Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como usar o supositório infantil

O supositório infantil é uma ótima opção para o tratamento da febre e da dor, porque a absorção no reto é maior e mais rápida, levando menos tempo para aliviar os sintomas, comparativamente ao mesmo medicamento para uso oral. Além disso, não passa pelo estômago e é uma forma fácil de administração do medicamento quando a criança ainda é muito pequenina ou rejeita o remédio.

Além dos supositórios para alívio da dor e da febre, esta forma farmacêutica também está disponível para o tratamento da prisão de ventre e para o tratamento da expetoração.

Como usar o supositório infantil

Nomes de supositórios para criança

Os supositórios disponíveis para serem usados em crianças são:

1. Dipirona

Os supositórios de dipirona, conhecidos com o nome comercial Novalgina, podem ser usados para aliviar a dor e baixar a febre e a dose recomendada é de 1 supositório até, no máximo, 4 vezes ao dia. Saiba quais as contra-indicações e efeitos colaterais da dipirona.

Os supositórios de dipirona não devem ser usados em crianças menores de 4 anos.

2. Glicerina

Os supositórios de glicerina estão indicados para o tratamento e/ou prevenção da prisão de ventre, por ajudarem a provocar a eliminação das fezes. A dose recomendada é de um supositório por dia quando necessário ou conforme orientação médica. Em bebês, recomenda-se introduzir a parte mais fina do supositório e segurar a outra extremidade com os dedos até que haja a evacuação.

3. Transpulmin

O Transpulmin em supositórios tem uma ação expectorante e mucolítica e, por isso, é indicado para o tratamento sintomático da tosse com catarro. A dose recomendada é de 1 a 2 supositórios por dia, mas só deve ser usado em crianças com idade superior a 2 anos. Conheça outras apresentações do Transpulmin.

Como aplicar o supositório

Antes de aplicar o supositório, devem-se lavar bem as mãos e afastar as nádegas da criança com o dedo polegar e indicador, de forma a deixar a outra mão livre.

A posição correta para colocar o supositório é deitado de lado e o ideal antes de o inserir é lubrificar a região do ânus e a ponta do supositório com um pouco de gel lubrificante íntimo à base de água ou vaselina.

O supositório deve ser introduzido com a ponta que tem a parte plana e depois deve-se empurrar o supositório em direção ao umbigo da criança, que é a mesma direção que o reto tem. No caso de se estar a usar um supositório de glicerina, deve-se aguardar cerca de 15 minutos antes de ir no banheiro, para que ele seja absorvido, a não ser que a criança tenha vontade de evacuar antes disso.

E se o supositório voltar de novo?

Em alguns casos, depois de introduzir o supositório, ele pode voltar de novo para fora. Isso pode acontecer porque a pressão exercida ao introduzi-lo foi pequena e, nestes casos, deve-se aplicar novamente com mais pressão, mas com cuidado para não magoar. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem