Fleet enema: o que é, para que serve e como usar

outubro 2022
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O Fleet enema é um laxante indicado para o alívio da prisão de ventre ou para fazer lavagem intestinal, pois contém fosfato de sódio dibásico e fosfato de sódio monobásico na sua composição, que ajudam a umidificar e aumentar o volume das fezes, facilitando sua eliminação.

Este remédio deve ser aplicado diretamente no reto, através do ânus, utilizando a pequena cânula aplicadora que vem conectada no frasco, devendo-se descartar o frasco e qualquer quantidade não utilizada após o seu uso.

O Fleet enema pode ser encontrado em farmácias ou drogarias em embalagens de 133 mL, devendo ser usado somente por adultos ou crianças com mais de 12 anos, com indicação médica.

Para que serve

O Fleet enema é indicado para:

  • Alívio da prisão de ventre;
  • Limpeza do intestino no pré-operatório;
  • Limpeza do intestino no pré ou no pós operatório;
  • Limpeza intestinal no pré-parto;
  • Preparo para realização de exames radiológicos ou proctológicos. 

Esse remédio age retendo água nas fezes, hidratando e amolecendo as fezes, o que estimula sua eliminação de forma rápida, geralmente, dentro de 2 a 5 minutos após sua aplicação.

Como usar

O Fleet enema deve ser aplicado diretamente por via retal, utilizando a sonda ou cânula aplicadora fornecida na embalagem do produto. Não é preciso diluir ou aquecer o Fleet enema para sua utilização.

Para usar o Fleet enema, deve-se seguir os seguintes passos:

  1. Fazer a higiene íntima e esvaziar a bexiga antes de iniciar o preparo para a aplicação do Fleet enema;
  2. Lavar as mãos com água e sabonete neutro, e secar com uma toalha limpa e seca;
  3. Limpar o frasco do Fleet enema com álcool 70%;
  4. Remover a capa de proteção da cânula, com o frasco virado para cima;
  5. Deitar de lado, sobre o lado esquerdo, e dobrar os joelhos;
  6. Introduzir a ponta da cânula no ânus lentamente, em direção ao umbigo;
  7. Espremer o frasco para liberar o líquido. Não é preciso esvaziar o frasco completamente, pois contém uma quantidade de solução maior do que o necessário para a aplicação;
  8. Remover a cânula do ânus e esperar deitado, entre 2 a 5 minutos, até sentir vontade de evacuar.

Durante a aplicação do líquido, se existir aumento da pressão e dificuldade para introduzir a cânula é aconselhado remover o frasco, uma vez que forçar a entrada do líquido pode provocar lesões na parede do intestino.

No caso de não sentir vontade de evacuar após 5 minutos da aplicação do Fleet enema, não se deve repetir sua aplicação, sendo recomendado entrar em contato com o médico responsável pelo tratamento para adequada orientação.

A dose normalmente recomendada do Fleet enema para adultos ou crianças com mais de 12 anos é de 1 aplicação via retal, em dose única, não devendo ser utilizado mais de 1 frasco no período de 24 horas.

Possíveis efeitos colaterais

Como o Fleet enema é um medicamento de ação local, não sendo absorvido pelo organismo, os efeitos colaterais são incomuns. No entanto, podem surgir cólicas intestinais intensas momentos antes da evacuação.

Outros possíveis efeitos colaterais são sangramento retal, irritação anal, ou sintomas de reação alérgica na pele próxima à região retal, como vermelhidão, coceira e inchaço. Na presença destes sintomas é necessário procurar imediatamente o atendimento médico.

Quem não deve usar

O Fleet enema não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, ou por pessoas que tenham apendicite suspeita ou confirmada, colite ulcerativa, obstrução ou perfuração do intestino, megacólon, insuficiência hepática ou renal, ascite, insuficiência cardíaca, pressão alta, ou alergia aos componentes da fórmula.

Durante a gravidez, o Fleet enema pode ser utilizado desde que com indicação e orientação do obstetra. Veja ainda como fazer um clister natural em casa.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • PORTALATIN, M.; WINSTEAD, N. Medical management of constipation. Clin Colon Rectal Surg. 25. 1; 12-9, 2012
  • CRISTÁLIA PRODUTOS QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS LTDA. Phosfoenema. Disponível em: <https://www.cristalia.com.br/arquivos_medicamentos/146/Phosfoenemar%20130%20mL_22.2046_XII-14%20-%20Profissional%20de%20Saude.pdf>. Acesso em 25 out 2022
Mostrar bibliografia completa
  • FLEET LABORATORIES. Fleet Enema. 2014. Disponível em: <https://remediobarato.com/fleet-enema-bula-completa--tommasi-importacao-e-exportacao-ltda--para-o-profissional.html#verpdf>. Acesso em 25 out 2022
  • DRUGS.COM. Fleet Enema (rectal). 2022. Disponível em: <https://www.drugs.com/mtm/fleet-enema-rectal.html>. Acesso em 25 out 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 137098 visualizações
  • SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

    10:15 | 864407 visualizações
  • 7 FRUTAS para soltar o INTESTINO PRESO

    04:13 | 119870 visualizações
  • LAXANTE NATURAL para soltar INTESTINO PRESO - receita fácil, rápida e deliciosa

    05:20 | 678952 visualizações
  • O que fazer para soltar o Intestino Preso

    02:59 | 3977894 visualizações