Como tirar um inseto do ouvido

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro
março 2021

Quando um inseto entra no ouvido pode provocar bastante desconforto, gerando sintomas como dificuldade para ouvir, intensa coceira, dor ou a sensação de que algo está se movendo.

Nestes casos, deve-se evitar a vontade para coçar o ouvido, assim como também se deve evitar remover o que está no seu interior com o dedo ou um cotonete, pois isso pode fazer com que o inseto fique mais agitado, agravando os sintomas.

O que se deve fazer para remover o inseto do ouvido é:

  1. Confirmar se existe algum inseto no interior do ouvido, utilizando uma lanterna e uma lupa, por exemplo;
  2. Evitar remover o inseto com cotonetes ou outros objetos, pois pode empurrar o inseto mais para o interior do ouvido;
  3. Inclinar a cabeça para o lado do ouvido afetado e agitar a cabeça, para tentar que o inseto saia.

No entanto, se o inseto não sair podem ser usadas outras formas para tentar removê-lo do ouvido:

1. Utilizar uma folha de grama

Imagem ilustrativa número 1

A grama é um material bastante flexível, mas que possui pequenas saliências nas quais os insetos se agarram. Dessa forma, pode ser usada dentro do ouvido sem existir o risco de perfurar o tímpano ou empurrar o inseto.

Para usar a folha de grama, deve-se lavar a folha com um pouco de água e sabão e depois tentar colocá-la por baixo das patas do inseto e esperar alguns segundos, puxando de seguida para fora. Se o inseto agarrar a folha, será puxado para fora, mas se continuar dentro do ouvido pode-se repetir este processo por algumas vezes.

2. Usar algumas gotas de óleo

Imagem ilustrativa número 2

O óleo é uma ótima opção para quando as outras tentativas não funcionaram, pois é uma forma de o matar rapidamente, sem que exista o risco de ser mordido ou arranhado no interior do ouvido. Além disso, como o óleo lubrifica o canal auditivo, o inseto pode escorregar para o exterior ou sair mais facilmente quando se abanar novamente a cabeça.

Para utilizar esta técnica deve-se colocar 2 a 3 gotas de óleo, azeite ou óleo johnson no interior do ouvido e depois colocar a cabeça inclinada para o lado do ouvido afetado, esperando alguns segundos. Por fim, se o inseto não sair sozinho, deve-se tentar abanar novamente a cabeça ou movimentar a orelha.

Esta técnica não deve ser utilizada caso se tenha alguma rutura do tímpano ou caso exista suspeita de existir algum problema no ouvido. Idealmente, o óleo deve estar à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido, mas não o suficiente para causar queimaduras.

3. Limpar com água morna ou soro

Imagem ilustrativa número 3

Esta técnica só deve ser usada quando se tem a certeza que o inseto já está morto, pois o uso da água pode fazer com que o inseto comece a tentar arranhar ou morder, causando lesões no interior do ouvido, se ainda estiver vivo.

O ideal neste caso é utilizar uma garrafa PET com um furinho na tampa, por exemplo, para criar um jato de água que é capaz de entrar com alguma pressão no ouvido e limpar o que estiver no seu interior.

Quando ir ao médico

É aconselhado ir ao pronto-socorro quando os sintomas são muito fortes ou pioram ao longo do tempo, assim como se não se conseguir tirar o inseto através destas técnicas. O médico poderá utilizar instrumentos especiais para remover o inseto sem causar qualquer lesão no interior do ouvido.

Além disso, se não for possível observar um inseto no interior do ouvido, mas existir desconforto intenso, deve-se consultar um otorrino para avaliar quais as possíveis causas e iniciar o tratamento adequado, se necessário.

Esta informação foi útil?

Escrito, atualizado e revisto clinicamente por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2021.
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.