O que você precisa saber?

7 Causas de Fezes Amareladas

As fezes amareladas podem ser resultado de problemas como infecção intestinal, má digestão, doença celíaca ou devido a uma alimentação rica em gordura.

Observar a cor, o formato e cheiro das fezes é importante para identificar problemas de saúde, pois elas mudam de acordo com o funcionamento do intestino e de outros órgãos.

Veja a seguir as principais causas do aparecimento de fezes amareladas.

1. Alimentação rica em gordura

Comer gordura em excesso dificulta a digestão e acelera o trânsito intestinal, especialmente em pessoas que costumam fazer uma alimentação balanceada.

O que fazer: Reduzir a quantidade de gordura e alimentos processados da dieta irá ajudar a regular cor das fezes, que deve melhorar após 2 ou 3 dias. No entanto, se o problema persistir por mais tempo, deve-se investigar outras causas.

2. Infecção intestinal

Ter uma infecção intestinal causas sintomas como dor abdominal e diarreia, e é comum as fezes aparecerem amareladas porque o intestino não teve tempo de absorver a gordura da alimentação. A principal causa desse problema é a bactéria E. coli, por isso veja os seus sintomas aqui.

O que fazer: Beber bastante água e consumir alimentos de fácil digestão, como frutas cozidas ou assadas, arroz branco cozido, peixes e carnes brancas, evitando carnes vermelhas e alimentos processados.

7 Causas de Fezes Amareladas

3. Problemas no Fígado ou na Vesícula

Doenças como hepatite, cirrose ou pedra na vesícula fazem com que menos bile chegue ao intestino, que é a substância responsável por ajudar na digestão das gorduras. Além de alterar a cor das fezes, essas doenças também costumam causar sintomas de dor abdominal e pele e olhos amarelados.

O que fazer: Na presença destes sintomas, deve-se procurar o médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

4. Problemas no Pâncreas

As alterações no pâncreas causam má digestão, fazendo com que as fezes fiquem esbranquiçadas ou amareladas, além de fazer com que elas flutuem e tenham aspecto espumoso. Os principais problemas que afetam este órgão são pancreatite, câncer no pâncreas, fibrose cística ou obstrução do canal pancreático.

O que fazer: Na presença dessas alterações, principalmente se acompanhadas de dor abdominal, enjoos e falta de apatite, deve-se procurar o médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

5. Giardíase

A giardíase é uma doença intestinal causada pelo parasita giárdia e que provoca sintomas como diarreia com fezes amareladas, náuseas, dor de cabeça, febre baixa e perda de peso.

O que fazer: Na presença destes sintomas, deve-se procurar o médico e fazer exames de fezes para confirmar a presença do parasita no intestino e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com antibióticos.

6. Doença Celíaca

A doença Celíaca é uma intolerância severa ao glúten que causa irritação e má absorção intestinal quando o paciente consome alimentos com trigo, centeio ou cevada, o que leva ao aumento de gordura nas fezes.

O que fazer: É importante procurar o médico para confirmar o diagnóstico da doença e iniciar uma dieta sem glúten. Veja todos os sintomas desta doença aqui.

7. Uso de medicamentos

O uso de medicamentos para emagrecer que atuam diminuindo a absorção de gordura no intestino, como o Xenical e o Biofit, também causam mudança na cor das fezes e aumentam o trânsito intestinal.

O que fazer: Caso esses medicamentos não tenham sido recomendados pelo médico, deve-se parar o seu uso e agendar uma consulta médica para receber orientações sobre o uso correto da medicação.

De que são feitas as fezes?

A maior parte das fezes é formada por água, e em menores quantidades estão presentes bactérias da flora intestinal, líquidos que ajudam a digerir os alimentos, como a bile, e restos de alimentos que não foram digeridos ou absorvidos, como as fibras, grãos e sementes.

Assim, alterações na alimentação, o uso de medicamentos ou a presença de algum problema intestinal pode causar má digestão, fazendo com que a gordura da alimentação não seja absorvida, o que altera a cor das fezes para o amarelo.

Saiba quais as causas para cada alteração de cor das fezes.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...