Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 dicas para cuidar das suas unhas e fazer o esmalte durar mais tempo

​Para cuidar das suas unhas e fazer o esmalte durar mais tempo o que se pode fazer é usar cravo da índia no esmalte, usar uma base fortalecedora ou passar camadas finas de esmalte, por exemplo.

Ter mãos e unhas bonitas é uma preocupação de muitas mulheres, e muitas recorrem a manicures para fazer as suas unhas. Porém, fazer as unhas em uma manicure pode não ser tão inocente quanto parece, pois aumenta as chances de contrair doenças, bactérias ou fungos causadores da micose da unha.

Por isso, uma boa opção, é fazer a sua unha em casa, usando o seu próprio esmalte e instrumentos para fazer unha, e para tal existem algumas dicas e cuidados que podem ajudar a manter a saúde das suas mãos e unhas, e que podem ajudar o esmalte a durar mais tempo:

1. Usar cravo-da-índia no esmalte

Colocar cravo-da-índia dentro do esmalte ou dentro da base fortalecedora, torna o esmalte resistente aos fungos, diminuindo assim as chances de se contaminar com fungos causadores de micose da unha. Para isso, basta adicionar 5 cravos-da-índia ao esmalte ou à base fortalecedora, e esperar 24 horas antes de usar.

2. Lavar bem as mãos e passar óleo de cravo ou vinagre na unha

Lavar bem as mãos com sabão antes de aplicar o esmalte, assegura a limpeza da suas mãos, e passar óleo de cravo ou vinagre nas unhas ajuda a reduzir as chances de desenvolver infecções ou micose.

Óleo de Cravo-da-índia que pode ser passado na unhaÓleo de Cravo-da-índia que pode ser passado na unha
Vinagre que pode ser passado na unhaVinagre que pode ser passado na unha

3. Empurrar as cutículas

Antes de aplicar o esmalte, deve sempre empurrar as cutículas, aplicando um óleo ou creme para mãos e cutículas, usando um pequeno palito para empurrar. Deve sempre evitar tirar a cutícula com alicate, pois os danos provocados na pele podem aumentar as chances de infecções.

4. Lixar a unha e os cantinhos

Usando uma lixa polidora, deve lixar cuidadosamente as unhas, para deixar a unha bem lisinha e sem sulcos. Além disso, deve lixar sempre um pouco os cantinhos da unha, para evitar que ela lasque ou quebre com o passar dos dias.

Lixar as unhas até ficarem lisas e sem sulcos e lixar os cantosLixar as unhas até ficarem lisas e sem sulcos e lixar os cantos

5. Passar uma base fortalecedora

Antes de aplicar o esmalte, deve aplicar uma boa base fortalecedora na unha, rica em vitamina B5, que vai não só fortalecer e proteger as suas unhas, como também vai ajudar o esmalte a fixar melhor.

Aplicar base fortalecedora de unhas antesAplicar base fortalecedora de unhas antes

6. Aplicar camadas finas de esmalte

Aplicar sempre camadas bem finas e bem distribuídas de esmalte na unha, é outro segredo que ajuda o esmalte a durar mais tempo, pois assim o esmalte adere melhor à unha, secando melhor e ficando mais brilhante. Quando se aplicam camada grossas de esmalte na unha, o esmalte geralmente fica pastoso, sendo mais difícil secar e em aderir à unha, o que faz com que fique facilmente lascado ou marcado.

Aplicar camadas finas de esmalte na unhaAplicar camadas finas de esmalte na unha

7. Retirar os excessos de esmalte

Retirar os excesso de esmalte ao redor de cada unha também evitar que o esmalte saia das unhas, e para isso pode usar um palito de dente ou de laranjeira com um pouco de algodão na ponta embebido em removedor de esmalte, sem acetona.

8. Passar um esmalte extra brilho

Passar um bom extra brilho no final, protege o esmalte e deixa a unha mais brilhante, pois forma uma camada transparente que protege o esmalte.

Passar um bom extra brilho no final ajuda a proteger o esmaltePassar um bom extra brilho no final ajuda a proteger o esmalte

9. Proteger as mãos no dia a dia

Proteger as mãos diariamente com luvas sempre que for realizar tarefas domésticas como lavar a loiça ou limpar a casa, onde é preciso manter as mãos em contato com água ou produtos de limpeza, é outro cuidado que pode ajudar o esmalte a durar mais tempo, além de também ajudar a manter as suas mãos e unhas protegidas, hidratadas e cuidadas.

Utilizar luvas para realizar tarefas domésticasUtilizar luvas para realizar tarefas domésticas
Proteger as mãos e unhas dos produtos de limpezaProteger as mãos e unhas dos produtos de limpeza

10. Hidratar as mãos e unhas diariamente

Hidratar diariamente as mãos é outra dica que ajuda o seu esmalte a durar mais tempo, pois hidrata a pele, unhas e cutícula, deixando-as bonitas e sedosas.

Hidratar as mãos, unhas e cutículas todos os diasHidratar as mãos, unhas e cutículas todos os dias

A utilização de cravo da índia no esmalte ou na base fortalecedora, é um truque que pode ser útil, uma vez que esta especiaria têm ação anti-inflamatória e antifúngica, evitando inflamações e eliminando fungos causadores de micoses na unha. O cravo-da-índia além de evitar o desenvolvimento de fungos, ajuda também a fortalecer as unhas, deixando-as mais fortes e brilhantes.

Além disso, usar o esmalte ou instrumentos do salão, deve ser evitado, sendo aconselhado que leve sempre o seu próprio esmalte, mas você também pode perguntar à sua manicure se os instrumentos utilizados, especialmente o alicate e os outros metálicos foram esterilizados para eliminar fungos, bactérias ou vírus. Saiba como é feito o tratamento de micoses na unha em: Tratamento para micose de unha.

Em alguns casos, podem também aparecer reações de alergia ao esmalte, onde as unhas ficam fracas ou quebradiças sem razão aparente, e onde aparece vermelhidão ou coceira na pele. Nestes casos, é recomendado que consulte o dermatologista para que este lhe possa indicar o melhor tratamento. Saiba como identificar e como tratar este problema em Como evitar a alergia ao esmalte.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...