Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar doenças pela cor da língua

A cor da língua, assim como seu formato e sensibilidade, podem, em alguns casos, ajudar a identificar doenças que podem estar afetando o corpo, mesmo que não exista qualquer outro sintoma.

No entanto, como sua cor pode alterar facilmente devido aos alimentos que se ingere, nem sempre é fácil identificar a doença apenas pela língua. Assim, se existir suspeita de alguma doença é importante ficar atento a outros sintomas e consultar o clínico geral para fazer os exames de diagnósticos necessários e iniciar o tratamento adequado, se necessário.

1. Língua muito vermelha

Como identificar doenças pela cor da língua

A língua é naturalmente vermelha, no entanto sua cor pode ficar mais intensa quando existe um aumento da temperatura corporal, por exemplo, e, por isso, pode ser sinal de alguma infecção ou inflamação no corpo. Nestes casos, normalmente surgem outros sintomas como febre, mal-estar geral e dores musculares.

Além disso, a vermelhidão da língua também pode ser sintoma de falta de vitamina B12 no corpo, uma vez que essa vitamina é muito importante para a saúde das papilas gustativas. Normalmente, os vegetarianos têm maior tendência para ter deficiência desta vitamina, uma vez que sua concentração é maior nas carnes de peixe e outros animais. Veja que alimentos ou suplementos se deve ingerir nestes casos.

2. Língua branca

Como identificar doenças pela cor da língua

Quando a língua apresenta uma placa branca, geralmente, é um sinal claro de candidíase oral, que acontece quando se tem má higiene bucal ou quando o sistema imune está mais enfraquecido. Dessa forma, a candidíase é mais frequente em crianças, idosos ou pessoas com doenças auto-imunes, por exemplo. Nestes casos, é recomendado fazer uma higiene bucal adequada e consultar um clínico geral para iniciar o tratamento com enxaguantes antifúngicos, caso os sintomas não melhorem. Saiba mais sobre como tratar a candidíase oral.

Já quando a língua está pálida, pode ser apenas um sinal de frio ou indicar uma anemia, por exemplo, que, normalmente acontece por falta de ferro no organismo. Nestes casos, se a língua continuar pálida por mais de 1 semana e surgir cansaço excessivo, deve-se consultar um clínico geral para fazer um exame de sangue e avaliar a possibilidade de estar com anemia. Confira como pode curar a anemia em casa:

3. Língua amarela ou marrom

Como identificar doenças pela cor da língua

Normalmente, a língua amarelada ou de coloração marrom não é sinal de algum problema grave, sendo, na maioria dos casos, provocada por má higiene da boca.

Além disso, existem pessoas que possuem papilas com tendência para crescer mais que o habitual. Nesses casos, as papilas podem agarrar pequenas células mortas da língua, que acabam sendo manchadas por hábitos de vida como beber café ou fumar, por exemplo, ganhando uma coloração amarela ou marrom. Estes casos não necessitam de tratamento específico, melhorando apenas com uma higiene mais intensa da boca.

Apenas em casos mais raros é que a língua amarela pode indicar icterícia, pois normalmente os primeiros locais a ficar com uma coloração amarelada são os olhos e, até, a pele. A icterícia é um sinal de problemas no fígado ou na vesícula e, por isso, deve-se consultar um hepatologista se existir suspeitas desse tipo de problemas. Veja uma lista de sintomas que podem indicar problemas no fígado.

4. Língua roxa

Como identificar doenças pela cor da língua

A língua roxa geralmente é um sinal de má circulação na língua, mas isso geralmente só acontece após um trauma forte na região, como morder a língua, por exemplo. Assim, a língua roxa normalmente também é acompanhada de dor forte na região, inchaço e dificuldade para falar ou comer, por exemplo.

Nestes casos, pode ajudar aplicar uma pedrinha de gelo no local durante uns 30 segundos e repetir por 5 minutos, com intervalo de 30 segundos entre cada aplicação. Caso a cor da língua não melhore em 1 semana, ou caso os sintomas piorem, deve-se ir ao pronto-socorro para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

5. Língua preta

Como identificar doenças pela cor da língua

A língua preta é, na maior parte dos casos, acompanhada da sensação de crescimento de pêlos na língua, que são provocados pelo crescimento excessivo das papilas gustativas em algumas pessoas. Quando as papilas crescem, existe maiores chances de acumular bactérias e células mortas que acabam escurecendo ao londo do tempo. Nestes casos, deve-se apenas manter uma higiene bucal adequada.

No entanto, em situações muito raras, esta alteração da coloração também pode ser surgir em outras situações, como:

  • Uso excessivo de cigarro;
  • Tratamentos para câncer com radiação;
  • Ingestão frequente de chá preto ou café;
  • Diminuição da produção de saliva;
  • Desidratação;
  • HIV.

Dessa forma, se a língua preta não melhorar com a correta higiene da boca ou surgirem outros sintomas, deve-se consultar um clínico geral para idnetificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...