Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo

Atualizado em Julho 2019

​Para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo, o que se pode fazer é usar cravo da índia no esmalte, usar uma base fortalecedora ou passar camadas finas de esmalte, por exemplo.

Caso a pessoa decida para fazer a unha, deve seguir algumas dicas e cuidados que podem ajudar a manter a saúde das mãos e unhas, que podem ajudar o esmalte a durar mais tempo:

10 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo

1. Usar cravo-da-índia no esmalte

Colocar cravo-da-índia dentro do esmalte ou dentro da base fortalecedora, torna o esmalte resistente aos fungos, diminuindo assim as chances de se contaminar e causar micose da unha. Para isso, basta adicionar 5 cravos-da-índia ao esmalte ou à base fortalecedora, e esperar cerca de 24 horas antes de usar.

2. Lavar as mãos e passar óleo de cravo ou vinagre na unha

Lavar bem as mãos com sabão antes de aplicar o esmalte, assegura a sua limpeza, e passar óleo de cravo ou vinagre nas unhas ajuda a reduzir as chances de desenvolver infecções ou micose.

3. Empurrar as cutículas

Antes de aplicar o esmalte, deve-se sempre empurrar as cutículas, aplicando um óleo ou creme para mãos e cutículas, usando um pequeno palito para empurrar. Deve-se evitar remover a cutícula com alicate, pois os danos provocados na pele podem aumentar as chances de infecções.

10 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo

4. Lixar a unha e os cantinhos

Usando uma lixa polidora, deve-se lixar cuidadosamente as unhas na superfície, de forma a deixá-las bem lisinhas e sem sulcos. Além disso, deve-se também lixar um pouco os cantinhos, para evitar que ela lasque ou quebre com o passar dos dias.

5. Passar uma base fortalecedora

Antes de aplicar o esmalte, deve-se aplicar uma boa base fortalecedora na unha, rica em vitamina B5, que vai não só fortalecer e proteger as suas unhas, como também vai ajudar o esmalte a fixar melhor.

6. Aplicar camadas finas de esmalte

Aplicar sempre camadas bem finas e bem distribuídas de esmalte na unha, é outro segredo que ajuda o esmalte a durar mais tempo, porque assim o esmalte adere melhor à unha, secando melhor e ficando mais brilhante. Quando se aplicam camada grossas de esmalte, pode ficar pastoso, sendo mais difícil secar e aderir à unha, o que faz com que fique facilmente lascado ou marcado.

10 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo

7. Retirar o excesso de esmalte

Retirar o excesso de esmalte ao redor de cada unha, também evita que o esmalte saia das unhas e, para isso, pode-se usar um palito de dente ou de laranjeira com um pouco de algodão na ponta embebido em removedor de esmalte, sem acetona.

8. Passar um esmalte extra brilho

Passar um bom extra brilho no final, protege o esmalte, aumentando a sua duração, e deixa a unha mais brilhante.

9. Proteger as mãos no dia a dia

Proteger as mãos diariamente com luvas, sempre que for necessário realizar tarefas domésticas, como lavar a loiça ou limpar a casa, onde é preciso manter as mãos em contato com água ou produtos de limpeza, é outro cuidado que pode ajudar o esmalte a durar mais tempo, além de também ajudar a manter as mãos e unhas protegidas, hidratadas e cuidadas.

10 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo

10. Hidratar as mãos e unhas diariamente

Hidratar diariamente as mãos é outra dica que ajuda o esmalte a durar mais tempo, pois hidrata a pele, unhas e cutícula, deixando-as bonitas e sedosas.

Além disso, usar o esmalte ou instrumentos do salão, deve ser evitado, sendo aconselhado que a pessoa leve sempre o seu próprio esmalte. A pessoa também pode perguntar à manicure se os instrumentos utilizados, especialmente o alicate e os outros instrumentos metálicos, foram esterilizados.

Em alguns casos, podem ocorrer reações de alergia ao esmalte, em que as unhas ficam fracas ou quebradiças sem razão aparente, podendo surgir vermelhidão ou coceira na pele. Nestes casos, é recomendado que se consulte o dermatologista. Saiba como identificar e tratar a alergia ao esmalte.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem