Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Daltonismo: o que é, como identificar e tratar

Julho 2020

O daltonismo, também conhecido por discromatopsia ou discromopsia, é uma alteração da visão em que a pessoa não consegue distinguir muito bem algumas cores, principalmente o verde do vermelho. Essa alteração é na maioria dos casos genéticas, no entanto pode surgir também como consequência de lesões na estrutura dos olhos ou dos neurônios responsáveis pela visão.

O daltonismo não tem cura, porém, o estilo de vida da pessoa pode ser adaptado para que tenha uma vida próxima do normal e sem dificuldades, podendo ser indicado pelo oftalmologista o uso de óculos para o daltonismo, por exemplo. O diagnóstico dessa alteração pode ser feito através de testes que permitem avaliar a capacidade da pessoa em diferenciar as cores. Veja como são os testes para confirmar o daltonismo.

Daltonismo: o que é, como identificar e tratar

Como identificar o daltonismo

O diagnóstico do daltonismo é feito através de testes que podem ser realizados em casa, na escola ou durante a consulta com o oftalmologista e que consiste na identificação de números ou caminhos que estão presentes em imagens com padrões de cores diferentes. Assim, de acordo com a capacidade da pessoa em identificar o que está contido nas imagens, o oftalmologista pode confirmar o diagnóstico e indicar o tipo de daltonismo que a pessoa possui, sendo eles:

  • Daltonismo acromático: também conhecido por monocromacia, é o tipo mais raro de daltonismo, em que a pessoa enxerga a preto, branco e cinza, não vendo outras cores;
  • Daltonismo dicromático: a pessoa não possui um receptor de cor e, por isso, não consegue identificar as cores vermelha, verde ou azul;
  • Daltonismo tricomático: é o tipo mais comum, onde a pessoa possui uma leve dificuldade em distinguir as cores já que a pessoa tem todos os receptores de cores mas, não funcionam bem. As cores que geralmente são afetadas são vermelho, verde e azul com suas diferentes tonalidades.

Os tipos de daltonismo são classificados de acordo com a dificuldade para enxergar um determinado conjunto de cores, devendo ser sempre diagnosticado pelo oftalmologista.

Como é o tratamento

O daltonismo não tem cura, no entanto o tratamento indicado pelo oftalmologista pode promover melhora da qualidade de vida da pessoa, podendo ser recomendado:

1. Sistema ADD para identificar as cores

Aprender o sistema de identificação de cores chamado ADD é a melhor forma de conviver com o daltonismo. Esse sistema cataloga cada cor com um símbolo, ajudando o daltônico a 'enxergar' as cores, de forma simples, aumentando sua auto-estima e melhorando sua qualidade de vida.

Enquanto este sistema ainda não se torna obrigatório, o que se pode fazer é pedir ajuda de alguém que não seja daltônico para ajudar a escrever o símbolo adequado nas etiquetas das roupas e dos sapatos, assim como nas canetas e lápis de cor para que sempre que o daltônico veja os símbolos saiba identificar a sua cor.

O sistema de codificação ADD é semelhante a linguagem de braile para os portadores de deficiência visual e vem sendo usada em alguns países.

2. Óculos para daltônicos

Uma boa forma de conviver com o daltonismo é comprar um óculos especial para daltonismo, que adequa as cores para que o daltônico veja as cores como realmente elas são.

Existem 2 tipos de lentes, uma delas é indicada para pessoas que não conseguem ver as cores vermelhas, que é o modelo Cx-PT​, e a outra para quem não enxerga o verde, que é o modelo Cx-D. No entanto, ainda não foi criado um óculo que possa ser indicado para quem não identifica todas as cores.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem