Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como retirar a lactose do leite e de outros alimentos

Para retirar a lactose do leite e de outros alimentos é preciso adicionar ao leite um produto específico que se compra na farmácia chamado lactase.

A intolerância à lactose é quando o organismo não consegue digerir a lactose presente no leite, causando sintomas como cólica abdominal, gases e diarreias, que surgem momentos ou horas após a ingestão do leite ou de produtos que contenham leite. Saiba Como saber se é intolerância à lactose.

Como tirar a lactose do leite em casa

A pessoa deve seguir a indicação do rótulo do produto comprado na farmácia, mas normalmente são necessárias apenas algumas gotas para cada litro de leite. Esse processo demora cerca de 24h e o leite deve ser mantido na geladeira durante esse período. Também é possível utilizar a mesma técnica em outros produtos líquidos como creme de leite, leite condensado e achocolatados líquidos. O leite sem lactose apresenta todos os nutrientes do leite comum, mas apresenta um sabor mais adocicado.

Quem não quiser ter este trabalho ou não encontrar a lactase facilmente pode comprar leite e produtos preparados com leite já sem lactose. Basta observar o rótulo dos alimentos porque sempre que um produto industrializado não tiver lactose deve conter esta informação ou tomar comprimidos de lactase após a ingestão de alimentos que contém lactose.

Alimentos sem lactoseAlimentos sem lactose
Comprimido de lactaseComprimido de lactase
Produto sem lactoseProduto sem lactose

O que fazer se comer algo com lactose

Após comer algum alimento que tenha lactose, uma opção para evitar os sintomas intestinais é tomar o comprimido com lactase, pois a enzima fará a digestão da lactose no intestino. Muitas vezes é necessário tomar mais de 1 comprido para sentir o efeito, então cada pessoa deve encontrar a sua quantidade ideal de lactase a ser tomada, de acordo com o grau de intolerância que tem e com a quantidade de leite que vai ingerir. Veja quais são os sintomas de intolerância à lactose.

Outros alimentos também indicados para quem tem problema com a digestão da lactose são os iogurtes e os queijos maturados, como o parmesão e o queijo suíço. A lactose desses alimentos é degrada por bactérias do tipo Lactobacillus, havendo um processo semelhante com o que ocorre no leite sem lactose. No entanto, algumas pessoas também não conseguem tolerar os iogurtes, e podem substitui-los por iogurtes de soja ou sem lactose. Veja qual é a quantidade de lactose nos alimentos.

Saiba o que comer quando se tem intolerância à lactose assistindo:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...