Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como calcular o IMC infantil e saber o peso ideal da criança

​O Índice de Massa Corporal (IMC) infantil é utilizado para avaliar se a criança ou adolescente está no peso ideal, podendo ser feito nas consultas com o pediatra ou em casa, pelos pais.

O IMC infantil é uma relação entre o peso e a altura da criança entre 6 meses e 18 anos, que indica se o peso atual está acima, abaixo ou dentro do normal, ajudando a identificar a desnutrição ou obesidade infantil.

Para calcular o IMC da criança e do adolescentes, use a calculadora a seguir:

Erro
help
anos
Erro
help
m
Erro
help
kg
Erro
help
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Normalmente, o pediatra relaciona o valor do IMC com a idade, para verificar se o desenvolvimento da criança ou do adolescente está acontecendo de acordo com o esperado. Assim, caso seja verificado que há alterações nessa relação, o pediatra pode indicar, juntamente com o nutricionista, alterações nos hábitos alimentares.

O que fazer se o IMC estiver alterado

Para chegar ao IMC adequado para a criança, devem ser feitas alterações no estilo de vida e nos hábitos alimentares, que envolvam não só a criança, mas também o meio familiar onde ela está inserida:

Como aumentar o IMC

Caso o IMC se situe abaixo dos valores considerados normais, é importante levar a criança a um pediatra e nutricionista, pois é necessário avaliar vários fatores que ajudam a identificar a causa da perda de peso e quais os problemas nutricionais existentes, de forma a definir estratégias que permitam que a criança recupere o seu peso.

Em geral, a recuperação do peso consiste na realização de uma dieta que inclua alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, além da ingestão de um multivitamínico, e um complemento nutricional, como o Pediasure, que ajuda a fornecer mais calorias e a complementar a dieta.

Como diminuir o IMC

Quando o IMC é alto, pode ser indicativo de sobrepeso ou obesidade, sendo importante que o tratamento se concentre na promoção de hábitos e comportamentos alimentares saudáveis, pobre em açúcares e gorduras, um estilo de vida adequado que promova a atividade física e a promoção de uma auto-estima positiva.

Para superar o excesso de peso, o tratamento não deve ser apenas focado na criança. É também importante avaliar o ambiente familiar e fazer mudanças que envolvam todos os membros da família. Além disso, o mais indicado é que a criança com excesso de peso não seja avaliada apenas por um nutricionista, mas por uma equipe multidisciplinar, que também inclua um pediatra e um psicólogo, o que permitirá que a modificação de hábitos seja alcançada e mantida ao longo do tempo.

Confira outras dicas no vídeo a seguir para ajudar a criança a emagrecer, com saúde:

Bibliografia >

  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. About Child & Teen BMI. Disponível em: <https://www.cdc.gov/healthyweight/assessing/bmi/childrens_bmi/about_childrens_bmi.html#HowIsBMICalculated>. Acesso em 06 Jul 2020
  • CDC. 2 to 20 years: Boys Body mass index-for-age percentiles. 2000. Disponível em: <https://www.cdc.gov/growthcharts/data/set1clinical/cj41c023.pdf>. Acesso em 29 Mai 2019
  • CDC. Clinical Growth Charts. Disponível em: <https://www.cdc.gov/growthcharts/clinical_charts.htm#Set1>. Acesso em 29 Mai 2019
  • ÁLVAREZ María Luisa et al. Nutrición en pediatría. 2ª. Caracas, Venezuela: Cania, 2009. 563-600.
  • ÁLVAREZ María Luisa et al. Nutrición en pediatría. 2ª. Caracas, Venezuela: Cania, 2009. 384-386.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem