Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como beber água na insuficiência renal crônica

Geralmente a quantidade de líquidos que pode ser ingerida por pacientes com insuficiência renal crônica situa-se entre os 2 a 3 copos de 200 ml cada, somados ao volume de urina eliminado em um dia. Isto é, se o paciente com insuficiência renal faz 700 ml de xixi num dia, ele pode beber essa quantidade de água mais 600 ml por dia, no máximo.

Além disso, a quantidade de água permitida também varia de acordo com o clima e com a atividade física do paciente, que pode permitir uma ingestão maior de líquidos caso o paciente transpire muito.

Porém, a quantidade de líquidos que pode ser ingerida pelo insuficiente renal tem que ser controlada pelo médico ou nutricionista após um exame de urina chamado clearance de creatinina que avalia a função renal e a sua capacidade de filtrar os líquido do corpo.

Como beber água na insuficiência renal crônica

Como controlar a quantidade de líquidos 

Para controlar os líquidos na insuficiência renal deve-se:

  • Anotar em um papel a quantidade de líquidos ingeridos,
  • Usar copos e xícaras pequenas,
  • Beber apenas quando tiver sede,
  • Não beber líquidos por hábito ou de forma social.

É importante controlar a ingestão não só de água mas também de água de coco, gelo, bebidas alcoólicas, café, chá, chimarrão, gelatina, leite, sorvete, refrigerante, sopa, suco, porque são considerados líquidos. No entanto, a água de alimentos sólidos ricos em água como as frutas e verduras, por exemplo, não são somados no volume de líquidos que o médico permite o paciente ingerir.

Como combater a sede na insuficiência renal

O controle da ingestão de água por pacientes com insuficiência renal crônica é importante para evitar que a doença piore, provocando inchaço no corpo todo, dificuldade em respirar e aumento da pressão arterial. Algumas dicas para ajudar o paciente com insuficiência renal a controlar a sede, sem beber água,podem ser:

  1. Evitar alimentos salgados;
  2. Tentar respirar mais pelo nariz que pela boca;
  3. Comer frutas geladas;
  4. Beber líquidos gelados;
  5. Colocar uma pedra de gelo na boca, mata a sede e a quantidade de líquido ingerida é menor;
  6. Colocar suco de limão ou limonada em uma forminha de gelo para congelar e chupar uma pedrinha quando sentir sede;
  7. Quando a boca tiver seca, colocar um pedaço de limão na boca para estimular a saliva ou usar balas azedas ou chicletes.

Além disso, também é possível diminuir a sede apenas enxaguando a boca, bochechando água ou escovando os dentes. Para saber outras dicas para viver melhor com a insuficiência renal veja: 5 dicas para viver melhor com a insuficiência renal.

Confira as dicas da nutricionista para saber como se alimentar garantindo o bom funcionamento dos rins:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...