Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 cuidados para os cabelos alisados

Setembro 2020

Para cuidar dos cabelos alisados quimicamente é preciso seguir um cronograma capilar de hidratação, nutrição e reconstrução mensalmente, além de manter os fios limpos, não deixar resíduos de produtos no couro cabeludo e realizar o corte das pontas regularmente, para evitar que possíveis pontas duplas quebrem o fio.

Além disso, os cabelos, assim como a pele, recebem nutrientes importantes que só são possíveis de conseguir por meio da boa hidratação, com no mínimo 2 litros de água por dia, e alimentação saudável. Veja como deve a alimentação para recuperar os cabelos danificados

5 cuidados para os cabelos alisados

Para manter os cabelos quimicamente alisados saudáveis, deve-se ter cuidados como: 

1. Seguir o cronograma capilar 

O cronograma capilar é uma forma de recuperar os cabelos por meio da hidratação, nutrição e reconstrução, logo após o processo de alisamento, e segue uma rotina de 4 semanas de acordo com o que o cabelo necessita. No entanto, também pode ser feito meses após o alisamento caso seja necessário. Entenda como fazer o cronograma capilar

2. Manter a frequência de lavagem

A frequência de lavagem é essencial para manter a saúde dos fios alisados, mas quando feita de forma excessiva pode retirar óleos naturais que o próprio couro cabelo produz para proteger os fios, desta forma, a lavagem com shampoo é indicada apenas de 2 a três vezes por semana. Além disso, é importante dar preferência a produtos sem sal, e aplicá-los apenas na raiz até a metade nos cabelos. 

3. Umectar os fios

A umectação é um dos tipos de nutrição capilar, porém feita apenas com o óleos vegetais, como o azeite de oliva, óleo de amêndoas doces ou óleo de coco. 

Sendo feita com a aplicação do óleo em todo comprimento do cabelo já seco, e deixando de 8 a 12 horas, após este período o cabelo deve ser lavado de forma que todo o óleo saia. Isso faz com que as cutículas do cabelos se fecham impedindo o ressecamento e aparência de frizz.

4. Retirar pontas danificadas 

Após o alisamento dos fios é normal que as pontas de dividam em duas ou mais, por isso caso o corte não seja foi feito logo em seguida, é possível que os fios se quebrem e o comprimento do cabelo se torne desigual ou com o aspecto de ressecado. 

Desta forma, é indicado que o corte seja feito mesmo que pouca quantidade para quem gosta de manter o tamanho, de três em três meses, ou sempre que a raiz for retocada.

5. Cuidar do couro cabeludo 

O couro cabeludo tende a ficar mais sensível após o alisamento dos fios, e quando não cuidado ficar mais propício a se irritar causando coceira e aumento as chances do aparecimento de caspas. 

Para evitar que isso ocorra, após o uso do shampoo deve-se fazer o enxágue duas vezes, para garantir que não ficaram restos do produto e que o uso da máscara ou condicionador seja feita três dedos abaixo do couro cabeludo além de deixar a raiz dos frio secar completamente antes de cobri-la ou amarrar os fios. Veja como deve ser a lavagem dos fios.

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Escova progressiva . Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/escova-progressiva/>. Acesso em 14 Set 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Higiene capilar. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/higiene-capilar/>. Acesso em 14 Set 2020
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados com os cabelos. Disponível em: <http://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/cuidados/cuidados-com-os-cabelos/>. Acesso em 14 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem