Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Clotrimazol (Canesten)

O Clotrimazol, conhecido comercialmente como Canesten, é um remédio utilizado para tratar candidíase e micose da pele, do pé ou da unha, pois penetra nas camadas afetadas, morrendo ou inibindo o crescimento de fungos.

O Clotrimazol pode ser comprido em farmácias sob a forma de creme dermatológico ou spray, podendo ser usado por adultos e crianças, e em creme vaginal ou comprimido vaginal, podendo ser usado por adultos.

Preço do Clotrimazol

O preço do Clotrimazol varia entre 3 e 26 reais.

Indicações do Clotrimazol

O Clotrimazol é indicado no tratamento de micoses da pele, pé-de-atleta, micose entre os dedos das mãos ou dos pés, no sulco da base da unha, micose das unhas, candidíase superficial, pitiríase versicolor, eritrasma, dermatite seborreica, infecções dos órgãos genitais externos da mulher e áreas próximas causadas por leveduras como Candida e inflamações da glande e prepúcio do pênis causadas por leveduras como Candida.

Modo de uso do Clotrimazol

O modo de uso do Clotrimazol consiste em:

  • Creme dermatológico: Aplicar uma camada fina do creme na área afetada da pele 2 a 3 vezes por dia. Para infecções por Candida, aplicar o creme na área afetada 2 a 3 vezes por dia;
  • Spray: Aplicar uma camada fina do spray na área afetada da pele 2 a 3 vezes por dia;
  • Creme vaginal: Introduzir o aplicador cheio de creme vaginal o mais profundamente possível na vagina, 1 vez por dia, à noite, ao deitar, durante 3 dias seguidos. Recomenda-se a aplicação com a paciente deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas. Veja a bula completa de Gino-Canesten em Gino-Canesten para o Tratamento da Candidíase Vaginal
  • Comprimido vaginal: Introduzir o comprimido vaginal o mais profundamente possível na vagina, ao deitar. Recomenda-se a aplicação com a paciente deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas.

Antes de aplicar o Clotrimazol, deve-se sempre lavar e secar bem a área afetada da pele e as toalhas, roupas íntimas e meias que ficam em contato com as áreas afetadas da pele devem ser trocadas diariamente.

Efeitos colaterais do Clotrimazol

Os efeitos colaterais do Clotrimazol incluem dermatite de contato, desmaio, diminuição da pressão arterial, falta de ar, urticári, bolhas, desconforto, dor, inchaço e irritação do local, descamação da pele, coceira, ardor ou queimação e dor abdominal.

Contraindicações do Clotrimazol

O Clotrimazol é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

O Canesten, quando aplicado na área genital, pode reduzir a eficácia e a segurança de produtos à base de látex, tais como preservativos, diafragmas ou espermicidas vaginais. Além disso, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou na lactação sem orientação médica.

Veja também:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...