Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar um mentiroso

Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar quando uma pessoa está mentindo, pois quando se conta uma mentira o corpo manifesta pequenos sinais que são difíceis de evitar, mesmo no caso de mentirosos experientes.

Assim, para saber se alguém está mentindo é importante prestar atenção para vários detalhes nos olhos, rosto, respiração e até mesmo nas mãos ou braços. A seguir, estão descritas algumas técnicas para descobrir se uma estão contando uma mentira para você:

1. Olhe com atenção para o rosto

Como identificar um mentiroso

Embora um sorriso possa facilmente ajudar a esconder uma mentira, existem pequenas expressões faciais que podem indicar que a pessoa está mentindo. Por exemplo, quando as bochechas ficam mais vermelhas durante a conversa é sinal de que a pessoa está ansiosa e isso pode ser um sinal de que está contando algo que não é verdade ou que a deixa desconfortável falar nesse assunto.

Além disso, outros sinais como dilatar as narinas enquanto se respira, respirar profundamente, morder os lábios ou piscar os olhos muito rápido também podem indicar que o cérebro está trabalhando em excesso para construir uma história falsa.

2. Observe todos os movimentos corporais

Como identificar um mentiroso

Este é um dos passos mais importantes para descobrir quando alguém está mentindo e é utilizado por peritos em deteção de mentiras. Normalmente, quando estamos sendo sinceros todo o corpo se movimenta de forma sincronizada, mas quando estamos tentando enganar alguém é comum que algo não esteja sincronizado. Por exemplo, a pessoa pode estar falando de forma muito confiante, mas seu corpo se encontra retraído, contrariando o sentimento oferecido pela voz.

As alterações mais comuns na linguagem corporal e que indicam que uma mentira está sendo contada incluem ficar muito quieto durante a conversa, cruzar os braços e manter as mãos atrás das costas.

3. Fique atento nas mãos

Como identificar um mentiroso

O mais certo é observar todo o corpo para saber quando alguém está mentindo, porém o movimento das mãos pode ser o suficiente para descobrir um mentiroso. Isto acontece porque durante o momento em que se tenta contar uma mentira, a mente está preocupada em manter o movimento corporal mais próximo do natural, mas o movimento das mãos é muito difícil de copiar.

Dessa forma, o movimento da mãos pode indicar:

  • Mãos fechadas: pode ser sinal de falta de honestidade ou excesso de estresse;
  • Mãos mexendo na roupa: mostra que a pessoa está desconfortável e ansiosa;
  • Movimentar muito as mãos sem necessidade: é um movimento feito frequentemente por quem está habituado a mentir;
  • Colocar as mãos na nuca ou pescoço: mostra ansiedade e incômodo com o que está falando.

Além disso, colocar objetos em frente à pessoa com quem se está conversando também pode ser sinal de que se está mentindo, pois demonstra vontade de criar distância, o que normalmente acontece quando contamos algo que nos deixa nervosos e incomodados.

4. Ouça tudo com muita atenção

Como identificar um mentiroso

Alterações na voz podem identificar rapidamente um mentiroso, especialmente quando acontecem alterações bruscas no tom de voz, como estar falando com voz grossa e começar a falar com voz mais fina. Mas em outros casos, essas alterações podem ser mais difíceis de notar e, por isso, também é importante estar atento se ocorrem muitas alterações de velocidade enquanto se fala.

5. Preste atenção nos olhos

Como identificar um mentiroso

É possível saber muito sobre os sentimentos de uma pessoa apenas através dos seus olhos. Isto é possível porque a maior parte das pessoas está psicologicamente programada para olhar em determinadas direções de acordo com o que está pensando ou sentido.

Os tipos de olhares que normalmente estão relacionados com uma mentira incluem:

  • Olhar para cima e para a esquerda: acontece quando se está pensando numa mentira para falar;
  • Olhar para a esquerda: é mais frequente quando se tenta construir uma mentira enquanto se fala;
  • Olhar para baixo e para a esquerda: mostra que se está pensando em algo que se fez.

Outros sinais que podem ser transmitidos pelos olhos e que podem indicar uma mentira incluem olhar diretamente nos olhos durante quase toda a conversa e piscar os olhos mais vezes que o normal.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...