Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se o alimento está estragado

Para saber se um alimento está bom para o consumo deve se prestar atenção na cor, consistência e cheiro, e essas orientação servem tanto para a carne, peixe e frango, como para as frutas, legumes e verduras.

Algumas orientações que podem ser úteis para saber se determinado alimento está estragado e consequentemente impróprio para o consumo são: 

Refeições prontas e sobremesas: Ver cheiro e viscosidade

A aparência viscosa, alteração da cor e o cheiro forte são indicativos de que a comida ou sobremesa está estragada, o que pode acontecer mesmo dentro da geladeira. Essa comida ou sobremesa deve ser jogada no lixo e o seu recipiente deve ser lavado com água, detergente e um pouco de água sanitária ou cloro para que se desinfetado corretamente para uso posterior.

Carnes cruas: Verificar a cor

Se a carne estiver um pouco cinza, verde ou azul já não está boa para comer. Pressionar um pouco a carne com um dedo também ajuda a identificar a integridade do alimento, pois quando está viscosa já não deve ser consumida, mas ao pressionar a carne, ela voltar ao normal logo a seguir ainda está boa para comer. A carne deve ser mantida congelada no freezer ou congelador.

Como saber se o alimento está estragado

Peixe cru ou cozido: Sentir o cheiro

Se o cheiro do peixe cru estiver muito intenso, com uma coloração marrom ou amarelada e os olhos do peixe não estiverem brilhantes, o peixe não deve ser consumido. O peixe cru deve ser mantido no freezer ou congelador e o peixe cozido pode ser mantido na geladeira mas consumido em no máximo 3 dias.

Ovo cru: Colocar na água

Coloque o ovo cru em um copo cheio de água e se o ovo ficar no fundo, está bom para comer, porém, se flutuar, está estragado. A duração média dos ovos é de até 21 dias após a postura, o que pode ser observado na sua caixa. Os ovos podem ser guardados na geladeira ou num local ao abrigo da luz e com boa ventilação.

Como saber se o alimento está estragado

Frutas: Verificar se tem furinhos

Quando tem é sinal de que a fruta foi picada por insectos e, por isso, pode estar contaminada e não é aconselhado comer. Para testar pode-se cortar o pedaço em volta e observar se o restante está com a cor e o cheiro normal, e se estiver, essa parte pode ser aproveitada.

Verduras e vegetais: Verificar a cor e cheiro

Quando uma parte do legume está estragado, cozinhe a parte que está boa, por exemplo, no caso do cenoura que tem uma parte estragada, não use a parte boa da cenoura para a salada, mas sim no refogado ou para fazer uma sopa, por exemplo. Nas verduras verifique se as folhas estão amareladas, pois é um sinal de que perdeu clorofila e por isso já não tem todos os nutrientes. Prefira as de folhas verdes e firmes.

Como saber se o alimento está estragado

Queijos: Observar a cor e textura

Os queijos duros mesmo que estejam com bolor podem ser consumidos após retirar a parte estragada, mas queijos pastosos não devem ser consumidos se estiverem secos, esverdeados ou com bolor. O queijo aberto, guardado dentro da geladeira deve ser consumido em até 5 dias. Saiba outros detalhes para identificar se o queijo ainda pode ser consumido.

Leite e laticínios: Sentir o cheiro

O leite fora do prazo de validade deve ser jogado fora, detro do vaso sanitário, por exemplo O leite aberto na geladeira pode estar estragado quando tem cheiro de azedo e não deve ser consumido, nem mesmo se fervido. Geralmente o leite dura até 3 dias depois de aberto.

Quanto tempo os alimentos duram na geladeira

A tabela a seguir indica a temperatura ideal para manter os alimentos na geladeira e o seu tempo de conservação:

AlimentoTemperatura idealTempo de armazenamento
Frutas e hortaliçasAté 10º C3 dias
Frios e laticínios

-Até 8ºC

- Até 6ºC

- Até 4ºC

-1 dia

- 2 dias

- 3 dias

Todo tipo de carne cruaAté 4ºC3 dias

- Peixe cru

- Peixe cozido

- Até 2ºC

- Até 4º C

- 1 dia

- 3 dias

Restos de refeições cozidasAté 4ºC3 dias
Sobremesas

- Até 8ºC

- Até 6ºC

- Até 4ºC

- 1 dia

- 2 dias

- 3 dias

Veja como organizar a geladeira, os alimentos que não precisam ser guardados dentro da geladeira e como guardar os alimentos para que durem mais tempo.

O que acontece ao comer um alimento estragado

Ao comer algum alimento que esteja impróprio para o consumo pode acontecer uma intoxicação alimentar que se manifesta através de sintomas como:

  • Dor na barriga;
  • Cólica intestinal;
  • Gases e arrotos;
  • Diarreia. 

Este sintomas geralmente surgem no mesmo dia em que a pessoa comeu o alimento vencido ou estragado e a intensidade destes sintomas podem variar de acordo com a quantidade que foi ingerida. Quanto mais ingerir, piores serão os sintomas.

Apesar de um alimento não parecer estar estragado, ele pode estar contaminado e neste caso não tem cheiro, cor alterada, nem textura diferente do alimento normal. Assim, o ovo ainda que esteja aparentemente bom para o consumo pode estar contaminado com Salmonella e causar infecção intestinal, por exemplo. O alimento contaminado é tão prejudicial à saúde como o que está estragado, podendo causar intoxicação alimentar que se manifesta através dos mesmos sintomas. 

A intoxicação alimentar pode durar 10 dias endurante este período deve-se beber sempre líquidos como água, chá e suco de fruta natural, e comer alimentos de fácil digestão como legumes cozidos, grãos e cereais. Deve-se evitar leite, laticínios, carnes e ovos para que o sistema digestivo se recupere mais rápido.

Veja 4 passos para tratar uma Intoxicação Alimentar em casa

Sinais de alerta para ir ao médico

Se apresentar alguns destes sinais e sintomas que podem indicar intoxicação alimentar, deve procurar um pronto-socorro:

  • Olhos fundos e encovados;
  • Pele estremamente seca;
  • Intensa dor abdominal;
  • Diarreia com sangue;
  • Febre acima de 38ºC.

O médico irá observar a pessoa e poderá pedir exame de sangue, por exemplo. Medicamentos como carvao vegetal podem ser úteis para curar mais rápido a intoxicação alimentar, mas antibióticos também podem ser indicados.

O que fazer se comprar um alimento estragado

Se comprou um alimento na mercearia ou no mercado e desconfia que ele está estragado poderá reclamar no próprio estabelecimento onde comprou, juntamente com a nota de compra. Isso pode ser feito quando identifica o alimento estragado no próprio dia em que foi comprado e consegue garantir que o alimento foi levado para casa nas devidas condições de higiene.

A ANVISA, Agência Nacional de Segurança Sanitária, sugere que seja realizada uma denúncia no serviço de vigilância sanitária da sua cidade e por isso pode ser necessário ir à prefeitura para saber o endereço e telefone do lugar certo para reclamar.

O estabelecimento pode apenas devolver o dinheiro ou trocar por um produto semelhante que esteja próprio para o consumo porque a compra de um alimento estragado não garante ao consumidor indenização por danos morais, sendo necessário contratar um advogado que analise a situação e indique qual a melhor estratégia judicial para cada caso.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...