Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como amamentar com mamilos invertidos

É possível amamentar com mamilos invertidos, ou seja, que estão virados para dentro, pois para o bebê mamar corretamente ele precisa de abocanhar uma parte da mama e não apenas o mamilo.

Além disso, normalmente, o mamilo fica mais saliente nas últimas semanas de gravidez ou logo após o parto, o que facilita a amamentação. Mesmo assim, a mãe pode ter os mamilos invertidos, devendo adotar estratégias para poder amamentar com mais facilidade.

1. Rodar o mamilo

Como amamentar com mamilos invertidos

Caso a mulher tenha o mamilo invertido, pode tentar rodar com os dedos indicador e polegar, de forma a que o mamilo fique mais saliente.

Se tiver as mãos frias, o processo pode ser mais fácil, para isso pode-se usar um cubo de gelo e aplicar um pouquinho nos mamilos, mas não se deve exagerar na aplicação antes de dar de mamar porque o frio pode provocar a contração dos ductos mamários.

2. Retirar um pouco de leite

Como amamentar com mamilos invertidos

Se a mama estiver muito cheia, o mamilo fica menos saliente, por isso pode-se retirar um pouco de leite manualmente ou com uma bomba antes de colocar o bebê ao peito.

Veja como usar a bombinha para retirar leite materno.

3. Utilizar uma bomba ou seringa

Como amamentar com mamilos invertidos

Para que o mamilo fique mais saliente, pode-se utilizar uma bomba ou uma seringa de 20 mL, conforme esquematizado na imagem. Esta técnica pode ser utilizada várias vezes ao dia durante 30 segundos, ou 1 minuto e, de preferência, sempre antes de amamentar.

Se a mãe, mesmo com estas estratégias, continuar com dificuldades para amamentar, deve consultar o pediatra para que amamentação se mantenha, no mínimo, até aos 6 meses de idade do bebê.

Dicas para amamentar com mamilos invertidos

Outras dicas para ajudar a mãe com mamilos invertidos a amamentar incluem:

  • Colocar o bebê para mamar logo após o parto até no máximo 1 hora após o parto;
  • Evitar usar tetinas, chupetas ou protetores de mamilos de silicone, porque o bebê pode confundir os bicos e depois ter maior dificuldade em pegar no mamilo;
  • Experimentar várias posições para amamentar. Saiba que posições usar para amamentar.

Além disso, a utilização dos moldes de mamilos durante a gravidez é desaconselhada, porque podem não ajudar a melhorar o formato do mamilo e podem até machucá-los.

Veja ainda alguma dicas para amamentar corretamente.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...