Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como limpar o ouvido do bebê

Para limpar o ouvido do bebê pode-se utilizar uma toalha, uma fralda de pano ou uma gaze, sempre evitando o uso do cotonete, pois ele facilita a ocorrência de acidentes, como rompimento do tímpano e entupimento do ouvido com a cera.

Depois, deve-se seguir o seguinte passo-a-passo:

  1. Deitar o bebê em uma superfície segura;
  2. Virar a cabeça do bebê para que o ouvido fique virado para cima;
  3. Molhar levemente a ponta da fralda, toalha ou gaze em água morna sem sabão;
  4. Espremer o tecido para remover o excesso de água;
  5. Passar a toalha, fralda ou gaze úmida pela parte externa da orelha, para remover a sujeira;
  6. Secar a orelha com uma toalha macia.

É importante lembrar que apenas a sujeira externa deve retirada, pois a cera é naturalmente drenada do ouvido e eliminada durante o banho.

A cera é uma substância produzida naturalmente pelo organismo para proteger o ouvido contra a entrada de poeira e sujeira, além de formar uma barreira que dificulta a entra de micro-organismos que causam infecções, como a otite.

Como limpar o ouvido do bebê

Quando limpar o ouvido do bebê

O ouvido do bebê pode ser limpo todos os dias depois do banho, seguindo os passos indicados. Esta rotina é capaz de manter o canal auditivo sempre livre de excesso de cera que pode afetar a audição e provocar infecções.

Porém, caso exista um acúmulo de cera excessivo, é aconselhado consultar o pediatra para fazer uma limpeza profissional e avaliar se existe algum problema com o ouvido.

Quando a cera pode indicar um problema

A cera normal é fina e possui uma cor amarelada, sendo naturalmente drenada por um pequeno canal dentro do ouvido. No entanto, quando existem problemas no ouvido, a cera pode apresentar variações de cor e de espessura, tornando-se mais líquida ou espessa. 

Além disso, quando existe um problema, o bebê pode apresentar outros sinais como esfregar as orelhas, enfiar o dedo no ouvido ou até ter febre, se estiver se desenvolvendo uma infecção. Nestes casos, é importante ir no pediatra para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento adequado.

Como evitar inflamações no ouvido

As inflamações no ouvido, também conhecidas como otites, pode ser prevenidas com medidas simples como secar bem o ouvido do bebê após o banho, limpar bem a parte externa e a parte de trás das orelhas do bebê como explicado acima, e não deixar os ouvidos do bebê debaixo da água durante o banho. Confira como dar corretamente banho ao bebê para evitar este problema.

Além disso, nunca se deve utilizar qualquer objeto pontiagudo para tentar retirar a cera ou ajudar na limpeza de dentro do ouvido, como cotonetes, grampos ou palitos, pois facilmente pode abrir feridas ou romper o tímpano da criança.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...