O cocô mole é uma alteração onde as fezes estão amolecidas ou pastosas, podendo ser causada pela ingestão elevada de certos alimentos, intolerâncias alimentares e estresse, por exemplo.
Conforme a causa do cocô mole, a pessoa também pode apresentar outros sintomas como barriga inchada, excesso de gases, dor de cabeça e fadiga.
Na presença de cocô mole por 3 dias ou mais, é aconselhado consultar o gastroenterologista ou clínico geral, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado, podendo incluir mudanças na alimentação e a inclusão ou ajustes no uso de suplementos e/ou remédios.
O que pode ser o cocô mole
O cocô mole pode indicar situações como:
1. Ingestão elevada de alguns alimentos
A ingestão elevada de alguns alimentos e bebidas, como açúcar, café e gordura, pode deixar o cocô mole e amarelado.
O açúcar estimula a liberação de água e eletrólitos no intestino, aumentando os movimentos intestinais. Enquanto a gordura em excesso pode não ser bem digerida, passando diretamente pelo intestino e deixando as fezes amolecidas.
Já o café aumenta a contração do estômago e intestino, estimulando a evacuação e causando as fezes moles.
O que fazer: normalmente não é necessário um tratamento, sendo recomendado apenas diminuir o consumo excessivo destes alimentos e bebidas.
Caso o cocô mole persista, mesmo após a redução do consumo destes alimentos e bebidas, é recomendado consultar o gastroenterologista, para que seja avaliada a causa da alteração nas fezes e indicado o tratamento.
2. Intolerâncias alimentares
O cocô mole é um dos possíveis sintomas de intolerâncias alimentares.
Isso porque nessas condições, o organismo tem dificuldade em digerir e absorver nutrientes como lactose, frutose ou glúten, por exemplo, causando também inchaço abdominal, excesso de gases, dor na barriga, fadiga, dor de cabeça e também diarreia.
O que fazer: é aconselhado consultar o gastroenterologista, para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento adequado.
Assim, o médico poderá recomendar diminuir ou excluir o consumo dos alimentos associados aos sintomas.
O uso de enzimas digestivas, como lactase, e o uso de suplementos probióticos, também podem ser recomendados pelo médico.
Leia também: Intolerância à lactose: o que é, sintomas, tipos e tratamento tuasaude.com/intolerancia-lactose3. Estresse
O estresse pode causar sintomas gastrointestinais, como cocô mole, que também pode estar amarelado, cólicas e barriga inchada. Conheça outros sintomas de estresse.
Isso acontece porque, durante o estresse, o sistema nervoso transmite sinais ao intestino, estimulando os músculos que atuam na digestão, que expulsam as fezes mais rapidamente.
O que fazer: em casos de suspeita de estresse. Deve-se consultar o psicólogo e/ou psiquiatra, para realizar o diagnóstico adequado e indicar o tratamento.
O tratamento poderá ser feito por meio de sessões de psicoterapia, mudanças no estilo de vida, uso de calmantes naturais e, em alguns casos, o médico poderá indicar alguns remédios, como sertralina, paroxetina e propranolol.
4. Bebidas alcoólicas
Por terem um efeito laxativo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e vinho, também pode deixar o cocô mole no dia seguinte.
O que fazer: é recomendado parar completamente de beber e verificar se as fezes voltam ao normal. Se sim, o consumo de bebidas alcoólicas pode ser retomado com mais moderação.
Se o cocô mole persistir, é recomendado consultar o gastroenterologia para que seja feita uma avaliação completa e descoberta a causa da alteração nas fezes.
5. Consumo de vegetais
O consumo elevado de vegetais, principalmente os folhosos, como espinafre, rúcula, acelga, agrião e alface, por exemplo, pode levar ao surgimento de cocô mole, por serem ricos em fibras.
Nestes casos, as fezes também podem estar verde-escuras ou verde-claras.
O que fazer: é recomendado diminuir o consumo desses alimentos pelo menos por um tempo. A coloração e consistência das fezes volta ao normal também assim que o organismo elimina esses alimentos, não sendo, por isso, preocupante.
6. Medicamentos
O uso de laxantes ou medicamentos fitoterápicos, como chá de sene, pode deixar o cocô mole ou causar diarreia.
Medicamentos, como misoprostol, antibióticos, antiácidos contendo hidróxido de magnésio, alguns medicamentos para tratar o câncer, anti-inflamatórios não-esteroides, anti-hipertensivos e antiarrítmicos, também podem deixar o cocô mole.
O que fazer: nestes casos, é recomendado consultar o médico que prescreveu o medicamento. Assim, o médico pode avaliar a possibilidade de ajuste na dosagem ou mudança do remédio.
Cocô mole e amarelo
O cocô mole e amarelo pode ser um sintoma provocado por condições como ingestão excessiva de gordura, estresse e uso de alguns medicamentos, por exemplo.
O tratamento do cocô amarelo deve ser indicado pelo médico e varia de acordo com a sua causa, podendo incluir mudança dos remédios usados, mudanças no estilo de vida, psicoterapia e ajustes na dieta.
Leia também: Diarreia amarela: 10 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/diarreia-amarelaCocô preto e mole
O cocô preto e mole pode ser causado pelo uso de suplementos, como ferro e carvão vegetal, ou medicamentos, como anti-inflamatórios e anticoagulantes.
Entretanto, o cocô preto e mole também pode indicar condições mais sérias, como úlceras gástricas, varizes no esôfago ou tumores.
Assim, na presença de fezes pretas e amolecidas, é aconselhado consultar o gastroenterologista ou clínico geral.
Leia também: Fezes escuras ou pretas: 10 causas (e o que fazer) tuasaude.com/fezes-escurasCocô mole e verde
O cocô mole e verde pode ser causado pelo aumento do consumo de vegetais verdes, uso de antibióticos ou suplementos de ferro.
Doenças intestinais, como a síndrome do intestino irritável e infecções, também podem causar fezes moles e esverdeadas.
Já nos bebês a presença de cocô mole verde-escuro geralmente é normal, pois corresponde ao mecônio, que são as primeiras fezes que são formadas no intestino do recém-nascido.
Leia também: Diarreia verde: 7 principais causas (e o que fazer) tuasaude.com/diarreia-verdeDiferença entre cocô mole e diarreia
A diarreia é uma alteração na frequência de evacuações e consistência das fezes, caracterizada por sintomas como fezes moles ou aquosas e 3 ou mais evacuações em um período de 24 horas.
A diarreia pode ser causada por condições como infecções virais, bacterianas ou parasitárias, intolerância ou alergia alimentar, uso de medicamentos ou doenças, como doenças inflamatórias intestinais e pancreatite, por exemplo.
Leia também: Diarreia: sintomas, causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/diarreiaJá o cocô mole é caracterizado por fezes amolecidas ou pastosas, onde a pessoa pode ir ao banheiro ocasionalmente e até 2 vezes por dia. Este tipo de cocô pode ser causado pela dieta, estresse e intolerâncias alimentares, por exemplo.