Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser coceira no ouvido

A coceira no ouvido pode acontecer devido a várias causas que normalmente são fáceis de resolver, como secura do canal auditivo, produção insuficiente de cera ou uso de aparelhos auditivos. No entanto, em casos mais graves, a coceira pode ocorrer devido a psoríase ou infecção, podendo ser mais difíceis de tratar.

O tratamento depende da causa que está na origem da coceira e consiste em aplicar produtos que hidratem o local e acalmem a irritação, ou no caso de infecção pode ser necessário tomar um antibiótico.

O que pode ser coceira no ouvido

1. Pele seca

Quando o ouvido não produz cera suficiente, que tem propriedades lubrificantes, a pele do ouvido pode ficar seca e provocar coceira, podendo também ocorrer descamação.

2. Dermatite do canal auditivo

A dermatite é uma reação alérgica da pele que gera sintomas como vermelhidão, coceira e descamação, podendo ser causada pelo contacto com alguma substância ou objeto que cause alergia.

3. Otite externa

A otite externa é uma infecção de ouvido que pode causar dor, coceira, febre, vermelhidão, inchaço e secreções esbranquiçadas ou amareladas, e em casos mais graves pode levar à perfuração do tímpano. Veja como identificar a otite externa.

4. Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune de pele que não tem cura e causa sintomas como manchas vermelhas, escamas secas, pele ressecada e rachada e consequentemente coceira e dor.

5. Uso de aparelho auditivo

O uso de aparelho auditivo pode levar ao acúmulo de água que fica presa no ouvido, agredir ligeiramente a pele, causar pressão no canal auditivo ou mesmo provocar reações alérgicas.

6. Uso de objetos no canal auditivo

O uso de objetos que agridam o canal auditivo como cotonetes, grampos, entre outros, podem causar coceira e provocar danos graves no ouvido. Por isso, esses objetos devem ser evitados e substituídos por soluções adaptadas para o efeito.

Quando ir ao médico

Maior parte dos problemas que causam coceira no ouvido podem ser resolvidos sem tratamento específico, no entanto, se ocorrerem sintomas como sangramento, liberação de líquido, perda da audição ou da capacidade auditiva, deve-se ir ao médico de forma a perceber o que está na origem do problema.

O médico deve avaliar os sinais e os sintomas associados à coceira e examinar o ouvido de forma a perceber se há produção excessiva ou insuficiente de cera, eczema, psoríase ou alguma infecção.

Como é feito o tratamento

O tratamento depende do fator que provoca a coceira no ouvido, por isso, em casos em que a pele está seca ou em que a produção de cera é insuficiente, é recomendável o uso de soluções lubrificantes e deve-se evitar o uso de cotonetes ou objetos que danifiquem a pele.

Em casos de alergias, pode-se tomar anti-histamínicos como a ceterizina ou a loratadina, podendo também ser associada uma pomada com corticóide, como por exemplo a hidrocortisona, e na presença de infecções, pode ser necessário o uso de antibióticos em gotas ou pomada.

Além disso, devem-se tomar medidas preventivas como evitar o uso de cotonetes e grampos nos ouvidos, evitar usar jóias que não sejam hipoalergênicas, e em casos em que se frequentem piscinas com frequência, deve-se proteger o ouvido com tampões próprios ou usar soluções que ajudem a secar o excesso de água do canal auditivo. Saiba outras formas de retirar a água do ouvido.

O que pode ser coceira no ouvido

Remédio caseiro com azeite e alho

Usar azeite no ouvido ajuda a acalmar a coceira e a irritação e a remover o excesso de cera e o alho tem propriedades antissépticas, sendo por isso uma ótima opção na presença de infecções.

Ingredientes

  • 1 cabeça de alho;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Modo de preparo

Esmagar a cabeça de alho e colocar numa colher juntamente com o azeite. De seguida, aquecer a colher no fogão, e colocar algumas gotas em um pedacinho de algodão e espremer bem para retirar o excesso. Por fim, colocar o pedaço de algodão ainda morno dentro do ouvido, de forma a que fique tapado, mas sem pressionar em excesso.

O que pode ser coceira no ouvido e na garganta

Se a coceira acontecer no ouvido e na garganta ao mesmo tempo, isso pode ser sinal de alguma alergia, como rinite alérgica, alergia a algum medicamento ou produto, ou mesmo alergia alimentar. Saiba como identificar uma alergia alimentar e o que fazer.

Além disso, a coceira também pode ser provocada por um resfriado, podendo ser acompanhada por corrimento nasal, tosse e dor de cabeça.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar