Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Como usar supositório infantil

O supositório infantil é uma ótima opção para o tratamento da febre e da dor, porque a absorção no reto, que é a porção final do intestino, é maior e mais rápida, levando menos tempo para aliviar os sintomas, quando comparado com o mesmo remédio usado por via oral. Além disso, não passa pelo estômago e é uma forma fácil de administração do medicamento quando a criança ainda é muito pequena ou rejeita o remédio.

Além dos supositórios para alívio da dor e da febre, existem outros tipos de supositórios para o tratamento da prisão de ventre ou para o tratamento da tosse com catarro.

Como usar supositório infantil

Principais supositórios para criança

Os principais supositórios infantis disponíveis para serem usados em crianças são:

1. Dipirona

O supositório de dipirona, conhecido com o nome comercial Novalgina, é indicado para aliviar a dor e baixar a febre e pode ser usado por crianças com mais de 4 anos ou que pesem mais de 16 kg.

A dose recomendada é de 1 supositório de dipirona 300 mg por via retal até, no máximo, 4 vezes ao dia, ou seja 1 supositório a cada 6 horas e o tempo de tratamento deve ser feito com orientação do pediatra. Veja também como usar a dipirona infantil gotas ou xarope.

Cuidados antes de usar: a dipirona supositório para uso infantil deve ser guardada na embalagem de alumínio original, em local fresco, longe da luz e do calor para que o supositório não fique com consistência mole. Antes de aplicar o supositório, é recomendado verificar se está amolecido e, caso seja observado que está mole, é recomendado colocar a embalagem de alumínio por alguns segundos em água gelada para que o supositório volte a endurecer. Não usar o supositório fora do prazo de validade.

2. Glicerina

O supositório de glicerina é indicado para o tratamento e/ou prevenção da prisão de ventre pois age amolecendo as fezes, facilitando sua eliminação. Esse supositório pode ser encontrado em doses diferentes, sendo indicado para bebês até 2 anos o supositório de glicerina de 0,828 g ou 0,92 g, encontrados com os nomes comerciais Glicerin ou Glicerina Hertz Infantil. 

Para crianças com mais de 2 anos de idade, o supositório de glicerina tem a dose de 1,55 g, e pode ser encontrado com o nome comercial Supositório de Glicerina Granado.

A dose recomendada para bebês ou crianças é de 1 supositório por dia ou conforme orientação do pediatra, aplicado por via retal. Em bebês, recomenda-se introduzir a parte mais fina do supositório e segurar a outra extremidade com os dedos até que ocorra a evacuação.

Cuidados antes de usar: o supositório de glicerina deve ser mantido na sua embalagem original e guardado em local fresco, longe da luz e do calor. Antes de aplicar esse remédio, é aconselhado molhar o supositório em água corrente para evitar que ocorra irritação da mucosa do intestino da criança. Não usar o supositório fora do prazo de validade.

3. Transpulmin

O supositório de Transpulmin pediátrico contém cânfora, eucaliptol, mentol e guaiacol na sua composição, com ação expectorante, mucolítica e anti-inflamatória, que ajudam a deixar o catarro mais líquido, facilitando a sua eliminação pelos pulmões, sendo indicado para o tratamento da tosse com catarro em crianças com mais de 2 anos de idade. 

A dose recomendada deste remédio é de 1 a 2 supositórios por dia. Conheça outras formas de usar o Transpulmin.  

Cuidados antes de usar: o supositório de Transpulmin deve ser guardado em temperatura ambiente, longe da luz e da umidade, na embalagem original. Antes de aplicar o supositório de Transpulmin, deve-se colocar a cartela na geladeira, por cerca de 5 minutos. Não usar o supositório fora do prazo de validade.

Como usar o supositório infantil

Antes de aplicar o supositório, deve-se lavar bem as mãos com água e sabonete neutro e a forma de uso dos supositórios infantis deve seguir alguns passo que incluem:

  1. Remover a embalagem de alumínio ou de plástico do supositório;
  2. Colocar a criança em uma posição confortável que, no caso de bebês deve ser deitada de lado com uma perna esticada e a outra dobrada na frente do corpo, ou no caso de crianças maiores pode ser também agachada ou em pé com uma perna dobrada apoiada em um banco, por exemplo;
  3. Com uma mão, afastar as nádegas da criança, utilizando o dedo polegar e o indicador, de forma a deixar a outra mão livre;
  4. Com a mão que está livre, segurar o supositório com a parte arredondada voltada para cima e introduzir o supositório no ânus da criança empurrando-o levemente, mas de forma firme, em direção ao umbigo da criança, que é a mesma direção que o reto tem;
  5. Comprimir suavemente uma nádega contra a outra, durante alguns segundos, para evitar que o supositório volte;
  6. Lavar bem as mãos com água e sabonete neutro após aplicação do supositório.

Caso seja difícil aplicar o supositório, como em casos de ressecamento causada pela prisão de ventre, por exemplo, pode-se molhar o supositório em água corrente ou usar um pouco de gel lubrificante íntimo à base de água. Nunca se deve utilizar vaselina ou óleo mineral para ajudar a aplicar o supositório, pois pode cortar o efeito do remédio.

Outra recomendação importante no caso do supositório de glicerina, é que deve-se aguardar cerca de 15 a 30 minutos após sua aplicação, para que o supositório seja completamente absorvido, exceto no caso em que a criança tenha vontade de evacuar antes disso.

E se o supositório voltar de novo?

Em alguns casos, depois de introduzir o supositório, ele pode voltar para fora e isso pode ocorrer quando a pressão exercida ao introduzi-lo foi pequena. Nestes casos, deve-se jogar fora o supositório que voltou e aplicar outro novamente com mais pressão, mas com cuidado para não machucar a criança. 

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • SANOFI-AVENTIS FARMACÊUTICA LTDA. NOVALGINA® (dipirona monoidratada) Versão Paciente - Supositório 300 mg. 2017. Disponível em: <https://www.novalgina.com.br/bulas/novalgina-bula-supositorio.pdf>. Acesso em 29 Jun 2021
  • NHS - NATIONAL HEALTH SYSTEM. How to give your child suppositories. Disponível em: <https://www.gosh.nhs.uk/conditions-and-treatments/medicines-information/how-give-your-child-suppositories/>. Acesso em 30 Jun 2021
  • DRUGS.COM. Glycerin Suppositories. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/cdi/glycerin-suppositories.html>. Acesso em 30 Jun 2021
  • ACHÉ LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS S.A. Transpulmin Supositório. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Transpulmin-Supositorio-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1593457412&embedded=true>. Acesso em 30 Jun 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...