Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o climatério e porque não é o mesmo que menopausa

O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, sendo marcada por uma diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzidos, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como ondas de calor, alteração do desejo sexual, cansaço e alteração do ciclo menstrual.

O climatério normalmente tem início entre os 40 e 45 anos e dura até à última menstruação, que corresponde ao início da menopausa, em que a mulher atinge a fase não-reprodutiva.

O que é o climatério e porque não é o mesmo que menopausa

Quais os sintomas

Os sinais e sintomas do climatério normalmente surgem entre os 40 e 45 anos, sendo os principais:

  • Ondas de calor repentinas;
  • Diminuição do desejo sexual e dor durante as relações sexuais;
  • Menstruação irregular;
  • Alterações frequentes de humor;
  • Insônia;
  • Aumento da proução de suor;
  • Irritabilidade;
  • Cansaço;
  • Ansiedade;
  • Dor muscular e nas articulações.

Esses sintomas costumam aparecer até 3 anos antes da última menstruação, podendo ser interpretado como um sinal do organismo de que a menopausa está próxima. Conheça outros sintomas característicos do climatério.

Em que consiste o dianóstico

Para confirmar que a mulher se encontra no climatério, o ginecologista pode indicar a realização da dosagem dos hormônios de forma periódica, de forma a analisar a taxa de produção desses hormônios, além de avaliar a regularidade do fluxo menstrual, sendo possível dessa forma determinar o melhor tratamento.

Qual a diferença entre Climatério e Menopausa?

Apesar de muitas vezes serem usados como sinônimos, climatério e menopausa são situações distintas. O climatério corresponde ao período de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva da mulher, em que a mulher ainda tem menstruação, enquanto que a menopausa é caracterizada pela sua ausência, começando a partir do momento em que se dá a última menstruação, o que indica que a produção hormonal da mulher é insuficiente para manter a função reprodutiva.

Como no período final do climatério é normal que a mulher permaneça um período sem menstruar, a menopausa só é considerada quando a menstruação está ausente por, pelo menos, 12 meses. Saiba tudo sobre a menopausa.

Como é feito o tratamento

Os sintomas do climatério podem ser bastante desconfortáveis e interferir diretamente na qualidade de vida da mulher. Por isso, o ginecologista pode recomendar a terapia de reposição hormonal, com o objetivo de regular os níveis de hormônios e, assim, aliviar os sintomas do climatério. Este tipo de tratamento consiste na administração de apenas estrogênios ou da combinação de estrogênio e progesterona, e não deve ser prolongado por mais de 5 anos, já que aumenta o risco de desenvolver câncer.

Além disso, é importante que a mulher adote bons hábitos, como por exemplo uma alimentação saudável e equilibrada, pobre em doces e gorduras, e a prática de atividades físicas, pois além de aliviar os sintomas desse período, promovem o bem-estar e diminuem o risco da ocorrência de algumas doenças, principalmente câncer de mama e doenças cardíacas e ósseas, que são mais comuns em mulheres na pós-menopausa.

Assista ainda o vídeo seguinte e saiba quais os alimentos que contribuem para aliviar os sintomas do climatério e da menopausa:

Bibliografia >

  • ASSOCIAÇÃO DE OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Climatério ou Menopausa. Disponível em: <https://www.sogesp.com.br/canal-saude-mulher/blog-da-mulher/climaterio-ou-menopausa/>. Acesso em 07 Nov 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Climatério. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/1090-climaterio>. Acesso em 07 Nov 2019
  • BARRA, Alexandre de A. et al. Terapias alternativas no climatério. Revista FEMINA. Vol 42. 1 ed; 27-31, 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem