A coceira na pele ocorre devido a algum tipo de reação inflamatória, seja por causa de produtos cosméticos, como maquiagem, ou pela ingestão de algum tipo de alimento, como pimenta, por exemplo. A pele ressecada também é uma das razões que leva uma pessoa a sentir coceira na pele, além de ser possível identificar áreas de descamação, sendo necessário passar creme hidratante após o banho para melhorar.
Quando a coceira dura mais de 1 mês e não melhora com nenhuma medida caseira, é necessário consultar um dermatologista, pois pode ser sinal de alguma doença, como é dermatites, infecções e problemas no fígado ou vesícula biliar e o tratamento depende da confirmação do diagnóstico feito pelo médico.

Desta forma, as principais causas de coceira na pele são:
1. Alergias
Algumas alergias podem levar ao aparecimento de coceira na pele e, geralmente, são provocadas por substâncias irritantes, que podem ser roupas de materiais sintéticos e produtos cosméticos, como maquiagem, cremes e sabonetes.
Além da coceira na pele, as alergias causadas por esses produtos também podem levar a vermelhidão, inchaço e descamação na pele e caso a pessoa não saiba exatamente o que está levando aos sintomas de alergia é importante consultar um dermatologista para fazer um teste alérgico, como prick test que é feito através da colocação de amostras de determinadas substâncias na pele para ver como reagem no corpo. Entenda o que é o prick test e como é feito.
O que fazer: para aliviar a coceira na pele provocada por alergias é importante evitar entrar em contato com o produto que causa a reação na pele, assim como evitar comer alimentos picantes, pois também pode aumentar a coceira na pele. Algumas medidas também podem ajudar a reduzir este sintoma, como tomar anti-alérgicos, usar sabonete hipoalergênico, com pH baixo, tomar banho de água morna e dar preferência para roupas de algodão.
2. Dermatites
A coceira na pele pode indicar algum tipo de dermatite, como a dermatite atópica, que é uma doença inflamatória na pele que leva ao surgimento de eczema, que se caracteriza por placas vermelhas que descamam, e em alguns casos pode aparecer em forma de vesículas.
A dermatite de contato é outro tipo de inflamação na pele que causa coceira e vermelhidão na pele, podendo ser causada por reações exageradas das células de defesa quando entram em contato com determinadas substâncias, como bijuterias, plantas, corantes de alimentos e produtos de beleza ou de limpeza.
O que fazer: para confirmar o diagnóstico de dermatite e diferenciar qual tipo a pessoa tem é necessário consultar um dermatologista para avaliar os sintomas e indicar o tratamento mais adequado, que pode ser feito com antialérgicos, pomadas de corticoides, como a hidrocortisona a 1%, ou com corticoides para tomar.
Além disso, aplicar compressa gelada de camomila é uma opção caseira que pode ser usada para aliviar a coceira provocada por dermatites. Veja outras opções de remédios caseiros para dermatite.
3. Pele ressecada
A pele ressecada, cientificamente conhecida como xerodermia, é mais comum em pessoas idosas, porém pode surgir em qualquer pessoa, principalmente, em períodos de clima seco e frio e como consequência do uso de produtos cosméticos à base de água e produtos químicos muito fortes. Quando a pele está ressecada pode ocasionar em coceira intensa na pele, além de levar a descamação, fissuras e vermelhidão.
O que fazer: para aliviar a coceira da pele ressecada é necessário aplicar hidratantes após o banho, pois nesta situação a absorção do produto é maior e também é importante que a pessoa aumente a ingestão de água e em dias muito secos utilize umidificador no ambiente.
4. Estresse e ansiedade
O estresse e a ansiedade em excesso faz com que sejam liberadas substâncias conhecidas como citocinas, responsáveis pela resposta inflamatória do corpo e por isso podem provocar reações na pele, levando ao surgimento de coceira e vermelhidão na pele.
Além disso, esses sentimentos fazem com que pessoas que já tem doenças de pele, como dermatites, tenham os sintomas piorados, porque provoca a ativação de células do sistema imune de forma exagerada, levando ao aumento da coceira na pele, por exemplo.
O que fazer: para atenuar a coceira na pele que acontece por causa do estresse e ansiedade, o ideal é adotar medidas para reduzir estes sintomas, que pode ser através de atividades físicas, meditação, psicoterapia e se isso mesmo assim os sintomas continuarem é necessário consultar um psiquiatra, que poderá recomendar o uso de antidepressivos.
Veja um vídeo com outras dicas de como controlar a ansiedade e o estresse:
5. Problemas no fígado e na vesícula
Alguns problemas no fígado e na vesícula biliar provocam a redução na produção e no fluxo da bile, que é um líquido produzido nestes órgãos responsável pela absorção de gorduras, e isto pode acontecer por obstrução nas vias biliares e nos canais do fígado.
Desta forma, com o acúmulo de bile no corpo os níveis de bilirrubina, que é um componente da bile, ficam muito aumentados provocando sintomas como pele e olhos amarelados e coceira na pele, que é mais intensa durante a noite e pode ser mais localizada nas solas dos pés e na palma da mão.
A colestase gravídica é uma doença hepática que pode surgir durante a gravidez, que tem essas características, podendo ser necessária a realização de ressonância magnética ou ultrassonografia para confirmar o diagnóstico.
O que fazer: depois de confirmado o diagnóstico da doença que causa o problema no fígado ou vesícula, o médico poderá receitar medicamentos para estimular a produção de ácidos biliares que ajudam a equilibrar os níveis de gordura na bile. Nestes casos, também é importante evitar o consumo de álcool e bebidas com cafeína, assim como deve-se ser feita uma dieta balanceada, pobre em gorduras.
6. Doenças autoimunes
O lúpus é um tipo de doença autoimune que se caracteriza pela produção de anti-corpos em excesso, podendo causar sintomas como irritação, vermelhidão e coceira na pele e nos casos mais graves, pode atingir outros órgãos como o pulmão e provocar dor no peito e falta de ar.
Assim como o lúpus, a psoríase é uma doença causada pela ação das células contra o próprio organismo, pois entendem o corpo como agente invasor. Dessa forma, passam a atacar determinados órgãos, incluindo a pele, levando à descamação, aparecimento de manchas vermelhas e coceira na pele. Conheça os tipos de psoríase e os principais sintomas de cada um.
O que fazer: tanto o lúpus quanto a psoríase são doenças que não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados através de pomadas e medicamentos com corticoides ou imunossupressores indicados pelo médico reumatologista.
7. Infecções
A coceira na pele pode ser resultado de infecções provocadas principalmente por bactérias do tipo Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes e Candida albicans. A foliculite é um tipo de infecção na pele que causa o aparecimento de bolinhas vermelhas, com pus que coçam e ocorrem pela inflamação e presença de bactérias na raiz do pelo.
A herpes também é um tipo de infecção, porém é causada por vírus, e pode gerar sintomas como coceira na pele, vermelhidão e presença de bolhas. Além disso, a infecção na pele também pode ser causada por fungos, como as micoses que surgem principalmente nas regiões de dobras, como embaixo do braço e entre os dedos do pé, causando intensa coceira na pele. Saiba mais o que é a micose no pé e como tratar.
O que fazer: se a coceira na pele durante mais de um mês é necessário consultar um dermatologista para examinar a pele e verificar se existem infecções, pois se tiver poderá ser recomendado o uso de antibióticos para infecções bacterianas e anti-fúngicos, para eliminar os fungos. A herpes não tem cura, mas nem sempre a pessoa apresenta as lesões na pele, surgimento normalmente quando a imunidade está baixa, podendo ser indicada pomada de aciclovir por um médico.