Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cuidados para Colocar e Retirar Lentes de Contato

O processo de colocar e retirar lentes de contato envolve a manipulação das lentes, o que faz com que seja necessário seguir alguns cuidados de higiene que evitam o surgimento de infeções ou de complicações nos olhos.

Em comparação com os óculos de grau as lentes de contato apresentam diversas vantagens, pois não ficam embaçadas, não pesam ou escorregam e são mais confortáveis para quem pratica atividade física, porém o seu uso pode provocar conjuntivite, olhos vermelhos e ressecados ou úlceras na córnea, por exemplo. Saiba quais as vantagens e desvantagens de usar lentes de contato em Guia para usar lentes de contato.

Cuidados para Colocar e Retirar Lentes de Contato

Como colocar as lentes de contato

Para colocar diariamente as lentes de contato é recomendado seguir uma rotina de higiene, que torna todo o processo mais seguro. Assim, é recomendado:

  1. Lavar bem as mãos com sabonete líquido e secar;
  2. Escolher um olho e começar sempre por esse, para evitar trocas, sendo geralmente recomendado começar pelo olho direito; 
  3. Retirar a lente do estojo com a ponta do dedo indicador, colocar na palma da mão e verificar se a lente não está invertida. Para fazer isso, deve colocar a lente no dedo indicador, direcionando-a para a luz, e verificar se as bordas se alargam para o lado de fora, se isto acontecer a lente esta invertida (do avesso). Para a lente estar na posição correta, ela deve exibir um contorno azulado, tal como mostra a imagem;
  4. Depois, deve voltar a colocar a lente na palma da mão, passando um pouco de líquido sobre a lente para retirar algumas partículas que possam ter ficado presas;
  5. Colocar a lente na ponta do dedo indicador, use os dedos da mão que tem a lente para abrir a pálpebra inferior e os da outra mão para abrir a pálpebra superior;
  6. Devagar e com cuidado, mover a lente em direção ao olho, colocando-a suavemente. Se necessário, olhar para cima no momento em que é colocada a lente pode facilitar o processo; 
  7. Liberar as pálpebras e fechar e abrir o olho durante uns segundos para ajudar na adaptação.
Cuidados para Colocar e Retirar Lentes de Contato

Todo o processo a partir do ponto 3 deve ser repetido para colocar a lente no outro olho. 

Como retirar as lentes de contato

Normalmente, retirar as lentes é mais fácil do que colocar, porém os cuidados necessários são semelhantes. Assim, para retirar as lentes do olho, é aconselhado:

  1. Lavar novamente bem as mãos com sabonete anti bacteriano e secar;
  2. Abrir o estojo das lentes, escolhendo o olho pelo qual vai começar. 
  3. Olhar para cima e com o dedo médio puxar a pálpebra inferior;
  4. Com o dedo indicador, puxar suavemente a lente de contato para baixo, para a parte branca do olho;
  5. Pegar na lente com o polegar e indicador, apertando delicadamente, apenas com a força suficiente para a retirar do olho;
  6. Colocar a lente no estojo e fechar.

Todo o processo a partir do ponto 2 deve ser repetido para retirar a outra lente. No caso das lentes de contato diárias, elas nunca devem ser guardadas, devendo apenas ser retiradas do olho e descartadas. 

Limpeza e Cuidados com as lentes de contato

Para evitar infecções e outros problemas mais graves como úlceras na córnea, é importante que quem usa lentes de contato siga algumas regras, que incluem: 

Cuidados para Colocar e Retirar Lentes de Contato
  • Antes de tocar nos olhos ou nas lentes lavar sempre bem as mãos com sabonete líquido anti bacteriano e secar com papel ou com uma toalha sem fiapos; 
  • Trocar a solução desinfetante do estojo de lentes sempre que necessitar guardar lentes, enxaguando bem o estojo com solução para remover possíveis resíduos. 
  • Sempre que for guardar 1 lente, deve colocar primeiro a solução no estojo e não a lente; 
  • As lentes devem sempre ser manipuladas uma de cada vez, para evitar confusões ou trocas, pois é comum os olhos não terem a mesma graduação. 
  • Sempre que uma lente é retirada do olho, deve colocar na palma da mão, adicionar algumas gotas de solução desinfetante e com a ponta do dedo deve esfregar delicadamente a parte da frente e a parte de trás de cada lente de modo a limpar bem a sua superfície.
  • Sempre que o estojo estiver livre, este deve ser lavado com solução desinfetante, deixando secar ao ar livre de cabeça para baixo e sobre um tecido limpo. O estojo deve ser trocado 1 vez por mês, para evitar infecções e a acumulação de resíduos. 
  • Se as lentes não forem utilizadas todos os dias, a solução do estojo deve ser trocada 1 vez por dia, para preservar e desinfetar a lente de contato. 

Colocar e retirar lentes de contato dos olhos é um processo fácil, especialmente se for feito seguindo os passos recomendados. Muitas vezes existe o medo de a lente de contato ficar presa no olho e não conseguir ser retirada, porém isto é fisicamente impossível devido à existência de uma membrana que impede que isto aconteça. Conheça outros Mitos e Verdades Sobre as Lentes de Contato.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...