Recuperação pós cirurgia bariátrica: dieta, curativo e atividade física

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
fevereiro 2022

A recuperação após cirurgia bariátrica pode demorar entre 6 meses a 1 ano, e é possível perder entre 10% a 40% do peso inicial durante esse período, sendo mais rápido nos primeiros meses de recuperação.

Nos primeiros dias após a cirurgia bariátrica, a recuperação é feita no hospital com acompanhamento do cirurgião, do anestesista e do enfermeiro, sendo administrado soro na veia para hidratar e dar energia ao corpo para se recuperar, além de remédios para dor. Neste período, o fisioterapeuta também pode indicar exercícios respiratórios para prevenir complicações pulmonares. Veja os exercícios respiratórios para respirar melhor depois da cirurgia.  

Durante a recuperação da cirurgia bariátrica, é importante seguir as recomendações médicas com relação à dieta, curativo na cicatriz e o retorno às atividades de vida diária e prática de exercício físico, para ter uma recuperação tranquila e evitar complicações, como infecções ou deficiências nutricionais.

Dieta após cirurgia bariátrica

Após a cirurgia bariátrica, a alimentação é feita através de soro na veia e, apenas dois dias depois a pessoa poderá beber água e chás, que deverá ingerir de 20 em 20 minutos em pequenas quantidades, no máximo um copo de café de cada vez, pois o estômago está muito sensível.

Geralmente, 5 dias após a cirurgia bariátrica, que é quando se tolera bem os líquidos, pode-se iniciar a ingestão alimentos pastosos, como pudim ou creme, por exemplo e, apenas 1 mês após a cirurgia poderá iniciar a ingestão de alimentos sólidos, por indicação do médico ou nutricionista. Veja como deve ser a alimentação após cirurgia bariátrica

Além disso, o médico pode indicar o uso de multivitamínicos ou poliminerais, pois, a cirurgia bariátrica pode afetar a absorção de vitaminas e minerais, como ácido fólico, cálcio, ferro, vitamina D, C ou vitaminas do complexo B, e aumentar o risco de deficiências nutricionais. 

Curativo da cirurgia bariátrica

Depois da cirurgia bariátrica, como colocação de banda gástrica ou bypass, a pessoa terá curativos no abdômen que protegem as cicatrizes e, que deverão ser avaliados por um enfermeiro e trocados no posto de saúde ou no hospital uma semana após a cirurgia. Durante essa semana não se deve molhar o curativo para evitar que a cicatriz infeccione.

Além disso, 15 dias após a cirurgia, deve-se voltar ao posto de saúde ou hospital para remover os grampos ou pontos e, após removê-los, o médico pode indicar a aplicação de creme hidratante diariamente sobre a cicatriz para hidratá-la.

Atividade física após cirurgia bariátrica

Durante a primeira semana após a cirurgia, ainda no hospital, pode-se realizar exercícios leves com as pernas e pés, com a ajuda do enfermeiro ou fisioterapeuta, podendo-se também levantar da cama e fazer pequenas caminhadas para evitar a formação de coágulos nas pernas, sempre respeitando as limitações do corpo e as orientações médicas. 

Após a alta hospitalar, pode-se iniciar aos poucos a atividade física, fazendo caminhadas curtas, aumentando a distância gradualmente, pois, além de ajudar a perder peso, ajuda a diminuir o risco de desenvolver trombose e contribui para que o intestino funcione de forma correta. No entanto, deve-se evitar caminhadas longas, esforços, carregar peso e fazer abdominais no primeiro mês após a cirurgia.

Além disso, duas semanas após a cirurgia bariátrica, pode-se voltar ao trabalho e fazer as atividades do dia-a-dia, como cozinhar, passear ou dirigir, por exemplo.

Como aliviar a dor após cirurgia bariátrica

Após a cirurgia bariátrica, é normal sentir dor, e por isso, ainda no hospital são aplicados analgésicos para aliviar a dor. Além disso, durante o primeiro mês, pode-se ter dor abdominal, que vai diminuindo com o passar do tempo. Nesse caso, o médico pode indicar o uso de analgésicos, como paracetamol ou tramadol para aliviar a dor e aumentar o bem-estar.

No caso de cirurgias por laparotomia, onde o abdômen é aberto, o médico pode também recomendar o uso de uma faixa abdominal para apoiar a barriga e diminuir o desconforto. 

Sinais de alerta para voltar ao médico

É importante consultar o cirurgião ou procurar o pronto socorro mais próximo caso surjam sintomas, como:

  • Febre superior a 38ºC;
  • Curativo com líquido amarelo, verde e/ou com cheiro desagradável;
  • Vermelhidão, inchaço ou sensibilidade na cicatriz;
  • Dor no abdômen muito forte e que não passa com os analgésicos;
  • Diarreia ou o intestino preso após 2 semanas da cirurgia;
  • Náuseas ou vômitos, mesmo ingerindo alimentos nas quantidades indicadas pelo nutricionista;
  • Tosse, dor no peito ou nas pernas ou falta de ar.

Nestes casos, o médico deve avaliar os sintomas e pode orientar o tratamento mais adequado, caso seja necessário. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Flávia Costa - Farmacêutica, em fevereiro de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • MONTASTIER, E.; et al. Long-term nutritional follow-up post bariatric surgery. Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 21. 5; 388-393, 2018
  • BAL, B. S.; et al. Nutritional deficiencies after bariatric surgery. Nat Rev Endocrinol. 8. 9; 544-56, 2012
Mostrar bibliografia completa
  • TABESH, M. R.; et al. Nutrition, Physical Activity, and Prescription of Supplements in Pre- and Post-bariatric Surgery Patients: a Practical Guideline. Obes Surg. 29. 10; 3385-3400, 2019
  • WOLFE, B. M.; et al. Treatment of Obesity: Weight Loss and Bariatric Surgery. Circ Res. 118. 11; 1844-55, 2016
  • ARTEBURN, D. E.; et al. Benefits and Risks of Bariatric Surgery in Adults: A Review. JAMA. 324. 9; 879-887, 2020
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • CIRURGIA BARIÁTRICA: o que é e quem pode fazer

    06:38 | 36997 visualizações