Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Colite Pseudomembranosa: sintomas e tratamento

A colite pseudomembranosa é uma inflamação do intestino que, geralmente, aparece em pessoas que estão fazendo tratamento com alguns tipos de antibiótico, como Amoxicilina ou Azitromicina, devido ao crescimento exagerado da bactéria Clostridium difficile na última porção do intestino, o cólon.

Normalmente, a colite pseudomembranosa é mais frequente em pacientes com sistema imune enfraquecido e, por isso, pode surgir em idosos, crianças, pacientes com doenças auto-imunes ou que estão em quimioterapia.

A colite pseudomembranosa tem cura, sendo que o tratamento, geralmente, é feito com a troca do antibiótico e ingestão de probióticos para equilibrar a flora intestinal.

Colite Pseudomembranosa: sintomas e tratamento

Como é feito o tratamento

O tratamento para a colite pseudomembranosa deve ser orientado por um gastroenterologista e, normalmente, é feito apenas com a suspensão da ingestão do antibiótico que causou o problema.

Porém, nos casos em que a colite não desaparece após terminar o antibiótico, o médico pode recomendar o uso de outro antibiótico, como Metronidazol ou Vancomicina, pois são específicos para eliminar a bactéria que está se desenvolvendo no intestino.

Nos casos mais graves, em que nenhum tratamento anterior ajuda a aliviar os sintomas da colite pseudomembranosa, o médico pode recomendar fazer o tratamento com cirurgia para remover uma pequena porção do intestino afetado ou experimentar um transplante de fezes para equilibrar a flora intestinal. Veja como é feito o transplante de fezes.

Quais os sintomas

Os principais sintomas da colite pseudomembranosa incluem:

  • Diarreia com consistência muito líquida;
  • Cólicas abdominais intensas;
  • Náuseas;
  • Febre acima de 38ºC;
  • Fezes com pus ou muco.

Estes sintomas surgem cerca de 1 a 2 dias após o início da ingestão do antibiótico, mas, em casos mais raros, também podem aparecer algumas semanas após o término do antibiótico.

Assim, caso o paciente apresente alguns destes sintomas após utilizar um antibiótico deve consultar um gastroenterologista ou ir ao pronto-socorro para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico da colite pseudomembranosa é feito por um gastroenterologista através da colonoscopia, exame de fezes ou da biópsia do material colhido da parede intestinal.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem