Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como conter uma epidemia

É possível conter uma epidemia de alguma doença contagiosa evitando que ela se espalhe, seguindo as orientações da Anvisa, como evitar viajar e frequentar locais fechados com muita gente, como shopping center, cinema ou restaurantes.

Uma epidemia pode acontecer quando doenças, como Ebola ou a gripe A, que são altamente contagiosas, começam a contaminar muita gente da mesma região num espaço curto de tempo.

As epidemias se complicam quando a doença fica fora de controle, se alastrando para outros locais ou países devido às deslocações e viagens de avião ou falta de higiene adequada, por exemplo.

Cuidados gerais para conter epidemias

Durante uma epidemia é necessário seguir as recomendações do Ministério da Saúde, que, normalmente, são diferentes de acordo com a forma de transmissão da doença que pode acontecer através do ar ou do contato direto com as secreções do paciente infectado, como suor, sangue, saliva, lágrimas e sêmen.

5 cuidados mais importantes para conter uma epidemia

  1. Informar o hospital de algum caso suspeito de infecção pela doença;
  2. Informar o hospital quando se esteve em contato com alguém que desenvolveu a doença e evitar o contato com indivíduos saudáveis até confirmar que não desenvolveu a doença;
  3. Lavar as mãos antes das refeições, após usar o banheiro, após espirrar, tossir ou mexer no nariz e sempre que as mãos estiverem sujas;
  4. Utilizar luvas e máscaras sempre que for necessário entrar em contato com secreções corporais de outra pessoa, como para tratar de uma ferida;
  5. Evitar tocar em superfícies comuns de espaços públicos, como corrimões, botões do elevador ou maçanetas das portas;

Além disso, para não pegar a doença durante uma epidemia, é importante evitar idas desnecessárias ao hospital, pronto-socorro ou farmácias, assim como tomar a vacina contra a doença, caso exista.

No entanto, algumas doenças, como o Ebola ou a Cólera, não possuem vacinas capazes de tratar o desenvolvimento da doença e, nesses casos, prevenir o contagio é a melhor forma de evitar uma epidemia.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...