Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba como aliviar os 8 incômodos mais comuns do início da gravidez

Os incômodos no início da gravidez, como os enjoos, o cansaço e os desejos alimentares, surgem devido às alterações hormonais características da gravidez e podem ser muito desconfortáveis para a gestante.

Estas alterações são importantes para preparar o corpo para a gravidez, parto e amamentação, mas uma parte do desconforto deve-se ao sistema emocional da mulher que normalmente encontra-se abalado devido a uma mistura de felicidade e preocupação. Mas existem algumas estratégias simples que podem ajudar a lidar com cada situação, sem prejudicar a mulher ou o bebê.

1. Como aliviar os enjoos

Para aliviar os enjoos na gravidez, você pode comprar uma pulseira contra o enjôo na farmácia ou em lojas on-line porque elas pressionam um ponto específico do punho e através da reflexologia combate o enjôo. Outra estratégia é chupar balas de gengibre. Outras dicas incluem chupar um picolé de limão, evitar comer alimentos gordurosos ou temperados e fazer pequenas refeições de 3 em 3 horas.

Pulseira contra enjôoPulseira contra enjôo

Os enjoos costumam ser frequentes no início da gravidez devido às alterações hormonais, que aumentam a acidez do estômago, e ao crescimento do útero, que empurra o estômago para cima, tendendo a desaparecer por volta do 3º ou 4º mês de gestação.

2. Como aliviar o cansaço

Para aliviar o cansaço na gravidez, a grávida deve descansar durante o dia, sempre que possível, e beber um suco de laranja e morango, pois é rico em vitamina C e ferro, que dão energia, diminuindo o cansaço.

3. Como aliviar a dor de cabeça

Para aliviar a dor de cabeça na gravidez, uma ótima dica é aplicar uma compressa de água fria na testa ou colocar cerca de 5 gotas do óleo de alfazema no travesseiro, pois a alfazema tem ação analgésica.

Comer mais fibrasComer mais fibras

A dor de cabeça na gravidez pode surgir devido às alterações hormonais, cansaço, níveis baixos de açúcar no sangue ou fome, tendendo a diminuir ou desaparecer no segundo trimestre de gestação.

4. Como aliviar os desejos

Os desejos alimentares estranhos na gravidez geralmente refletem uma carência nutricional da gestante e podem ocorrer em qualquer trimestre da gestação. Para aliviar os desejos alimentares estranhos na gravidez, a suplementação nutricional deve ser recomendada pelo obstetra ou nutricionista.

5. Como aliviar a sensibilidade nos seios

Para aliviar a dor nos seios, a gestante pode utilizar um sutiã próprio para a gravidez, que seja confortável, com alças largas, que sustente bem os seios, que tenha um fecho para ajustar o tamanho e que não tenha ferro.

A dor e o aumento da sensibilidade nos seios podem começar a serem sentidos pela grávida a partir do primeiro trimestre de gestação devido às alterações hormonais que fazem com que os seios da gestante aumentem de tamanho e fiquem mais firmes e sensíveis, podendo causar dor.

O cansaço na gravidez é frequente nos primeiros meses de gestação devido às alterações físicas e hormonais que causam um maior gasto de energia, provocando cansaço.

6. Como aliviar a prisão de ventre

Para aliviar a prisão de ventre na gravidez, beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer exercício físico regular, como caminhada ou hidroginástica, e aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como manga, mamão, aveia, abóbora, laranja, kiwi e chuchu. Veja também: O que fazer quando sentir dor abdominal na gravidez.

Saiba como aliviar os 8 incômodos mais comuns do início da gravidez

A prisão de ventre na gravidez pode surgir devido às alterações hormonais e à pressão do útero que fazem com que a digestão fique mais lenta, podendo durar até ao final da gestação.

7. Como aliviar os gases

Para aliviar os gases na gravidez, a gestante pode tomar 1 ou 2 cápsulas de carvão vegetal ativado por dia, com intervalo de no mínimo 2 horas depois de tomar algum remédio indicado pelo médico ou suplemento nutricional. Outras medidas para aliviar a flatulência incluem beber o chá de erva-doce, pois esta planta medicinal tem propriedade anti-espasmódica, assim como evitar os alimentos que causam flatulência.

A flatulência na gravidez também está relacionada com o fato do trânsito intestinal se tornar mais lento, facilitando a produção de gases, que pode durar até ao fim da gravidez.

8. Como aliviar as hemorroidas

Para aliviar as hemorroidas na gravidez, uma excelente solução é fazer banhos de assento com água morna ou aplicar um pano molhado com chá de hamamélis no ânus, pois esta planta medicinal tem ação adstringente e anti-inflamatória. Outra dica para aliviar a dor, o inchaço e a coceira das hemorroidas é usar uma pomada para hemorroidas de uso na gravidez, como o Ultraproct ou Proctyl, sob orientação do obstetra.

As hemorroidas na gravidez estão relacionadas com o aumento da pressão na região pélvica e o aumento da quantidade de sangue que circula na região anal, sendo que a prisão de ventre aumenta o risco de hemorroidas.

Saiba como aliviar outros incômodos que podem surgir no fim da gestação em: Como aliviar o desconforto no final da gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...