Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 truques para fazer a barba corretamente

Para fazer a barba corretamente, dois dos passos mais importantes são abrir os poros antes de barbear e saber em que direção passar a lâmina, de forma a que a pele fique pouco irritada e, assim, se evite o crescimento de pêlos encravados, cortes  ou o surgimento de manchas vermelhas.

No entanto, existem outros segredos essenciais para deixar a barba sempre perfita e que incluem:

1. Lavar o rosto com água quente

7 truques para fazer a barba corretamente

Usar água quente antes de barbear ajuda a abrir os poros, permitindo que a lâmina passe mais facilmente pela pele, além de deixar o pêlo mais macio. Dessa forma, a pele fica menos irritada e provoca menos dor, além de evitar o surgimento de manchas vermelhas no rosto.

Assim, uma boa dica é fazer a barba depois de tomar banho, por exemplo, já que o ideal é que manter a água em contato com a pele por, pelo menos, 1 minuto para permitir que o calor tenha tempo de relaxar os poros adequadamente.

2. Utilizar sempre um creme ou óleo para barbear

Assim como o uso da água quente antes de barbear, o uso deste tipo de cremes ou óleos não deve ser opcional, pois são muito importantes para reduzir a quantidade de atrito entre a lâmina e a pele durante todo o processo. Assim, existe um risco menor de sentir a pele ardendo e irritada depois de barbear.

3. Utilizar um pincel de barbear

7 truques para fazer a barba corretamente

A melhor forma de aplicar o creme ou o óleo de barbear, é utilizando um pincel de barbear, pois seus pêlos produzem uma leve esfoliação da pele, permitindo retirar as células de pele mortas, ao mesmo tempo que espalham corretamente o produto por toda a pele.

Ao usar este método, é mais fácil evitar que os pêlos fiquem encravados após fazer a barba, pois existe menor risco de as células mortas obstruirem a passagem do pêlo pelo poro. Confira outras dicas importantes para evitar os pêlos encravados na barba.

4. Usar uma gilete com mais de 3 lâminas

Embora utilizar uma gilete com mais lâminas não signifique necessariamente um melhor barbear, giletes que têm 3 ou mais lâminas ajudam a reduzir o risco de provocar cortes na pele, pois permitem manter a pele mais esticada. Assim, este tipo de lâminas são a melhor opção para quem está começando a barbear ou para quem sempre sofre com vários cortes.

5. Barbear no sentido do pêlo

7 truques para fazer a barba corretamente

Esta é provavelmente a dica mais básica, mas que é ignorada em muitos casos, especialmente porque muitos homens não sabem que o sentido do pêlo varia de acordo com a região do rosto. Quando o pêlo é cortado no sentido contrário existe maiores chances de encravar quando voltar a crescer, sendo por essa razão que alguns homens possuem pêlos encravados em apenas uma região do rosto.

Por isso, antes de barbear, deve-se tentar descobrir em que sentido o pêlo está crescendo em cada região do rosto, como as bochechas, o queixo ou o pescoço, por exemplo, e, depois, barbear nesse sentido. Uma boa forma de fazer isso é passar um dedo ou um cartão de crédito pela barba e tentar perceber em que sentido existe menor resistência.

6. Lavar a cara com água fria após terminar

Além de permitir retirar os restos do creme ou do óleo que ficaram no rosto, lavar a cara com água fria também permite fechar os poros, evitando que fiquem abertos e possam ir acumulando poeira e células mortas, que além de causar pêlos encravados, deixam a pele muito irritada.

7. Passar um creme ou gel pós-barba

O produtos utilizados no pós-barbear, como os cremes, géis ou óleos aftershave, contêm substâncias refrescantes e anti-inflamatórios que ajudam a pele a se recuperar mais rapidamente do contacto agressivo com as lâminas. Estas propriedades permitem não só deixar a pele menos irritada, mas também deixam uma agradável sensação de frescura e hidratação.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...