Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Colpite difusa: o que é, sintomas e tratamento

Abril 2020

A colpite difusa é um tipo de inflamação da região genital caracterizada pela presença de pequenos pontos vermelhos na mucosa vaginal e no colo do útero, além de ser também percebido os sinais e sintomas comuns da colpite, como corrimento branco e de aspecto leitoso e inchaço da região genital, em alguns casos.

A colpite difusa está principalmente relacionada com a infecção pelo parasita Trichomonas vaginalis, no entanto também pode ser causada por fungos e bactérias que podem ser encontrados naturalmente na região vaginal e que, devido a algum fator, podem proliferar e levar à inflamação da vagina e do colo do útero, resultando na colpite.

Colpite difusa: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas de colpite difusa

Os principais sintomas da colpite difusa são:

  • Aparecimento de pequenos pontos vermelhos na mucosa da vagina e no colo do útero;
  • Corrimento branco e de aspecto leitoso, apesar de em alguns casos também poder ser bolhoso;
  • No caso de infecção por Trichomonas sp., o corrimento pode ser também amarelado ou esverdeado;
  • Corrimento com cheiro forte e que fica mais intenso após a relação sexual;
  • Dor e ardor ao urinar.

Apesar da colpite difusa ser uma inflamação frequente nas mulheres e não ser considerada grave, é importante que seja identificada e o tratamento iniciado, isso porque a presença de microrganismos em excesso da região genital pode promover inflamações crônicas e favorecer complicações, como endometriose, inflamação das trompas, infecção das vias urinárias e infertilidade.

Por isso, assim que forem identificados sinais e sintomas de colpite, é importante que a mulher vá ao médico para que seja feito o diagnóstico, que é baseado no resultado de exames realizados no próprio consultório médico e podem ser confirmados através de avaliação laboratorial. Veja como saber se é colpite.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a colpite difusa deve ser feito de acordo com a recomendação do ginecologista, sendo normalmente indicado o uso de antimicrobianos que tem como objetivo eliminar o excesso de microrganismos e, assim, reduzir a inflamação. Dessa forma, pode ser recomendado pelo médico o uso de pomadas que devem ser aplicadas diretamente no canal vaginal, como Metronidazol, Miconazol ou Clindamicina, de acordo com o microrganismo associado com a inflamação.

Além disso, durante o tratamento é importante que a mulher evite ter relações sexuais, para não atrasar o processo de cicatrização do tecido e, no caso da colpite difusa ser por Trichomonas sp., é importante que o parceiro também seja tratado, mesmo que não tenha sintomas, já que esse parasita pode ser transmitido sexualmente. Saiba mais sobre o tratamento para colpite.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem