores de referência para evitar complicações cardíacas.

O que fazer para garantir o resultado correto do exame

Antes de fazer o exame de sangue, deve-se:

Jejum 12 horasJejum 12 horas
Evitar bebidas alcoólicasEvitar bebidas alcoólicas
  • Ficar em jejum por 12h. Por isso para fazer o exame às 8:00 da manhã é importante fazer a última refeição no máximo à 8 da noite.
  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas nos 3 dias anteriores ao exame de sangue;
  • Evitar a prática atividades físicas intensa como corrida ou treinos prolongados nas 24h anteriores.

Além disso, nas duas semanas anteriores ao exame, é importante continuar se alimentando normalmente sem fazer dietas ou exageros alimentares, para que o resultado reflita seus níveis de colesterol reais.

Esses cuidados também devem ser respeitados no caso do teste rápido na farmácia, para que o resultado seja mais próximo do real.

O que fazer quando o colesterol está alto

Quando o resultado do exame de sangue mostra que o colesterol esta alto, o médico irá avaliar a necessidade de iniciar a medicação de acordo com a pesquisa de outros fatores de risco associados como diabetes, hipertensão, obesidade, história familiar de dislipidemia. Caso estes nao estejam presentes, inicialmente, o paciente é orientado quanto a dieta e a prática de atividade física e, apos 3 meses, o mesmo deverá ser reavaliado, onde assim, será decidido sobre o início ou não de medicações. Veja alguns exemplos de remédios para o colesterol.

Para ajudar no controle do colesterol deve-se ter uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente. É necessário também evitar ingerir alimentos industrializados, carnes vermelhas e embutidos, como salsicha, linguiça e presunto, que são ricos em gorduras trans e saturadas.

Outra estratégia para diminuir o colesterol alto é comer mais fibras ingerindo mais frutas, verduras cruas, vegetais folhosos como alface e couve, produtos integrais e grãos como aveia, linhaça e chia.

Veja como deve ser sua alimentação em: Dieta para baixar o colesterol.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...