6 passos para limpar o ouvido do bebê

julho 2022

Para limpar o ouvido do bebê deve-se seguir o passo a passo a seguir:

  1. Deitar o bebê em uma superfície segura;
  2. Virar a cabeça do bebê para que o ouvido fique virado para cima;
  3. Molhar levemente a ponta da fralda, toalha ou gaze em água morna sem sabão;
  4. Espremer o tecido para remover o excesso de água;
  5. Passar a toalha, fralda ou gaze úmida pela parte externa da orelha, para remover a sujeira;
  6. Secar a orelha com uma toalha macia.

É importante lembrar que apenas a sujeira externa deve retirada, pois a cera é naturalmente drenada do ouvido e eliminada durante o banho. O uso de cotonetes não é recomendado, pois além de poder empurrar a cera para o ouvido, pode também aumentar o risco de acidentes, como o rompimento do tímpano, por exemplo.

A cera é uma substância produzida naturalmente pelo organismo para proteger o ouvido contra a entrada de poeira e sujeira, além de formar uma barreira que dificulta a entra de microrganismos que causam infecções e inflamação do ouvido, como a otite.

Quando limpar o ouvido do bebê

O ouvido do bebê pode ser limpo todos os dias depois do banho, seguindo os passos indicados. Esta rotina é capaz de manter o canal auditivo sempre livre de excesso de cera que pode afetar a audição e provocar infecções.

Porém, caso exista um acúmulo de cera excessivo, é aconselhado consultar o pediatra para fazer uma limpeza profissional e avaliar se existe algum problema com o ouvido.

Quando ir ao pediatra

A cera normal é fina e possui uma cor amarelada, sendo naturalmente drenada por um pequeno canal dentro do ouvido. No entanto, quando existem problemas no ouvido, a cera pode apresentar variações de cor e de espessura, tornando-se mais líquida ou espessa, sendo recomendado ir ao pediatra para que seja feita uma avaliação.

Além disso, quando existe um problema, o bebê pode apresentar outros sinais como esfregar as orelhas, enfiar o dedo no ouvido ou até ter febre, se estiver se desenvolvendo uma infecção. Nestes casos, a consulta com o pediatra é fundamental, pois assim é possível que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado. Conheça as principais causas de dor no ouvido do bebê.

Como evitar inflamações no ouvido

As inflamações no ouvido, também conhecidas como otites, pode ser prevenidas com medidas simples como secar bem o ouvido do bebê após o banho, limpar bem a parte externa e a parte de trás das orelhas do bebê como explicado acima, e não deixar os ouvidos do bebê debaixo da água durante o banho.

Além disso, nunca se deve utilizar qualquer objeto pontiagudo para tentar retirar a cera ou ajudar na limpeza de dentro do ouvido, como cotonetes, grampos ou palitos, pois facilmente pode abrir feridas ou romper o tímpano da criança.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Sani Santos Ribeiro - Pediatra e Pneumologista infantil, em julho de 2022.
Revisão médica:
Dr.ª Sani Santos Ribeiro
Pediatra e Pneumologista infantil
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande com CRM nº 28364 e especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.