Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer um enema (clister) para limpar o intestino em casa

O clister, enema ou chuca, é um procedimento que consiste na colocação de um pequeno tubo pelo ânus, no qual é introduzida água ou alguma outra substância com o objetivo de lavar o intestino, sendo normalmente indicado nos casos de prisão de ventre, para aliviar o desconforto e facilitar a saída das fezes.

Assim, o clister de limpeza pode ser feito em casa nos casos de prisão de ventre para estimular o funcionamento do intestino ou em outros casos, desde que exista indicação médica. Essa limpeza pode também ser recomendada no final da gestação, já que as mulheres grávidas normalmente apresentam intestino preso, ou para a realização de exames, como por exemplo o clister ou enema opaco, que tem como objetivo avaliar a forma e a função do intestino grosso e do reto. Entenda como é feito o exame enema opaco.

No entanto, o clister não deve ser feito mais do que 1 vez por semana, pois pode causar alterações na flora intestinal e provocar alteração do trânsito intestinal, piorando a prisão de ventre ou levando ao surgimento de diarreia crônica.

Como fazer um enema (clister) para limpar o intestino em casa

Como fazer o clister corretamente

Para fazer um clister de limpeza em casa é necessário comprar um kit de enema na farmácia, que custa em média R$60,00, e seguir os seguintes passos:

  1. Montar o kit de enema ligando o tubo ao depósito de água e à ponta de plástico;
  2. Encher o depósito do kit de enema com 1 litro de água filtrada a 37ºC;
  3. Abrir a torneira do kit de clister e deixar escorrer um pouco de água até que todo o tubo esteja preenchido por água;
  4. Pendurar o depósito de água, pelo menos, a 90 cm do chão;
  5. Lubrificar a ponta de plástico com vaselina ou algum lubrificante para a região íntima;
  6. Adotar uma destas posições: deitado de lado com os joelhos dobrados ou deitado de barriga para cima com os joelhos dobrados em direção ao peito;
  7. Introduzir suavemente a ponta no ânus em direção ao umbigo, não forçando a inserção para não causar ferimento;
  8. Abrir a torneira do kit para permitir a entrada de água no intestino;
  9. Manter a posição e esperar até sentir forte vontade de evacuar, geralmente entre 2 a 5 minutos;
  10. Repetir o clister de limpeza 3 a 4 vezes para limpar completamente o intestino.
Kit para clister
Kit para clister
Posição para fazer o clister
Posição para fazer o clister

Nos casos em que a pessoa não consegue evacuar apenas com o clister de água morna, uma boa solução é misturar 1 copo de azeite na água do clister. No entanto, a eficácia é maior quando se utilizam 1 ou 2 enemas de farmácia, como o Microlax ou o Fleet enema, misturados na água. Veja mais sobre como usar o Fleet enema.

Ainda assim, se após misturar um enema de farmácia na água do clister a pessoa continuar sem vontade para evacuar é recomendado consultar um gastroenterologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado. Além disso, é importante ter uma dieta que favoreça o movimento intestinal, ou seja, rica em fibras e frutas. Saiba quais são as frutas que soltam o intestino e também algumas opções de chás laxantes.

Quando ir ao médico

É recomendado consultar um gastrenterologista ou ir ao pronto-socorro quando:

  • Não existe eliminação de fezes há mais de 1 semana;
  • Após misturar um enema de farmácia na água e não sentir vontade para evacuar;
  • Surgem sinais de prisão de ventre grave, como barriga muito inchada ou dor abdominal forte.

Nestes casos, o médico irá fazer exames de diagnóstico, como ressonância magnética, para avaliar se existe algum problema que possa estar causando a prisão de ventre constante, como torção do intestino ou hérnias, por exemplo.


Bibliografia

  • KING'S COLLEGE HOSPITAL - NHS. Guidance for using an enema: information for patients. 2019. Link: <www.kch.nhs.uk>. Acesso em 09 Jul 2019
  • MUSGROVE PARK HOSPITAL - NHS. Using the Enema. 2017. Link: <www.tsft.nhs.uk>. Acesso em 09 Jul 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem