Como alisar o cabelo em casa

Fevereiro 2021

Para alisar o cabelo em casa, uma opção é fazer uma escova e a seguir passar a 'chapinha'. Para isso, deve-se lavar bem os cabelos primeiro com shampoo e condicionador próprios para o tipo de cabelo e depois enxaguar bem os cabelos, retirando totalmente o produto do cabelo.

Após a lavagem, deve-se aplicar um leave-in, que é um creme para pentear sem enxágue, para proteger os fios e secar o cabelo, mecha por mecha com o secador, esticando bem os fios. No final da escova, deve-se jogar um jato de ar frio no cabelo para ter um melhor resultado. Para finalizar deve-se passar a chapinha.

Como alisar o cabelo em casa

Outras opções para alisar o cabelo são:

1. Naturalmente

Para alisar o cabelo naturalmente, uma ótima solução é hidratar os cabelos com um creme de queratina depois de os lavar normalmente, pois o creme, além de alisar os cabelos, confere brilho e diminui o frizz do cabelo. Deve-se deixar atuar o creme durante 20 minutos, depois enxaguar bem os cabelos e pentear a seguir, deixando os cabelos secarem naturalmente.

A hidratação é uma excelente forma de alisar os cabelos sem química. Veja ótimas opções de hidratação para cabelo.

2. Com chapinha

Para alisar o cabelo com chapinha, é necessário ter certos cuidados porque a chapinha pode deixar os cabelos lisos rapidamente, mas, devido à alta temperatura, pode danificá-los. Assim, deve-se pegar pouco cabelo de cada vez e passar a chapinha, mas nunca passar mais que 5 vezes na mesma mecha para não queimar os fios de cabelo. Outro cuidado que se deve ter é secar muito bem o cabelo antes de passar a chapinha.

Depois de passar a chapinha, uma boa dica é aplicar um reparador de pontas no comprimento e pontas do cabelo. A chapinha só deve ser usada 2 vezes por semana e após o uso deve-se aplicar produtos para proteger e ajudar a hidratar os fios de cabelo.

3. Com produtos químicos

Para alisar o cabelo crespo, a maneira mais eficiente é recorrer a produtos químicos utilizados no salão de cabeleireiro. Existem diversas opções, dentre elas estão:

  • 1. Escova progressiva de aminoácido ou de chocolate: A escova não contém formol, mas possui um substituto chamado de glutaraldeído que promete alisar os cabelos e mantê-los lisos por mais tempo.
  • 2. Escova marroquina: Contém queratina, colagênio e apenas 0.2% de formol, que é a quantidade permitida pela Anvisa.
  • 3. Lifting hair: Não tem formol, dura em média 40 lavagens e depois disso precisa ser retocado. Para o retoque pode-se utilizar o produto em todo o cabelo, sendo ideal para quem tem muito volume e cabelos ressecados. O lifting hair pode ser utilizado em todos os tipos de cabelo, inclusive por quem já tem os cabelos quimicamente tratados, com antigos alisamentos e tinturas. Um dos produtos mais conceituados no mercado é o UOM Nano Repair, da Tânagra. Pode ser comprado na internet ou em lojas de produtos cosméticos profissionais.

O ideal é utilizar produtos sem formol porque esta substância química foi proibida por representar risco para a saúde, como alergia, intoxicação e irritações, quando aplicados no couro cabeludo ou inalado. Saiba mais sobre os riscos do formol para a saúde.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: