Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda o que é e quais são os tipos de daltonismo

O daltonismo, também conhecido por discromatopsia, é uma alteração na visão, na qual o indivíduo é incapaz de diferenciar todas ou algumas cores, principalmente o verde do vermelho.

Geralmente, a transmissão do daltonismo é genética, mas também pode pode surgir devido a lesões nas estruturas dos olhos ou nos neurônios responsáveis pela visão e é muito rara nas mulheres e frequente nos homens, por estar associado ao cromossoma X.

O daltonismo não tem cura, porém, o estilo de vida do paciente pode ser adaptado para que tenha uma vida próxima do normal e sem dificuldades. Seu diagnóstico pode ser feito através da realização de testes que podem ser realizados em casa, na escola, numa ótica ou no oftalmologista. Leia também: Como fazer o teste para confirmar o daltonismo.

Tipos de daltonismo

O daltonismo é uma deficiência visual e, existem três tipos de daltonismo, que incluem:

  • Daltonismo Acromático: também conhecido por monocromacia, é o tipo mais raro, onde a pessoa enxerga a preto, branco e cinza, não vendo outras cores;
  • Daltonismo Dicromático: a pessoa não possui um receptor de cor e, por isso, não consegue identificar uma das seguintes cores vermelha, verde ou azul;
  • Daltonismo Tricomático: é o tipo mais comum, onde a pessoa possui uma leve dificuldade em distinguir as cores já que a pessoa tem todos os receptores de cores mas, não funcionam bem. As cores que geralmente são afetadas são vermelho, verde e azul com suas diferentes tonalidades.

Os tipos de daltonismo são classificados de acordo com a dificuldade para enxergar um determinado conjunto de cores, devendo ser sempre diagnosticado pelo oftalmologista.

Existe ainda um tipo de doença que provoca dificuldade para observar qualquer tipo de cor, chamada de acromatopsia. Saiba mais sobre quais os sintomas desse problema e a diferença de daltonismo.

Como conviver com daltonismo

Pessoas daltônicas podem ter mais dificuldade para decidir que cor de roupa comprar ou trabalhar com eletricidade, por exemplo, no entanto existem algumas estratégias que podem ajudar a pessoa a viver melhor, como as que indicamos a seguir.

Óculos para daltônicos

Uma boa forma de conviver com o daltonismo é comprar um óculos especial para daltonismo, que adequa as cores para que o daltônico veja as cores como realmente elas são.

Este óculos pode ser comprado pela internet, são fabricados pela empresa EnChroma, sendo parecido com um óculos de sol e custa cerca de 400 doláres.

Entenda o que é e quais são os tipos de daltonismo

Existem 2 tipos de lentes, uma delas é indicada para pessoas que não conseguem ver as cores vermelhas, que é o modelo Cx-PT​, e a outra para quem não enxerga o verde, que é o modelo Cx-D. No entanto, ainda não foi criado um óculo que possa ser indicado para quem não identifica todas as cores.

O site do fabricante tem um teste gratuito para saber qual a lente é a mais indicada para cada pessoa.

Sistema ADD para identificar as cores

Aprender o sistema de identificação de cores chamado ADD é a melhor forma de conviver com o daltonismo. Esse sistema cataloga cada cor com um símbolo, ajudando o daltônico a 'enxergar' as cores, de forma simples, aumentando sua auto-estima e melhorando sua qualidade de vida.

Entenda o que é e quais são os tipos de daltonismo

Enquanto este sistema ainda não se torna obrigatório, o que se pode fazer é pedir ajuda de alguém que não seja daltônico para ajudar a escrever o símbolo adequado nas etiquetas das roupas e dos sapatos, assim como nas canetas e lápis de cor para que sempre que o daltônico veja os símbolos saiba identificar a sua cor.

O sistema de codificação ADD é semelhante a linguagem de braile para os portadores de deficiência visual e vem sendo usada em alguns países da Europa. Veja como aprender a usá-lo: Como ensinar o daltônico a aprender a cores.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...